Gimbal Smooth 5: Primeiras Impressões do novo Estabilizador da Zhiyun para Smartphones

2 410
Tempo de leitura: 9 minutos

Neste artigo iremos descobrir todas as vantagens do novo Estabilizador para Celular Gimbal Smooth 5 da Zhiyun.

Há alguns meses, encontramos uma enquete no YouTube perguntando para as pessoas se elas estavam felizes com o novo estabilizador para celulares Gimbal DJI Osmo 5 Mobile, 20% adoraram, 31% ficaram desapontados, mas 48% perguntaram “quando teremos um gimbal de smartphone dedicado para serviço pesado?”

O problema é que, se tivermos um telefone maior e quisermos adicionar cases, lentes e filtros até agora, nossa única opção era obter um gimbal híbrido projetado para câmeras maiores, como o Zhiyun Crane M3. O problema é que eles tendem a ser caros e complicados de configurar. Simplesmente não havia um estabilizador de smartphone dedicado projetado para essa finalidade. Até agora…

Vídeo/Divulgação: Zhiyun-Tech

Este é o Estabilizador Zhiyun Smooth 5. Ele aguenta um telefone grande com peso extra? sim. É tudo o que poderíamos pedir em um gimbal para cineastas de smartphones? Quase.

Smooth 5 – Primeiras impressões

Smooth 5: Primeiras Impressões do novo Estabilizador da Zhiyun para Smartphones
Gimbal Zhiyun Smooth-5

Muitos de nós temos smartphones maiores e mais pesados. Tenho 2 dos mais pesados: um iPhone 12 Pro Max e um Samsung Note 20 Ultra . Além disso, muitas vezes gosto de adicionar filtros e lentes, o que os torna ainda mais pesados.

O design do Gimbal Zhiyun Smooth 5 parece bastante sólido e mais profissional. Ao mesmo tempo, ainda parece bastante simples e possui um suporte de smartphone digamos que “normal”. Ainda assim, montar um celular é muito mais fácil do que com um cardan híbrido como o Zhiyun Crane M3 .

A Zhiyun diz que o Smooth-5 vem com motores de aço magnético e que atualizaram algoritmos para um desempenho mais suave. Além disso, o grampo para o telefone é levemente mais largo.

Carga útil máxima

Tivemos relatórios conflitantes sobre a carga útil máxima deste gimbal. Eu vi um YouTuber dizer 280 gramas, outro disse 360 ​​gramas. O manual Zhiyun Smooth 5 diz 300 gramas.

Se você tiver um telefone grande, case, lente e filtro, passará de 300 gramas. Mas com o mecanismo de balanceamento deste gimbal, acredito que podemos superar esse limite de 300 gramas.

O que está na caixa do Gimbal Smooth 5?

Você encontra o Estabilizador Smooth 5 em duas opções, apenas o gimbal básico e o kit combo.

O Zhiyun Smooth 5 Standard não oferece nenhuma funcionalidade adicional, nele vem apenas o gimbal, um mini tripé e o cabo USB-C de carregamento, ideal para videomakers com necessidades mais básicas.

Com o Zhiyun Smooth 5 Combo, você obtém uma Bolsa de Transporte, a Luz LED de preenchimento com quatro Filtros Coloridos magnéticos e um Cartão de Serviços Prime da Zhiyun. No entanto, isso é um custo extra que talvez não seja realmente necessário, a não ser que você queira a experiência completa.

Smooth 5: Primeiras Impressões do novo Estabilizador da Zhiyun para Smartphones
Zhiyun Smooth 5 Combo

Construção

O Gimbal Eletrônico Zhiyun Smooth 5 é um gimbal bastante grande em comparação com dispositivos dobráveis ​​como o DJI OM 5 ou o Smooth Q3, como seria de esperar. Imediatamente, podemos ver que isso parece uma ferramenta real de cineasta.

Smooth 5: Primeiras Impressões do novo Estabilizador da Zhiyun para Smartphones
Smooth 5 x DJI OM 5

Uma característica distintiva do Zhiyun Smooth 4 foi a roda de controle na lateral que permite ampliar ou puxar o foco. Eles mantiveram isso para o Smooth 5, o que é ótimo para filmes mais sérios. Você também obtém muito mais controles na alça, incluindo um botão de modo.

