Fujifilm X-E4

Nova FujiFilm X-E4, Lançamento, Especificações e Recursos

A nova FujiFilm X-E4 chegou oficialmente para se tornar a menor e mais leve Câmera Mirrorless da empresa com um visor embutido. Mas também traz algumas mudanças interessantes da Fuji X-E3, o que a transformam em uma máquina ligeiramente diferente.

Nova FujiFilm X-E4, Lançamento, Especificações e Recursos
FujiFilm X-E4 nas cores Preta e Prata
  • Sensor APS-C de 26 MP com filtro de cor X-Trans
  • Tela de 3,0 ” sensível ao toque com inclinação com 1,62 milhões de pontos (pode inclinar até 180 graus)
  • Visor eletrônico de 2,36 M pontos, ampliação de 0,62x
  • DCI 4K/30p, 4:2:0, gravação de vídeo interna de 8 bits (4: 2: 2 10 bits pela saída HDMI)
  • Vídeo Full HD de até 240p, para câmera lenta 10x
  • Disparo burst de 8 fps com obturador mecânico (20 fps com eletrônico)
  • CIPA avaliado para 380 fotos por carga (Bateria NP-W126S)
  • 121mm x 73mm x 33mm
  • 364g

Se você não está familiarizado com a Série X, esta é a gama de Câmeras Mirrorless estilo retrô da FujiFilm que são voltadas para fotógrafos amadores e profissionais. Todas as câmeras da Série X combinam grandes sensores APS-C com corpos menores que seus rivais full-frame – e a Fujifilm X-E4 de gradação média é a câmera mais portátil da linha com um EVF embutido (visor eletrônico).

Visor Eletrônico e display

Mas nem todas as mudanças da FujiFilm X-E3, que chegou em 2017, necessariamente cairão bem com os fãs atuais da Série X. A Fuji X-E4 tem o mais recente sensor X-Trans CMOS 4 da FujiFilm e o X-Processor 4, dando-lhe o mesmo motor fotográfico de modelos top de linha como a FujiFilm X-T4 Mirrorless, mas seu estilo é mais básico e minimalista que a X-E3.

Então essas mudanças farão da FujiFilm X-E4 Mirrorless a câmera certa para você, ou é mais viável buscar pela Sony a6600 ou FujiFilm X-T30? Continue lendo para ter as respostas.

Direto ao ponto

  • Câmera Mirrorless compacta e retrô com um grande sensor
  • Você pode comprá-lo a partir do segundo semestre de 2021
  • Ainda sem previsão de preços para o Brasil, os valores no exterior começam em $850 / £799 / AU$1.399

Fujifilm X-E4: Disponibilidade

A Câmera FujiFilm Mirrorless X-E4 estará disponível para compra no Brasil a partir do meio deste ano nas cores Preta ou Prata. Ambas as versões chegam como apenas corpo, mas também estarão disponíveis com lente.

Se você está procurando comprar a X-E4 da Fuji com a nova Lente XF27mm f/2.8 WR da fabricante, esse pacote custará um pouco mais que a versão só corpo. Considerando que a lente sozinha possui um custo razoável e agora é resistente ao clima, isso é um bom negócio para quem ainda não possui uma lente XF Prime.

Especificações da FujiFilm X-E4

  • Novo sensor X-Trans APS-C de 26,1MP e processador X 4
  • Mesmo desempenho de foco automático da FujiFilm X-S10
  • Grava vídeo 4K/30p com taxa de bits de 100Mbps

Antes de explorarmos as mudanças de design na FujiFilm X-E4, vamos olhar para suas atualizações internas em comparação com a X-E3.

A maior melhoria na Mirrorless X-E4 é a combinação do mais recente sensor e processador da FujiFilm. Este emparelhamento de um sensor X-Trans 4 de 26MP e X-Processor 4 efetivamente lhe dá o motor de disparo da gama superior FujiFilm X-T4 em um corpo compacto que pesa apenas 340g.

Novos acessórios também estarão disponíveis para a nova câmera da FujiFilm

Para amadores e fotógrafos profissionais procurando por uma câmera pequena e poderosa, essa é uma combinação que supre as necessidades. Nem o sensor ou o processador são novos, mas foram testados em todos os sentidos – e apenas a FujiFilm X100V, que tem uma lente fixa de 23mm, coloca essa potência de processamento em um corpo menor.

O outro benefício da X-E4 conseguir esse novo processador é que ela recebe o mais recente sistema de foco automático da FujiFilm, visto recentemente na FujiFilm X-S10. Achamos o AF da FujiFilm um pouco atrás do AF de rastreamento em tempo real da Sony encontrado em câmeras como a Sony a6600, quando se trata de seguir e aderir aos sujeitos. Mas ainda é muito bom na maioria das situações e você tem Face/Eye AF para ajudar a fotografar pessoas e retratos.

