Dicas para você Inovar na Fotografia
Crédito: Foto de Nick Demou no Pexels.

Dicas para você Inovar na Fotografia

Muitos fotógrafos utilizam em uma rotina criativa ou experimentam algo novo através de algumas dicas – que podem ser úteis para quem quer sair da zona de conforto. Se você está buscando inspirações para inovar na fotografia, confira a lista abaixo que a equipe eMania preparou para você crescer em sua carreira:

  • Experimente um gênero diferente

Você pode experimentar um gênero fotográfico totalmente diferente para inovar na fotografia, algo completamente distante do que você está acostumado a fazer. Por exemplo: se você é um fotógrafo de retrato, tente fotografar paisagens; se você é fotógrafo de casamento, procure cenas arquitetônicas para fotografar; ou apenas tente diversificar um pouco mais dentro do gênero que você se identifica.  Você também pode se aprofundar em gêneros mais complexos de dominar, como: astrofotografia, fotografia de microscópio, fotografia subaquática e muito mais – são diversas as áreas que você pode escolher investir. O importante nessa dica é sair de sua rotina normal e passar a testar e a praticar novas técnicas, em busca de aperfeiçoar as suas habilidades.

Dicas para você Inovar na Fotografia
Crédito: Foto de Welton Souza no Pexels.
  • Inicie um projeto de fotografia

Investir em um projeto de fotografia diário, semanal ou até mesmo anual, ajudará a manter a fotografia em sua mente ao longo do ano. Cada projeto pode ter um tema dedicado, escolha que ficará a seu critério, para você representar e registrar utilizando o melhor de sua capacidade. Por exemplo: você pode optar por sobras, texturas, cores, clima, movimento, intervalo de tempo e assim por diante. Ainda que você não siga um projeto escrito de fotografia, tirar fotos regularmente no decorrer do ano irá lhe oferecer a possibilidade de realizar fotografias criativas e interessantes.

  • Use uma lente diferente

Um pouco de equipamento novo às vezes é o necessário para despertar o interesse de um fotógrafo para sessões de fotos inéditas e espontâneas. Não precisa ser uma lente super cara como uma supertelefoto 400 mm para inovar na fotografia; você pode alugar uma 85 mm ou uma lente macro para trazer à tona a criatividade e a emoção que você possui. Se você conseguir pedir emprestado com uma amigo ou trocar o equipamento com ele durante alguns dias, melhor ainda, pois você não precisará gastar dinheiro para inovar. Testar um novo equipamento pode servir de incentivo para você fotografar mais vezes.

Dicas para você Inovar na Fotografia
Crédito: Foto de Caio no Pexels.
  • Use um novo estilo de pós-processamento

A experimentação não é parte apenas da fotografia de campo, ela também se aplica ao trabalho de pós-processamento. Você pode pesquisar ideias ou testar diferentes conceitos para descobrir formas criativas de editar suas imagens. Por exemplo: você pode experimentar técnicas de pós-processamento de dupla exposição ou adicionar texto a uma imagem para que se pareça com uma revista ou um pôster. Você não precisa ser especialista em Photoshop para conseguir editar suas imagens de forma interessante, você irá melhorar suas habilidades de edição à medida que praticar.

  • Faça uma fotografia macro

A Fotografia macro é mais acessível do que muita gente tende a pensar, pois não é necessário obter uma lente macro para esse tipo de fotografia. Você pode utilizar o equipamento que você já tem e adquirir um de tubo de extensão para dar essa ideia de aproximação. Uma lente de 50 mm, por exemplo, pode proporcionar ótimas imagens em close-up ao utilizar um tubo de extensão – você só precisa aprender as técnicas corretas da fotografia macro e se adaptar a essa nova forma de capturar imagens para inovar na fotografia.

Dicas para você Inovar na Fotografia
Crédito: Foto de slon_dot_pics no Pexels.
  • Experimente iluminações criativas

Talvez você utilize o flash, atualmente, rebatendo-o nas paredes ou nos tetos para difundir a luz e evitar sombras muito fortes no objeto, buscando equilibrá-lo com a luz ambiente. Mas isso não mostra todo o potencial que este equipamento tem a oferecer e a somar de forma criativa para os seus registros. Experimente usar gel de flash para iluminar o seu assunto com cores vibrantes ou incomuns e não tenha medo de gerar sombras duras. Você pode criar silhuetas, iluminando apenas metade da imagem, por exemplo – dentre as diversas possibilidades de técnicas que o flash oferece. Você pode descobrir novas técnicas que lhe agradem e passar a utilizar em seu trabalho.

  • Experimente configurações “erradas”

Na realidade, existem muitas configurações de câmera consideradas “erradas” por não funcionarem para imagens típicas do cotidiano. É claro que você irá seguir o padrão se o seu objetivo for capturar uma imagem perfeitamente nítida e que apresente o seu assunto na maneira habitual. Mas você não precisa se sentir engessado e seguir os modelos preestabelecidos do meio fotográfico; você tem a escolha de testar configurações incomuns da câmera para gerar resultados inesperados.

Dicas para você Inovar na Fotografia
Crédito: Foto de FOX no Pexels.
  • Pratique a fotografia abstrata

Para inovar na fotografia, você não precisa ir a nenhum lugar extravagante para fotografar um assunto interessante. É possível tirar boas imagens abstratas em quase todo lugar, basta apenas você manter o olhar atento para o mundo de forma menos literal. Você pode focar em assuntos que você não percebia antes, apesar de passar por eles diariamente, como: plantas no quintal, texturas na areia, gostas de água, orvalho, luz, formas, cores. São coisas tão naturais que se escondem à vista daqueles que não param para notar as belezas e as infinitas possibilidades existentes à sua volta.

  • Limite-se

As fotos que você tira, sendo elas boas ou ruins, não são tão ou mais importantes quanto o exercício de criatividade. Impor restrições a si mesmo pode servir de grande ajuda para obter boas práticas em sessões reais de fotos. Sempre haverá limitações enquanto você estiver exercendo a fotografia, portanto é importante que você se prepare previamente para lidar com elas à medida que surgirem. Alguns dos seus melhores trabalhos podem surgir através da atitude de contornar seus limites e restrições, buscando inovar e descobrir novas técnicas para obter melhores resultados.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]