A HISTÓRIA POR TRÁS DAS FOTOGRAFIAS FAMOSAS: THE FALLING MAN

0 188
Tempo de leitura: 2 minutos

São diversas as fotos históricas desde que a fotografia tornou-se uma forma de arte e comunicação acessível. Mas, qual a verdadeira história das fotografias mais famosas dos últimos cem anos? Afinal, por trás de cada clique, sempre há uma história a ser contada. Por isso, vamos desvendar os acontecimentos que envolvem o momento decisivo de cada clique na série “A história por trás das fotografias famosas”.

Hoje a fotografia escolhida é uma das mais icônicas deste século: The Falling Man, uma fotografia capturada por Richard Drew, fotógrafo da Associated Press, mostrando um homem caindo da Torre Norte do World Trade Center, exatamente às 09:41 durante os ataques terroristas do 11 de setembro de 2001 em Nova York.

O fotógrafo Richard Drew

A fotografia de Drew transmite a falsa sensação de que o homem está caindo de cabeça para baixo. Porém, na realidade, essa foto específica é apenas uma de dezenas que foram capturadas. De acordo com o fotógrafo, por causa da altura da queda, o copo atingiu uma velocidade tão alta que girava no ar fora de controle.

Até hoje o homem que vemos na fotografia não foi oficialmente identificado. A foto ficou mundialmente conhecida por conseguir captar o desespero que os nova-iorquinos sofreram no dia 11 de setembro de 2011, quando dois aviões  comerciais foram sequestrados por terroristas e atirados contra as Torres Gêmeas do complexo empresarial do World Trade Center, matando todos a bordo e muitas das pessoas que trabalhavam nos edifícios naquela manhã .

The Falling Man apareceu em jornais de todo o mundo, entre eles o The New York Times, na página sete em 12 de setembro de 2001. Com uma aura de instante decisivo, é o tipo de fotografia que impacta e nos faz refletir sobre um momento histórico triste e muito marcante em nossa sociedade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade