Nova FujiFilm X-E4, Lançamento, Especificações e Recursos

0 126
Tempo de leitura: 5 minutos

A nova FujiFilm X-E4 chegou oficialmente para se tornar a menor e mais leve Câmera Mirrorless da empresa com um visor embutido. Mas também traz algumas mudanças interessantes da Fuji X-E3, o que a transformam em uma máquina ligeiramente diferente.

Nova FujiFilm X-E4, Lançamento, Especificações e Recursos
FujiFilm X-E4 nas cores Preta e Prata
  • Sensor APS-C de 26 MP com filtro de cor X-Trans
  • Tela de 3,0 ” sensível ao toque com inclinação com 1,62 milhões de pontos (pode inclinar até 180 graus)
  • Visor eletrônico de 2,36 M pontos, ampliação de 0,62x
  • DCI 4K/30p, 4:2:0, gravação de vídeo interna de 8 bits (4: 2: 2 10 bits pela saída HDMI)
  • Vídeo Full HD de até 240p, para câmera lenta 10x
  • Disparo burst de 8 fps com obturador mecânico (20 fps com eletrônico)
  • CIPA avaliado para 380 fotos por carga (Bateria NP-W126S)
  • 121mm x 73mm x 33mm
  • 364g

Se você não está familiarizado com a Série X, esta é a gama de Câmeras Mirrorless estilo retrô da FujiFilm que são voltadas para fotógrafos amadores e profissionais. Todas as câmeras da Série X combinam grandes sensores APS-C com corpos menores que seus rivais full-frame – e a Fujifilm X-E4 de gradação média é a câmera mais portátil da linha com um EVF embutido (visor eletrônico).

Visor Eletrônico e display

Mas nem todas as mudanças da FujiFilm X-E3, que chegou em 2017, necessariamente cairão bem com os fãs atuais da Série X. A Fuji X-E4 tem o mais recente sensor X-Trans CMOS 4 da FujiFilm e o X-Processor 4, dando-lhe o mesmo motor fotográfico de modelos top de linha como a FujiFilm X-T4 Mirrorless, mas seu estilo é mais básico e minimalista que a X-E3.

Então essas mudanças farão da FujiFilm X-E4 Mirrorless a câmera certa para você, ou é mais viável buscar pela Sony a6600 ou FujiFilm X-T30? Continue lendo para ter as respostas.

Direto ao ponto

  • Câmera Mirrorless compacta e retrô com um grande sensor
  • Você pode comprá-lo a partir do segundo semestre de 2021
  • Ainda sem previsão de preços para o Brasil, os valores no exterior começam em $850 / £799 / AU$1.399

Fujifilm X-E4: Disponibilidade

A Câmera FujiFilm Mirrorless X-E4 estará disponível para compra no Brasil a partir do meio deste ano nas cores Preta ou Prata. Ambas as versões chegam como apenas corpo, mas também estarão disponíveis com lente.

Se você está procurando comprar a X-E4 da Fuji com a nova Lente XF27mm f/2.8 WR da fabricante, esse pacote custará um pouco mais que a versão só corpo. Considerando que a lente sozinha possui um custo razoável e agora é resistente ao clima, isso é um bom negócio para quem ainda não possui uma lente XF Prime.

Especificações da FujiFilm X-E4

  • Novo sensor X-Trans APS-C de 26,1MP e processador X 4
  • Mesmo desempenho de foco automático da FujiFilm X-S10
  • Grava vídeo 4K/30p com taxa de bits de 100Mbps

Antes de explorarmos as mudanças de design na FujiFilm X-E4, vamos olhar para suas atualizações internas em comparação com a X-E3.

A maior melhoria na Mirrorless X-E4 é a combinação do mais recente sensor e processador da FujiFilm. Este emparelhamento de um sensor X-Trans 4 de 26MP e X-Processor 4 efetivamente lhe dá o motor de disparo da gama superior FujiFilm X-T4 em um corpo compacto que pesa apenas 340g.

Novos acessórios também estarão disponíveis para a nova câmera da FujiFilm

Para amadores e fotógrafos profissionais procurando por uma câmera pequena e poderosa, essa é uma combinação que supre as necessidades. Nem o sensor ou o processador são novos, mas foram testados em todos os sentidos – e apenas a FujiFilm X100V, que tem uma lente fixa de 23mm, coloca essa potência de processamento em um corpo menor.


O outro benefício da X-E4 conseguir esse novo processador é que ela recebe o mais recente sistema de foco automático da FujiFilm, visto recentemente na FujiFilm X-S10. Achamos o AF da FujiFilm um pouco atrás do AF de rastreamento em tempo real da Sony encontrado em câmeras como a Sony a6600, quando se trata de seguir e aderir aos sujeitos. Mas ainda é muito bom na maioria das situações e você tem Face/Eye AF para ajudar a fotografar pessoas e retratos.

