FujiFilm X-Pro3: Design Retro e Especificações de Ponta.

FujiFilm X-Pro3: Design Retro e Especificações de Ponta.

A FujiFilm anunciou recentemente a X-Pro3 – uma câmera mirrorless de montagem X que se parece com uma câmera rangefinder clássica, mas é construída em torno de um moderno sensor APS-C de 26MP. Do ponto de vista puramente baseado em especificações, não há muito o que separar a X-Pro3 da outra câmera APS-C de ponta da Fujifilm, a Mirrorless X-T3, de modo que a empresa dobrou a filosofia de design e a ergonomia como principal diferenciadores entre os dois.

Certamente ficamos curiosos não apenas sobre como a câmera lidaria, mas como alguns de seus recursos fora do comum afetariam a forma como a usamos. Continue lendo para descobrir todos os detalhes da nova Fuji X-Pro 3.

Telas Traseiras

FujiFilm X-Pro3: Design Retro e Especificações de Ponta.
Visor inspirado nos antigos filmes das câmeras analógicas

A nova Câmera Mirrorless X-Pro3 da FujiFilm possui um sistema exclusivo de tela dupla, que visa incentivar o uso do visor óptico/eletrônico híbrido e inspirar um pouco de nostalgia.

O painel de status traseiro demonstrado pela imagem acima, mostra como você escolheu a simulação de imagem, além do balanço de branco e da configuração ISO. A nostalgia surge quando você percebe que a exibição na tela muda dependendo de qual simulação de imagem você usa, com looks inspirados na embalagem dos estoques clássicos de filmes da FujiFilm. É o equivalente digital de rasgar uma parte da embalagem do filme da caixa e dobrá-la em um slot na parte traseira da câmera – ah, os bons e velhos tempos.

Embora a legibilidade da tela seja razoavelmente boa (apesar da resolução bastante baixa), ela não possui luz de fundo; portanto, você precisará contar com a iluminação ambiente para poder entender o que está sendo exibido. Além disso, se você programou algum botão personalizado para alterar qualquer uma das opções mostradas, saiba que a opção que você está alterando não fica realçada. Portanto, se você ainda estiver aprendendo com a câmera, poderá pressionar um botão personalizado com a intenção de alterar o valor ISO, mas acabará alterando o balanço de brancos.

FujiFilm X-Pro3: Design Retro e Especificações de Ponta.

Quando a câmera é desligada, esta é a visão que você terá – ela mostra o número restante de fotos no cartão de memória, sua configuração de compensação de exposição (embora, se você mover o botão de compensação de exposição quando a câmera estiver desligada, a tela não será atualizado até você ligá-lo novamente), bem como a vida útil restante da bateria.

Ah, e se a nostalgia da caixa de filme não é sua opção, você pode configurar o painel para exibir uma tela semelhante a esta quando a câmera estiver ligada e em uso, e você pode personalizar as opções que deseja exibir. A esse respeito, o monitor é semelhante a uma versão montada na parte traseira do visor da placa superior da Câmera Fujifilm X-H1.

FujiFilm X-Pro3: Gravação de Vídeo UHD e DCI 4K

Mais do que uma câmera fotográfica, a câmera X-Pro3 da Fuji oferece uma atraente variedade de recursos de vídeo, incluindo gravação interna DCI/UHD 4K a até 30qps. Beneficiando bastante o desempenho geral do vídeo, a velocidade do X-Processor 4 permite velocidades rápidas de leitura ao gravar vídeo em 4K e ajuda a reduzir a distorção do obturador ao gravar objetos em movimento.

Tela Flip

FujiFilm X-Pro3: Design Retro e Especificações de Ponta.
Visor LCD touchcreen de 3″ Polegadas

Agora vem o design com dobradiças inferiores, que é onde tivemos um pouco de controvérsia. É uma tela touchcreen, para que você possa colocar o ponto de foco automático desejado tocando em qualquer lugar, ela é muito nítida com uma resolução de 1,62 milhão de pontos. Mas a dobradiça inferior torna um pouco inconveniente e difícil de usar para uso geral. A FujiFilm realmente quer que você use o visor.

Em nosso tempo com a câmera, o design da tela realmente nos encorajou a confiar no visor mais do que o normal, enquanto ainda nos permitia tirar fotos no nível do solo sem colocar de barriga para baixo. Mas é claro que alguns fotógrafos simplesmente não conseguirão aceitar essa opção de design, e isso é bom – na própria linha de produtos da FujiFilm, sempre há a tela mais convencional da Fuji X-T3, se você precisar.

FujiFilm X-Pro3: Design Retro e Especificações de Ponta.
Visor LCD touchcreen de 3″ Polegadas

ViewFinder Híbrido

O visor híbrido sempre foi um grande elemento que diferencia a série X-Pro e, com a nova Mirrorless X-Pro3, a FujiFilm o redesenhou completamente. Vamos começar com o visor no modo óptico.

