Home»Artigos de Foto e Vídeo»A Importância da Fotografia de rua Profissional em 2017

A Importância da Fotografia de rua Profissional em 2017

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
2
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

“ Fotografia de rua profissional está ultrapassada” afirma alguns blogs e fórum de fotografia na internet. A ideia de que os smartphones têm substituído a fotografia de rua parece ter ganhado forma nos últimos meses, afirma o fotógrafo de rua Temoor Iqbal. Ele aborda muitos pontos de diferentes ângulos quando se trata desse assunto, ele acredita que as pessoas tenham ganhado mais confiança nas novas tecnologia e diminuindo a credibilidade do profissional da área.

O século 20 foi uma época de ouro para todos os tipos de fotografia, com os estilos mais distintos, mas foi um momento particularmente importante para a fotografia de rua profissional. Grandes fotógrafos como Josef Koudelka e Garry Winogrand trouxeram outra visão sobre esse tipo de fotografia, para eles a fotografia dependia mais de quem se fotografava, do que com o que se fotografa. Um exemplo claro disso é dar uma câmera DSLR profissional para um fotógrafo inexperiente e esperar que ele faça fotografias profissionais de qualidade.

A fotografia de rua profissional requer sensibilidade, pois carrega consigo grandes quantidades de informações, histórias e motivos que são percebidos de forma diferente para cada pessoa e que se reflete na imagem, ou seja, a fotografia de rua registra as mudanças importantes do mundo, a variedade, o singular e coletivo de uma sociedade e traz conteúdo tanto para quem captura o momento quanto para quem o vê.fotografia de rua profissional

Nos dias de hoje a fotografia ganhou mais espaço e mais visibilidade através da internet e das redes sociais, no entanto o resultado é um conjunto de fotos iguais, sem técnicas ou perspectivas que registram diversos momentos em full hd e em imagem 4k, mas não traz mais qualidade visual, embora com excelente resolução. O mesmo se aplica à autorretratos e retrato urbano.

Naturalmente, a fotografia de rua profissional é apenas um meio pelo qual documentar a realidade, mas para se obter um resultado profissional é necessário certo nível de conhecimento sobre composição. Assim como em outras profissões, é necessária educação na área, caso o contrário os resultados obtidos são os já mencionados, imagens com alta qualidade de resolução, mas sem nenhum tipo de profissionalismo.

Em suma, a fotografia de rua profissional não está morta, nem ultrapassada. Os profissionais da área devem buscar além de bons equipamentos fotográficos, maior nível de conhecimento e percepção, pois apenas o resultado final vai distinguir uma fotografia profissional de uma amadora, mesmo a popularização e banalização da foto.fotografia de rua profissional

Post anterior

20 Frases motivadoras para fotógrafos profissionais e amadores

Próximo post

MULHERES NA FOTOGRAFIA: GERDA TARO, A FOTÓGRAFA DE GUERRA

O Autor

eMania News

eMania News

O eMania News é uma equipe fornada por fotógrafos, cinegrafistas, escritores e fotojornalista que traz notícias e artigos diariamente com informações práticas e úteis para o profissional da área abordando artigos, fornecendo dicas, oferecendo reviews e outras formas de conhecimento.