O vídeo também recebeu um upgrade decente da FujiFilm X-E3. Enquanto o vídeo em 4K/30p do seu antecessor foi limitado para apenas em uma taxa máxima de 100Mbps, a Fuji X-E4 Mirrorless dobra isso para 200Mbps e também pode filmar por mais tempo em tomadas individuais (até 30 minutos de cada vez, em vez de 10 minutos como na X-E3).

Você também agora tem mais alguns modos de Simulação de Filme para vídeo e imagens na FujiFilm X-E4, que tem 18 desses looks vintage (incluindo o novo Eterna Bleach Bypass), que são inspirados no antigo estoque de filmes da Fuji.

Caso contrário, a duração da bateria é bastante semelhante à da Fuji X-E3, já que ambas as câmeras usam a mesma bateria, a NP-W126S. Na X-E4, a FujiFilm afirma que isso lhe dará cerca de 380 fotos por carga, embora você também possa carregá-la durante a filmagem, graças à sua porta USB-C.

Um bônus final na FujiFilm X-E4 é que ele será compatível com o software Fujifilm X Webcam (tanto para Mac quanto para Windows), que permite usá-la com sites como Zoom, Google Meet e Microsoft Teams quando você não está fora em uma sessão de fotos. Isso é muito útil, já que até agora a compatibilidade com a Webcam X tem sido reservada principalmente para os modelos high-end da FujiFilm.

Projeto Fujifilm X-E4

  • Nova tela touch-screen articulável de 3 polegadas
  • Design e controles mais minimalistas podem decepcionar os entusiastas
  • Mesma bateria da Fuji X-E3 com 380 tiros por carga

A FujiFilm X-E4 continua com o design estilo rangefinder da sua antecessora, mas tem um visual mais minimalista que pode polarizar a opinião.

Uma novidade que a maioria dos fotógrafos vai apreciar é a nova tela sensível ao toque inclinável de 3 polegadas, que desfrutamos na FujiFilm X100V. Isso dobra-se com a câmera, por isso dá-lhe a flexibilidade adicional de fotografar de ângulos baixos ou altos, sem fazer muito volume.

Mas em outros lugares, a Câmera Mirrorless FujiFilm X-E4 teve algumas características removidas em nome do minimalismo – e, talvez, um desejo de atrair um novo público em vez de fãs hardcore Fuji.

Nova FujiFilm X-E4, Lançamento, Especificações e Recursos
Sensor touchscreen articulado de 3 polegadas

Agora não há muita aderência embutida, nenhum interruptor de foco automático na frente, e nenhum encaixe para o polegar ou para os dedos. Você ainda tem uma alavanca AF para escolher pontos de foco automático, mas no geral o design se aproximou da abordagem despojada que vimos na FujiFilm X100V.

Isso é uma questão de gosto e ainda gostamos muito do design geral da nova Câmera Fotográfica da FujiFilm. Aparentemente a fabricante mostra que ela foi projetada para um público mais entusiasta – caso adicionasse um descanso de polegar e aperto de mão à câmera, ela se aproximaria do preço de uma FujiFilm X-E3.

Outra ligeira desvantagem é que a Nova FujiFilm X-E4 não tem vedação contra intempéries , o que é uma pena considerando que isso foi trazido para a X100V (embora através de um anel adaptador extra e filtro de proteção para a lente). O visor eletrônico (EVF) também é muito semelhante ao da antecessora, com uma resolução de 2,36 milhões de ponto e ampliação de 0,62x, embora agora você obtenha uma taxa de atualização melhorada de 100fps.

Acessórios opcionais

Case de Couro BLC-XE4

A Case de Couro BLC-XE4 feita de couro real foi especialmente projetado para a Fuji X-E4. Ele destaca o design elegante e compacto da câmera e protege a parte inferior de impactos. O cartão de memória e a bateria podem ser trocados sem a necessidade de remover a bolsa.

Grip de Mão MHG-XE4

O Grip de Mão MHG-XE4 é uma opção que melhora o manuseio quando está em conexão com lentes maiores. O cartão de memória e a bateria podem ser trocados sem remover a alça. A placa de base também possui um perfil em cauda para engates de liberação rápida compatíveis com Arca-Swiss.

Suporte de Apoio TR-XE4

O Suporte de Apoio TR-XE4 é encaixado à sapata de acessórios da Fuji X-E4 Mirrorless e aumenta a facilidade de uso da câmera. O polegar é segurado com segurança na superfície emborrachada e o manuseio aprimorado torna mais fácil operar as rodas e botões de ajuste.

Considerações finais

No geral, gostaríamos de ter visto o design da FujiFilm Mirrorless X-E4 um pouco mais atualizado, mas continua sendo uma câmera de viagem de aparência atraente com imagens fortes e ótimas habilidades de vídeo. A linha XE continua viva e deve ser muito popular entre os fiéis fãs da Fuji e os novos fotógrafos que procuram uma câmera de aparência retrô repleta de recursos.

Fujifilm X-E4

O que achou do novo lançamento da Fuji? A FujiFilm X-E4 poderia entrar futuramente em sua lista de compras? Deixe nos saber suas opiniões comentando abaixo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade