Como usar a iluminação fotográfica
Crédito de imagem: Foto de Alexander Dummer no Pexels.

Aprenda a usar a Iluminação Fotográfica

A iluminação fotográfica é considerada um dos aspectos mais importantes e talvez mais difíceis na fotografia. A palavra “fotografia” tem raízes gregas e significa, no sentido literal, “desenho com luz”; por isso se faz necessário aprender a utilizar a iluminação certa na hora de fotografar. Muitas pessoas desconhecem a forma correta de usar a luz a seu favor e acreditam que basta pegar a câmera e começar a fotografar sem pensar na luz. A equipe eMania Foto e Vídeo preparou esse guia para você aprender um pouco mais a esse respeito.

Configurando a Luz: a importância da posição

A iluminação na fotografia pode ser natural ou artificial, levando em conta o assunto principal que será fotografado. A compreensão da luminosidade dependerá do ponto em que a fonte de luz iluminará o objeto principal. A luz pode vir de cima, de trás, de lado, e assim por diante. Para entender como utilizar a luz na fotografia você precisa saber posicionar a fonte de luz, seja ela natural ou artificial. Isso irá afetar diretamente o resultado da foto. Por exemplo: se você posicionar a luz na frente do objeto o resultado será uma imagem plana com pouca profundidade de campo.

Mas, caso você decida mover um pouco para o lado, você notará diferentes sombras e texturas. Através dessa técnica, você poderá produzir fotos mais dramáticas e com muita profundidade. Ao trabalhar com a luz natural do ambiente, você precisará mover o objeto ao invés da luz, o que facilita bastante a vida dos iniciantes. Você terá uma grande chance de obter o mesmo resultado e a mesma qualidade da imagem.

Quando a luz é colocada atrás do objeto, geralmente ele aparece em silhueta ou sombreado. Você também pode trabalhar essa luz para que ela gera a ideia de contorno do objeto. Com a luz posicionada dessa forma, você poderá gerar a ideia de que o objeto estar saindo do quadro. Essa técnica é muito utilizada na exposição e venda de produtos profissionais para torná-lo atraente e instigar a atenção dos consumidores.

Como usar a iluminação fotográfica
Crédito de imagem: Imagem de Nika Akin por Pixabay.

Tipos de Iluminação na Fotografia

Soft Light vs. Hard Light

Para diferenciar esses dois tipos, você precisará observar as sombras produzidas nas fotografias. Quando a luz é difusa, ela cria menos sombras em relação ao objeto, com uma diferenciação menos perceptível entre luz e sombra. Esse tipo de luz é considerado suave por ter a capacidade de se espalhar em muitas direções a partir dessa fonte.

Na prática, você pode observar um dia nublado como um exemplo de luz suave, pois não é direcional. Geralmente esse tipo de luz é preferível à luz forte. Você pode usar um difusor para tornar a luz mais suave em relação ao objeto. Você também pode usar uma parede ou um teto oposto ao seu objeto na difundir a luz que atinge o seu objeto. Já a luz forte sempre virá de uma luz direcional, como o sol, um flash ou um holofote.

Esse tipo de iluminação produz sombras fortes na imagem e uma grande diferenciação entre as zonas mais escuras e iluminadas. Essa técnica pode ser utilizada para evidenciar uma determinada área da imagem ou parte do objeto. A luz forte tem seu lugar na fotografia, mas não costuma ser procurada nem utilizada retratos, por exemplo.

Como usar a iluminação fotográfica
Crédito de imagem: Imagem de Bertsz por Pixabay.

Natural vs. Flash

O sol e a lua são uma parte crítica da fotografia com luz natural, por serem tipos de iluminação na fotografia em a luz já está presente no ambiente natural. Ao ar livre podemos reparar a luz do sol e tudo o que ele está refletindo. Mas se você quiser um pouco mais de controle em relação ao uso da luz, o” Flash Seedlight” é um tipo de flash que se conecta à câmera de foto e usa o sistema de medicação da própria máquina.

Esse tipo de iluminação é bem flexível e pode ser posicionado em qualquer ângulo em relação ao objeto. Também existe a opção de utilizar uma iluminação de estúdio mais avançada que ilumina áreas específicas do quadro. Luzes especiais também podem ser utilizadas com alguma finalidade específica. A partir delas você pode suavizar sombras, criar luz refletida ou, até mesmo, produzir algum tom de cor na imagem.

Comece a usar a Luz Natural em suas fotos

A melhor fonte de iluminação para começar a fotografar é a luz natural. Esse é o melhor ponto de partida para aprender a administrar o uso da luz em suas imagens. Ao utilizar a luz natural, você não pode mover ou controlar essa fonte de luz. Mas você pode escolher um determinado horário para fotografar, filtrar a luz por uma janela com cortinas, se mover e mudar de posição, entre outras abordagens. Um bom exercício para aprender os fundamentos da luz é praticar ao ar livre e testar os diferentes tipos de iluminação: seja a luz solar direta, o dia nublado, a luz filtrada pelas folhas de uma árvore, entre outros exemplos.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]