Montagem e balanceamento

Quando você está montando um telefone pesado com extras, o grande problema é que o peso está todo em uma extremidade. Com o braço ajustável do Smooth 5, devemos ser capazes de mover o peso para o meio e equilibrá-lo.

Na verdade, é assim que o Zhiyun Crane M3 também se equilibra. Exceto que, com o Crane M3, não consegui mover o braço o suficiente para compensar o peso em uma extremidade, então tive que personalizá-lo. Mas com o Zhiyun Smooth-5, sou capaz de mover o braço o suficiente.

Gimbal Smooth 5: Primeiras Impressões do novo Estabilizador da Zhiyun para Smartphones
Smooth 5 – Zhiyun Tech

Cada motor precisa ser destravado. O motor do eixo panorâmico tem um interruptor de bloqueio que você precisa apertar antes de ligar. Os outros 2 precisam de torção para desbloquear. E eles simplesmente abrem facilmente.

Há também marcas numeradas no braço para facilitar a movimentação para a posição correta quando você estiver reequilibrando para diferentes configurações. Também podemos ajustar o equilíbrio verticalmente, deslizando para cima e para baixo.

Primeiras Impressões do novo Estabilizador da Zhiyun para Smartphones
Smooth 5 – Zhiyun Tech

Gimbal em uso

Um problema que podemos ter ao trabalhar com alguns estabilizadores é quando estamos usando uma lente de ângulo maior que a câmera principal. Mas com o Gimbal Smooth 5 da Zhiyun, o motor que normalmente seria um problema é colocado na parte de trás. Enquanto isso, o grampo de montagem é pressionado contra o telefone, também fora do alcance.

Isso significa que o braço pode obstruir parcialmente nossa visão da tela do telefone em certos ângulos, mas essa é definitivamente a melhor opção. Não há nada pior do que gravar um monte de coisas, e logo após encontrar o motor do gimbal na imagem, o que significa que você precisaria cortar o gimbal na edição e perder parte da sua gravação.

Smooth 5: Primeiras Impressões do novo Estabilizador da Zhiyun para Smartphones

Testamos o gimbal com um adaptador de lente anamórfico , bem como a câmera ultra larga do iPhone 12 Pro Max e o gimbal não apareceu nas imagens em nenhum momento.

Suporte de Smartphone

Meu iPhone 12 Pro Max com a capa Moment se encaixa no grampo sem problemas. Como ele tem esse ângulo nos dentes do grampo, ele tende a amassar um pouco o case. Principalmente porque o iPhone tem bordas quadradas e este gabinete é a versão fina.

Mas eu tentei com uma caixa mais grossa e funcionou bem. Observe que você só pode empurrar o telefone até certo ponto, pois ele pressiona o motor do eixo de inclinação. É por isso que precisamos ser capazes de ajustar o braço para equilibrar.

Smooth 5: Primeiras Impressões do novo Estabilizador da Zhiyun para Smartphones

Uma pequena desvantagem disso é que você não pode conectar um microfone pela porta de carregamento no final do telefone. E não podemos virar o telefone, pois a câmera ficará obscurecida pelo braço.

No entanto, Zhiyun sugeriu que pudéssemos afastar o telefone da lateral do grampo. Acho que seria bom se estivéssemos usando o gimbal sem lentes e filtros. Mas com peso extra nessa extremidade o estabilizador ficaria desbalanceado.

Modo retrato

Da maneira como o gimbal foi projetado, você não pode simplesmente alternar de retrato para paisagem com o pressionar de um botão. O telefone precisa ser montado de forma diferente para cada um, o que significa que você levará um minuto ou mais para mudar de posição. Você terá que desligar o gimbal, remover o telefone, alternar entre a orientação, remontar o telefone e ligá-lo novamente.

Primeiras Impressões do novo Estabilizador da Zhiyun para Smartphones
Modo retrato

Dito isto, descobri que você pode facilmente tirar um retrato apenas girando o pulso 90°. Parece ser projetado para fazer isso, pois meio que se encaixa no lugar. Provavelmente não seria muito confortável mantê-lo assim por muito tempo, mas se você precisar apenas de um retrato rápido, é fácil.