FujiFilm X-Pro3: Design Retro e Especificações de Ponta.
ViewFinder Ótico

As óticas no localizador são uma implementação reversa com uma sobreposição eletrônica, mas a fórmula ótica é nova e oferece ampliação de 0,52x. Infelizmente, foi a opção de alterar a ampliação se você quiser usar mais lentes intercambiáveis. Basicamente, fotografar com algo acima de 75mm será difícil, pois a área real da imagem corresponde a uma porção muito pequena do quadro do visor. Mas para as Lentes Prime 23mm, 35mm e 50mm f/2 da Fujifilm, é um bom ajuste (a lente prime f/2.8 de 16mm captura uma área mais ampla do que o visor óptico pode mostrar).

Por fim, você também deve ter em mente o efeito de deslocamento ao usar o visor óptico, principalmente ao mudar de assuntos próximos para assuntos distantes e vice-versa – isso ocorre porque você está tendo uma visão diferente da que o sensor está obtendo através da lente. Infelizmente, a FujiFilm tirou a capacidade de ver onde seu ponto de foco apareceria no infinito, bem como onde ele apareceria na distância mínima de foco; mostra apenas a distância atual do foco e o mínimo. Isso pode dificultar a estimativa do enquadramento com alterações nas distâncias do assunto.

Uma alavanca na frente da câmera permite alternar do visor óptico para um visor totalmente eletrônico, semelhante ao que você veria em outras câmeras mirrorless. Ele oferece ótima qualidade, com resolução de 3,69M de pontos em um painel OLED de 0,5 polegadas. Com uma lente equivalente a 50mm, você obtém uma ampliação de 0,66x.

Mas se você não tiver certeza se deseja escolher EVF ou OVF, a FujiFilm vai um passo além ao permitir que você use os dois, de certa forma. A alavanca do visor também permite ativar uma guia de exibição pop-up no canto, mostrando uma visualização digital ao vivo da parte do seu quadro diretamente sob a sua área de foco. É uma maneira prática de verificar seu foco crítico sem perder o imediatismo que o localizador óptico fornece.

Controles do Painel Traseiro

FujiFilm X-Pro3: Design Retro e Especificações de Ponta.
Fuji Mirrorles X-Pro3 4k

O painel traseiro da nova Fuji Mirrorles X-Pro3 4k sofreu algumas mudanças; o comando com quatro sentidos se foi e o botão ‘View Mode‘ do seu antecessor também se foi. O joystick AF de 8 direções funciona bem para navegar pelos menus e esse disco de controle traseiro pode ser empurrado para dentro e ser rolado.

Normalmente para a FujiFilm, a Câmera Digital X-Pro 3 também possui muitas opções de personalização. Você pode ajustar a funcionalidade do botão AE-L/AF-L, a ação de clique do seletor traseiro e personalizar o botão em branco acima do botão Q. O botão Q dá acesso a um menu Q, que pode ser personalizado com 4, 8, 12 ou 16 configurações mais usadas.

Controles Superiores

FujiFilm X-Pro3: Design Retro e Especificações de Ponta.
Discos dedicados para modos e ISO

Os controles da placa superior da nova mirrorless X-Pro3 serão familiares para os usuários da FujiFilm, com um disco de compensação de exposição dedicado e uma velocidade do obturador de dupla função e um disco ISO (você levanta esse disco para alterar o valor ISO). Há um botão de função personalizado próximo ao obturador e ao botão liga/desliga.

Corpo e Construção

FujiFilm X-Pro3: Design Retro e Especificações de Ponta.
Fuji X Pro3 Preta

Enquanto a estrutura do corpo da câmera é feita de magnésio, também é importante ressaltar que as placas superior e inferior da Fuji X Pro3 Mirrorless agora são feitas de titânio. Este é o modelo Preto básico, mas você encontrará também as versões ‘Dura Black‘ e ‘Dura Silver‘.

FujiFilm X-Pro3: Design Retro e Especificações de Ponta.
Fuji X Pro3 (Dura Black)
FujiFilm X-Pro3: Design Retro e Especificações de Ponta.
Fuji X Pro3 (Dura Silver)

O revestimento especial Duratect foi aplicado à câmera para protegê-la contra arranhões, mantendo a textura exclusiva da caixa de titanium. Isso significa que sua câmera nunca perderá sua aparência e prestígio. A cor DURA Black é uma combinação da textura nua de titanium juntamente com um acabamento escuro que cria uma aparência única com uma aura imponente. Isso confere à câmera uma elegância nunca antes vista. A DURA Silver mantém a cor natural do titanium, mostrando o belo contraste de realces e sombras em harmonia com o design sofisticado da câmera. A aplicação do Duratect™ preserva o acabamento para sempre. DURATECT é uma marca comercial ou marca registrada da Citizen Watch Co. Ltd.

