Home»Artigos de Foto e Vídeo»A HISTÓRIA POR TRÁS DAS FOTOGRAFIAS FAMOSAS: THE FALLING MAN

A HISTÓRIA POR TRÁS DAS FOTOGRAFIAS FAMOSAS: THE FALLING MAN

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
1
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

São diversas as fotos históricas desde que a fotografia tornou-se uma forma de arte e comunicação acessível. Mas, qual a verdadeira história das fotografias mais famosas dos últimos cem anos? Afinal, por trás de cada clique, sempre há uma história a ser contada. Por isso, vamos desvendar os acontecimentos que envolvem o momento decisivo de cada clique na série “A história por trás das fotografias famosas”.

Hoje a fotografia escolhida é uma das mais icônicas deste século: The Falling Man, uma fotografia capturada por Richard Drew, fotógrafo da Associated Press, mostrando um homem caindo da Torre Norte do World Trade Center, exatamente às 09:41 durante os ataques terroristas do 11 de setembro de 2001 em Nova York.

O fotógrafo Richard Drew

A fotografia de Drew transmite a falsa sensação de que o homem está caindo de cabeça para baixo. Porém, na realidade, essa foto específica é apenas uma de dezenas que foram capturadas. De acordo com o fotógrafo, por causa da altura da queda, o copo atingiu uma velocidade tão alta que girava no ar fora de controle.

Até hoje o homem que vemos na fotografia não foi oficialmente identificado. A foto ficou mundialmente conhecida por conseguir captar o desespero que os nova-iorquinos sofreram no dia 11 de setembro de 2011, quando dois aviões  comerciais foram sequestrados por terroristas e atirados contra as Torres Gêmeas do complexo empresarial do World Trade Center, matando todos a bordo e muitas das pessoas que trabalhavam nos edifícios naquela manhã .

The Falling Man apareceu em jornais de todo o mundo, entre eles o The New York Times, na página sete em 12 de setembro de 2001. Com uma aura de instante decisivo, é o tipo de fotografia que impacta e nos faz refletir sobre um momento histórico triste e muito marcante em nossa sociedade.

Post anterior

Dicas de lugares para tirar fotos incríveis na Europa

Próximo post

Dois estilos diferentes de fotografias consideradas como perfeitas

O Autor

Marco Antonio Barros

Marco Antonio Barros

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência em TV, Rádio, Jornalismo Impresso e Fotojornalismo.