Smooth 5 Combo – Luz LED de preenchimento

A novidade dos gimbals parece ser a adição de uma luz de preenchimento. O Smooth Q3 e o Crane M3 vieram com este sistema. O conjunto Smooth 5 Combo vem com uma luz de preenchimento magnético destacável. Você pode montá-lo para frente ou para trás em ambas extremidades do grampo de smartphones.

Luz Led Magnética: Brilho: 580 lumens – CRI: 95 – Temperatura de cor: 5300k-5700k

Há também filtros coloridos diferentes. Parece que isso também aumentaria um pouco o peso que os motores têm que suportar. Além disso, eles também drenam a bateria do gimbal mais rapidamente.

Smooth 5: Primeiras Impressões do novo Estabilizador da Zhiyun para Smartphones
Filtros vermelho, laranja, amarelo e azul incluídos para ajustar a cor da luz de preenchimento

Quando você aumenta o brilho para o máximo, esse pequeno iluminador é realmente poderoso.

Smooth 5: Primeiras Impressões do novo Estabilizador da Zhiyun para Smartphones
Luz LED de preenchimento no brilho máximo

Smooth 5 – Bateria e desempenho

O Estabilizador Gimbal Zhiyun Smooth 5 durará até 12 horas com carga completa. Mas isso seria reduzido para cerca de 4,5 horas, se você estivesse usando a luz de preenchimento o tempo todo.

O tempo de carregamento da bateria é de cerca de 2 horas ou mais.

Potência dos motores

A grande coisa sobre este gimbal é que os motores têm um alcance muito bom. O motor de inclinação pode se mover até 309°, rolar 300° e o panorâmico faz 360° completos.

Isso é ótimo para aquelas fotos de guindaste com o gimbal em um braço de extensão, como este monopé. Com os gimbals DJI OM, você precisa fazer um disparo lateral do guindaste devido ao eixo de inclinação limitado. Mas com o Smooth 5 você pode fazer um movimento para frente, que é mais fácil de controlar e o movimento talvez seja mais útil também.

Modos do Gimbal

O Smooth 5 tem todos os modos que estamos acostumados em um gimbal. Há o modo Pan Follow, modo Locked, modo Follow, modo POV e modo Vertigo. Todos eles são acessados ​​através do botão de modo na alça ou no aplicativo ZY Cami.

Ter um botão de modo na alça facilita muito a mudança de modos. Isso também significa que você pode usar seu aplicativo de câmera nativo no telefone e ainda alterar os modos.

Com um gimbal DJI OM, por exemplo, você precisa usar o aplicativo Mimo para alterar os modos. Então essa é uma grande vantagem que os gimbals Zhiyun têm, incluindo o Smooth 5.

Quando mudamos de modo, o modo é indicado em uma fileira de luzes acima. Estes também indicam o nível da bateria. Para fazer isso, quando o cardan estiver ligado, toque no botão liga / desliga uma vez. Em seguida, você obtém várias luzes piscando, dependendo do nível da bateria.

Controles

Foco / Zoom

Para usar a roda de controle de foco / zoom, seu smartphone precisa estar executando o aplicativo ZY Cami. Basta girar a roda para ajustar. Eu gosto da sensação desta roda de controle. Parece sólido e facilita muito a obtenção de foco suave.

Roda de controle de foco / zoom

Para alternar entre foco e zoom, há um botão dentro da roda.

Roda de Ajuste

Não só o Smooth 5 tem essa roda na lateral, há também outra roda de controle na frente, chamada Roda de Ajuste

Novamente, isso funciona se você estiver usando o aplicativo ZY Cami. Você pode usar isso para alterar o modo de filmagem girando-o. Você também pode pressioná-lo para várias configurações, uma para cada lado para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita.

Smooth 5: Primeiras Impressões do novo Estabilizador da Zhiyun para Smartphones
Controles do Zhiyun Smooth 5

Pressione duas vezes para abrir várias configurações. Up é para taxa de quadros e resolução. O toque duplo direito é para ISO (atualmente no meu dispositivo nada acontece após o toque duplo), mas a Zhiyun diz que você também pode personalizar o que isso faz (ainda estou para descobrir como isso pode ser atribuído). Em seguida, toque uma vez para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita para ajustar uma configuração ou navegar pelo aplicativo.

