Fotos em preto e branco valem a pena; descubra o porquê
Foto: Pexels

Fotos em Preto e Branco valem a pena; descubra o porquê

Fotos em preto em branco, hoje em dia, têm um novo significado em relação ao início da prática da fotografia. Se antes só existia essa forma de registro, hoje, com a fotografia em cores, o preto e branco dá outro valor às imagens.

Diferentemente das fotos em cores, a fotografia em preto e branco ajuda o nosso cérebro a focar no contexto da imagem. Sendo assim, é mais simples de focar apenas em detalhes como composição, formas e sombras.

Por isso, separamos algumas dicas importantes para você capturar imagens em preto e branco, muito solicitadas em alguns tipos de fotografias, como casamentos.

Menos é mais

Os olhos humanos adoram imagens simples. As fotos em preto e branco, também. Quanto mais limpa a imagem em P&B, melhor. Por isso, escolha um elemento específico para fazer a sua imagem. Remova os elementos que não serão necessários para contar a história da sua fotografia. Lembre-se: a remoção de partes da foto é tão importante quanto o que nós incluímos na captura.

Abrace o abstrato

Fotos abstratas combinam – e muito – com preto e branco. Então, preste atenção às formas, para além do objeto em si, que são formadas por sombras e pela luz projetada. Portanto, chegue mais perto com a sua câmera e mostre o mundo de possibilidades que normalmente não são retratadas. Praticar fotografia abstrata em P&B pode te ajudar a ajustar seu estilo a outras formas de fotografar.

Composição

Regras de composição são essenciais em qualquer tipo de fotografia, mas nas imagens em preto e branco, elas importam ainda mais.

É fundamental que você guie o olhar do espectador. Para isso, deve prestar atenção nas linhas horizontais ou paralelas para compor a sua imagem. Além disso, não esqueça de observar a iluminação presente no momento da sua fotografia. Com luz natural, tente perceber se existem luzes fortes e sombras bem formadas.

Iluminação é importante nas suas Fotos em Preto e Branco

Para as fotos em preto e branco, a iluminação também é muito importante. Mas, a forma como a luz natural interage com as imagens é diferente da que implica nas fotos em cores.

A luz natural forte, por exemplo, é muito boa para as fotos em P&B. Elas criam sombras fortes e realces marcantes para a sua captura. A contraluz pode ser sua aliada nesse momento.

Outra forma de usar a luz natural, dessa vez de uma forma mais amena, é fotografar em dias nublados. As fotografias feitas nesse clima promovem mais intensidade às cenas e tornam suas capturas mais realistas.

Aposte no Modo Monocromático

Você pode fazer suas fotos em preto e branco sem edições já que, normalmente, as próprias câmeras disponibilizam o modo monocromático.

Coloque no modo manual e, se possível, escolha o formato RAW para fazer a sua captura. Além disso, você deve fazer uma personalização de outras configurações, como aumentar o contraste e regular a exposição.

Fotografar em RAW também é importante para que você tenha a versão original da imagem. Isso vai te ajudar a trabalhar suas habilidades de edição, já que o formato literalmente “cru” necessita de ajustes.

Edite suas Fotos em Preto e Branco

Fazer as fotos no modo monocromático é interessante, mas a edição pode te ajudar a alcançar um resultado melhor nas suas imagens.

Existem vários softwares de edição que podem te auxiliar nesse processo, como Lightroom e Photoshop, da Adobe. Você pode fotografar em JPEG e editar sua foto, mas o formato RAW fará com que você perca bem menos detalhes.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]