O vídeo também recebeu um upgrade decente da FujiFilm X-E3. Enquanto o vídeo em 4K/30p do seu antecessor foi limitado para apenas em uma taxa máxima de 100Mbps, a Fuji X-E4 Mirrorless dobra isso para 200Mbps e também pode filmar por mais tempo em tomadas individuais (até 30 minutos de cada vez, em vez de 10 minutos como na X-E3).

Você também agora tem mais alguns modos de Simulação de Filme para vídeo e imagens na FujiFilm X-E4, que tem 18 desses looks vintage (incluindo o novo Eterna Bleach Bypass), que são inspirados no antigo estoque de filmes da Fuji.

Caso contrário, a duração da bateria é bastante semelhante à da Fuji X-E3, já que ambas as câmeras usam a mesma bateria, a NP-W126S. Na X-E4, a FujiFilm afirma que isso lhe dará cerca de 380 fotos por carga, embora você também possa carregá-la durante a filmagem, graças à sua porta USB-C.

Um bônus final na FujiFilm X-E4 é que ele será compatível com o software Fujifilm X Webcam (tanto para Mac quanto para Windows), que permite usá-la com sites como Zoom, Google Meet e Microsoft Teams quando você não está fora em uma sessão de fotos. Isso é muito útil, já que até agora a compatibilidade com a Webcam X tem sido reservada principalmente para os modelos high-end da FujiFilm.

Projeto Fujifilm X-E4

  • Nova tela touch-screen articulável de 3 polegadas
  • Design e controles mais minimalistas podem decepcionar os entusiastas
  • Mesma bateria da Fuji X-E3 com 380 tiros por carga

A FujiFilm X-E4 continua com o design estilo rangefinder da sua antecessora, mas tem um visual mais minimalista que pode polarizar a opinião.

Uma novidade que a maioria dos fotógrafos vai apreciar é a nova tela sensível ao toque inclinável de 3 polegadas, que desfrutamos na FujiFilm X100V. Isso dobra-se com a câmera, por isso dá-lhe a flexibilidade adicional de fotografar de ângulos baixos ou altos, sem fazer muito volume.

Mas em outros lugares, a Câmera Mirrorless FujiFilm X-E4 teve algumas características removidas em nome do minimalismo – e, talvez, um desejo de atrair um novo público em vez de fãs hardcore Fuji.

Nova FujiFilm X-E4, Lançamento, Especificações e Recursos
Sensor touchscreen articulado de 3 polegadas

Agora não há muita aderência embutida, nenhum interruptor de foco automático na frente, e nenhum encaixe para o polegar ou para os dedos. Você ainda tem uma alavanca AF para escolher pontos de foco automático, mas no geral o design se aproximou da abordagem despojada que vimos na FujiFilm X100V.

Isso é uma questão de gosto e ainda gostamos muito do design geral da nova Câmera Fotográfica da FujiFilm. Aparentemente a fabricante mostra que ela foi projetada para um público mais entusiasta – caso adicionasse um descanso de polegar e aperto de mão à câmera, ela se aproximaria do preço de uma FujiFilm X-E3.

Outra ligeira desvantagem é que a Nova FujiFilm X-E4 não tem vedação contra intempéries , o que é uma pena considerando que isso foi trazido para a X100V (embora através de um anel adaptador extra e filtro de proteção para a lente). O visor eletrônico (EVF) também é muito semelhante ao da antecessora, com uma resolução de 2,36 milhões de ponto e ampliação de 0,62x, embora agora você obtenha uma taxa de atualização melhorada de 100fps.

Acessórios opcionais

Case de Couro BLC-XE4

A Case de Couro BLC-XE4 feita de couro real foi especialmente projetado para a Fuji X-E4. Ele destaca o design elegante e compacto da câmera e protege a parte inferior de impactos. O cartão de memória e a bateria podem ser trocados sem a necessidade de remover a bolsa.

Grip de Mão MHG-XE4

O Grip de Mão MHG-XE4 é uma opção que melhora o manuseio quando está em conexão com lentes maiores. O cartão de memória e a bateria podem ser trocados sem remover a alça. A placa de base também possui um perfil em cauda para engates de liberação rápida compatíveis com Arca-Swiss.

Suporte de Apoio TR-XE4

O Suporte de Apoio TR-XE4 é encaixado à sapata de acessórios da Fuji X-E4 Mirrorless e aumenta a facilidade de uso da câmera. O polegar é segurado com segurança na superfície emborrachada e o manuseio aprimorado torna mais fácil operar as rodas e botões de ajuste.

Considerações finais

No geral, gostaríamos de ter visto o design da FujiFilm Mirrorless X-E4 um pouco mais atualizado, mas continua sendo uma câmera de viagem de aparência atraente com imagens fortes e ótimas habilidades de vídeo. A linha XE continua viva e deve ser muito popular entre os fiéis fãs da Fuji e os novos fotógrafos que procuram uma câmera de aparência retrô repleta de recursos.

Fujifilm X-E4

O que achou do novo lançamento da Fuji? A FujiFilm X-E4 poderia entrar futuramente em sua lista de compras? Deixe nos saber suas opiniões comentando abaixo.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]