FujiFilm X-Pro3: Design Retro e Especificações de Ponta.
Revestimento resistente a intempéries.

Também foi adicionado a nova FujiFilm X-Pro3, resistência a intempéries. Os fotógrafos de rua preferem levar a câmera suspensa pela alça em vez de colocá-la em uma bolsa, para garantir que estejam prontos para capturar aqueles momentos fugazes que nunca mais existirão. O que eles precisam é de uma câmera compacta, leve e confiável, permitindo que eles se concentrem na captura do mundo ao seu redor.

Sensor Atualizado e Controles Frontais

FujiFilm X-Pro3: Design Retro e Especificações de Ponta.
Sensor APS-C X-Trans 26MP

Aqui você pode ver o novo sensor APS-C X-Trans de 26MP que vimos pela primeira vez na Mirrorless X-T3 da FujiFilm. Dadas lentes equivalentes, este sensor deve oferecer qualidade de imagem idêntica e desempenho de foco automático (pelo menos ao usar a tela ou o visor eletrônico) como a Fuji X-T3 oferece – e ficamos bastante impressionados com o que a câmera X-T3 Mirrorless é capaz.

Você também pode ver claramente a alavanca EVF/OVF aqui no canto superior direito da montagem da lente, e este é um botão personalizável. Há também um botão de controle frontal personalizável e o botão de foco manual contínuo no canto inferior direito.

Slots de cartão

FujiFilm X-Pro3: Design Retro e Especificações de Ponta.
A Câmera FujiFilm X-Pro 3 possui 2 slots para cartão de memória.

A nova Câmera 4k Mirrorles X-Pro 3 da Fuji vem com dois slots para cartões, o que é um toque agradável. Pode-se argumentar, é claro, que, para o modo como esta câmera deve ser usada, é improvável que esse seja um recurso inovador para potenciais compradores. Mas, novamente, considerando os preços premium, ainda estamos felizes em vê-los. Eles podem ser configurados para que os arquivos Raw e JPEG sejam divididos entre eles, para que os arquivos estáticos e de filme sejam divididos entre eles e também para que um seja um backup redundante do outro.

Bateria

FujiFilm X-Pro3: Design Retro e Especificações de Ponta.
Bateria NP-W126S com capacidade de até 400 imagens por carga

Não é surpresa que a Câmera FujiFilm X-Pro 3 Mirrorless use a mesma bateria NP-W126S que está presente entre a atual linha de sensores mirroless APS-C da Fujifilm. A câmera possui classificação CIPA de 440 fotos por carga, se você usar o visor óptico, e 370 imagens, se usar o EVF – números não surpreendentes, mas certamente não ruins. De acordo com a nossa experiência, é provável que uma avaliação de cerca de 400 fotos por carga dure um dia de fotos pesadas ou vários dias de uso mais leve. E, é claro, você pode carregar a bateria da câmera por USB-C, o que nos leva a…

Portas

FujiFilm X-Pro3: Design Retro e Especificações de Ponta.
Conectividade: USB Tipo C (USB 3.0), Sub-Mini de 2,5 mm

A Fuji Mirrorless X Pro3 possui uma porta USB tipo C e uma tomada remota/microfone de 2,5mm. Como mencionado, a porta USB suporta o carregamento da bateria na câmera, embora com o adaptador adequado, ela pode ser usada como porta de fone de ouvido para monitorar o áudio durante a gravação de vídeo. E não que pensemos que esta é realmente uma câmera para filmadores de vídeo, mas a qualidade e o recurso que ela define são honestamente impressionantes.

Fujifilm X-Pro 3: Veredito

FujiFilm X-Pro3: Design Retro e Especificações de Ponta.
FujiFilm X-Pro3 Mirrorless

Não há dúvida de que a Fuji X-Pro 3 Mirrorless 4k é uma câmera incrivelmente bonita. É ótima na mão e os controles são excelentes e altamente personalizáveis. Com as lentes certas, é uma câmera divertida para transportar e fotografar. Mas o mecanismo de tela e o visor óptico, com as limitações que ambos criam, deixaram ela um pouco limitada. Mas esse é o ponto – se você quer algo que tenha mais destaque e personalidade, adquira a nova FujiFilm X-Pro 3. Você quer uma câmera mais popular? A Fuji X-T3 pode ser uma opção melhor.

Confira esta apresentação da Câmera FujiFilm X-Pro 3 Mirrorless 4k

Veja todos os detalhes sobre a nova Fuji X-Pro3 clicando no botão abaixo.

Estamos curiosos – deixe-nos saber o que você pensa. Você se sentiu atraído pela nova Fuji X-Pro 3? Ou você ainda prefere a X-T3 da FujiFilm? Nos informe nos comentários abaixo.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]