Por que a Golden Hour é a queridinha dos fotógrafos?
Foto: Pexels

Por que a Golden Hour é a queridinha dos fotógrafos?

A Golden Hour é bastante popular entre os amantes de fotografia. Ela é capaz de produzir efeitos em imagens sem precisar de nenhum tipo de edição, devido a sua condição especial. Por isso, muitas pessoas afirmam que esta é uma “hora mágica” para se fotografar.

Atualmente, a tecnologia nos permite fazer boas capturas durante qualquer momento do dia. Com a luz artificial, os estúdios podem ter fotógrafos trabalhando sem precisar da luz natural. Mas, ainda assim, a Golden Hour continua sendo uma das queridinhas do público em geral. Por isso, trazemos este post, contando um pouco sobre esse momento do dia e algumas dicas para você aproveitá-la!

Afinal, o que é Golden Hour?

A Golden Hour, traduzida para o português como hora mágica ou hora dourada, é o período do dia no qual a luz natural possui uma tonalidade mais alaranjada e expressiva. Ela acontece, normalmente, uma hora antes e uma hora depois do pôr do sol e do amanhecer.

Nesse momento, o sol está mais próximo da atmosfera, logo, a luz fica mais suave e estável, assim como as sombras, que ficam mais longas e menos drásticas. Isso, acima de tudo, valoriza o objeto que está sendo fotografado.

Dessa forma, a hora dourada é uma das preferidas para os fotógrafos. Mas existe um ponto negativo: ela tem duração muito curta. No Dependendo do local e das condições climáticas, pode ser rápida demais, não permitindo que você faça muitos registros.

Como descobrir o momento certo da Golden Hour?

Em primeiro lugar, você deve ter duas informações: o horário do amanhecer e o horário do pôr do sol no local onde você está. A partir disso, você poderá fazer uma estimativa de quando a hora dourada vai acontecer.

A forma mais comum de conhecer esses horários é checar a previsão do tempo para o seu local. A maioria dos sites de meteorologia disponibilizam o momento exato em que o sol nasce e se põe.

No entanto, existem outras formas para você descobrir o momento certo da hora dourada. Alguns sites e apps, como o Golden-Hour e o Exsate Golden Hour, desenvolveram calculadoras com informações sobre a sua localização.

Feito isso, faltarão apenas algumas coisas para você fotografar na hora mágica. Confira o que você não pode deixar de fazer antes de sair para fazer seus registros.

O que não pode faltar para aproveitar a Golden Hour?

1. Confira as condições climáticas

As previsões meteorológicas não servem apenas para saber o horário exato do nascer e do pôr do sol. Elas também nos dão o panorama climático do seu local no dia em que você irá fotografar.

Por isso, não deixe de consultar a previsão do tempo, para saber como estará o céu no dia dos seus registros, para evitar que passe por imprevistos e não consiga capturar as melhores imagens. Prefira dias com céu claro ou com poucas nuvens, pois elas prejudicam a luz natural.

2. Planejamento é tudo

Um bom planejamento não passa apenas pelas condições meteorológicas, mas também pelo o que você irá fotografar durante a Golden Hour. Por isso, pense nas poses, objetos e ângulos que você deseja clicar.

É sempre bom lembrar que a hora dourada é muito curta, ou seja, você terá um tempo reduzido para capturar suas imagens. Prepare seus equipamentos com antecedência, sabendo o que vai utilizar no momento da sessão fotográfica.

3. Não se esqueça dos equipamentos

Por falar em equipamentos fotográficos, é importante que você tenha alguns sempre em mãos. O uso de um bom tripé, por exemplo, pode te auxiliar a produzir capturas mais precisas, já que proporciona estabilidade à câmera. Ainda mais se estiver fotografando com o celular.

Outro equipamento que poderá te ajudar a ter melhores capturas são as lentes de câmeras. Se estiver começando, as lentes de kit, padrões da câmera, também funcionam. Logo, você pode ficar tranquilo. Se quiser, pode usar as grandes angulares, que tem maiores aberturas.

4. Mexa nas configurações

A Golden Hour, assim como outros momentos do dia, possui configurações que podem te ajudar a extrair o máximo de uma fotografia. Utilizar o modo manual é um exemplo. Se você ainda é iniciante como fotógrafo, confira algumas dicas de como usar este recurso.

Na hora dourada, usar uma exposição menor, ou seja, a quantidade de luz captada pela câmera diferente da que se normalmente utiliza, ajuda no momento da edição. Além disso, o balanço do branco, que se refere à temperatura utilizada na imagem, quando ajustada para “nublado”, deixa as cores mais próximas às que o horário proporciona ao olhar humano.

Você também pode utilizar o efeito HDR, que deixa suas imagens com um aspecto mais realista, porque ele une três fotos em apenas um registro, produzindo um resultado com uma iluminação diferente e mais acentuada.

Importante: Fotografe o máximo possível na Golden Hour!

Por ser um momento muito curto do dia, é importante que você consiga fazer quantas capturas puder. Por isso, não deixe de registrar o máximo de fotos possíveis durante a hora dourada.

Aproveite o que a luz natural pode proporcionar e crie imagens incríveis, utilizando toda a sua criatividade. E o melhor: sem precisar de muita edição!

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]