Há também um botão no meio desta roda. Pressione e segure este botão para ligar a luz de preenchimento. Observe que a roda agora controla o brilho da luz.

Pressionar uma única vez é como um botão enter para confirmar uma configuração, enquanto pressionar duas vezes torna este um botão do obturador/gravação. Não sei por que precisamos disso quando há um botão de obturador / gravação dedicado.

Um toque duplo abre a galeria do aplicativo ZY Cami para ver fotos e vídeos.

Obturador / Gravação

O botão dedicado do obturador/gravação tem 2 funções. Um único toque tira uma foto ou inicia a gravação. Um toque duplo alterna entre as câmeras frontal e traseira no aplicativo ZY Cami.

Botão de disparo

Tal como acontece com outros gimbals, o Zhiyun Smooth 5 possui um gatilho na frente da alça.

Um único toque ativa ou desativa o SmartFollow no aplicativo ZY Cami, o que é útil se você deseja bloquear rapidamente um objeto e fazer com que o gimbal o mantenha centralizado no quadro.

Pressionar duas vezes o gatilho reposiciona o smartphone para que fique centralizado novamente.

Enquanto isso, um toque triplo gira o smartphone em 180°. Este é um recurso muito legal, pois permite que você se filme com a câmera principal de melhor qualidade. Claro, você não será capaz de monitorar a si mesmo.

Smooth 5: Primeiras Impressões do novo Estabilizador da Zhiyun para Smartphones
Foto/Divulgação: Zhiyun-Tech

E isso significa que é preciso algum trabalho de adivinhação. Ou isso ou você precisará de alguma outra configuração. Por exemplo, usando um Apple Watch para monitorar seu iPhone.

Por fim, pressione e segure o gatilho para entrar no Modo Go. No modo Go, o motor de rolagem é travado, enquanto os motores de inclinação e panorâmica se tornam mais responsivos. Muito semelhante ao modo esportivo nos gimbals DJI. Se você tiver uma ação rápida a seguir, use o Modo Go.

Smooth 5 – Menu

O botão de menu deve ser usado com o aplicativo ZY Cami e abre o menu. Um toque para abrir, toque duas vezes para fechar.

Joystick

O joystick simplesmente permite manobrar o gimbal manualmente. Você pode controlar pan, tilt e roll, desde que esteja no modo certo.

Smooth 5: Primeiras Impressões do novo Estabilizador da Zhiyun para Smartphones
Controles do Zhiyun Smooth 5

Às vezes, esses manípulos de controle do cardan são sensíveis ao toque, outros não. O gimbal se moverá mais devagar ou mais rápido, dependendo de quão longe você empurra o manche. Descobri que com o Smooth 5 o joystick é sensível ao toque, então você pode controlar a velocidade do movimento de pan ou tilt dependendo de quão longe você empurra o joystick.

Isso é apenas uma coisa pequena, mas é bom poder variar a velocidade com o joystick.

Smooth 5 – Aplicativo ZY Cami

Primeiras Impressões do novo Estabilizador da Zhiyun para Smartphones

Você certamente pode usar o Smooth 5 com seu aplicativo de câmera nativo e usar o botão de gravação para iniciar a gravação. Mas alguns recursos só podem ser usados ​​com o aplicativo ZY Cami.

Há rastreamento com SmartFollow, Timelapse, controle de gestos e muito mais.

Considerações finais

O Estabilizador Zhiyun Smooth 5 é um gimbal de telefone celular que está muito próximo de um Gimbal de câmera profissional, com recursos como a estrutura do braço do eixo traseiro e a grande roda de controle de foco/zoom que são encontrados apenas em gimbals de câmera profissional. Além disso, o LED Fill Light é um recurso extremamente raro e inovador.

Se você precisa de um gimbal de telefone celular profissional, acredito que o estabilizador de gimbal Smooth 5 da Zhiyun pode atender à maioria das suas necessidades.

2 Comentários
  1. Matheus Diz

    Espero que não demore para chegar no Brasil

    1. eMania News Diz

      Olá, seja sempre bem vindo(a) ao Blog eMania!
      Nós também estamos ansiosos pela chegada dele aqui no Brasil
      Obrigado, eMania Foto e Vídeo.
      Visite nosso site: https://www.emania.com.br/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade