Instant NeRF: A Tecnologia que transforma imagem 2D em 3D

0 59
Tempo de leitura: 3 minutos

Recentemente, a Nvidia apresentou uma nova tecnologia que permite transformar imagens 2D em 3D. Esse processo é conhecido como Instant NeRF ou Neural Radiance Field.

É uma tecnologia que usa inteligência artificial que alterar pontos 2D em 3D de forma simples e orientada.

É um método também conhecido como renderização reversa, que busca compreender a luz e seu comportamento no mundo real a partir de fotos feitas em diferentes ângulos para permitir a transformação do 2D em 3D.

Instant Nerf

Trata-se de uma tecnologia recente que logo estará cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e dos profissionais de fotografia.

Essa tecnologia permite a criação e recriação de áreas da imagem que não foram fotografadas e que possuam objetos obstruindo o objeto principal.

Mesmo quando há móveis e pilares o objeto principal permanece visível, e a tecnologia cria partes posteriores de um modelo ou objeto mesmo quando as partes de fotos bidimensionais não tenham sido registradas.

Instant NeRF: A tecnologia que transforma imagem 2D em 3D

Análise de imagens

Essa nova tecnologia consegue analisar todas as imagens bidimensionais compreendendo os ângulos e suas perspectivas das fotos que foram captadas, e em todo o caso a inteligência artificial envolvida consegue detectar a origem de cada pixel prevendo cores e a luz de cada ponto.

Segundo a Nvidia, a tecnologia do Instant NeRF está entre as mais rápidas do gênero 2D e 3D, podendo fazer a conversão de forma rápida em apenas alguns segundos e de maneira segura.

Logo que a tecnologia estiver disponível no mercado, teremos uma grande revolução nos processos de geração de imagens inaugurando um novo universo de possibilidades de mercado e negócios.


Irá revolucionar não somente o trabalho do fotógrafo, mas o conceito de criação de imagens de produtos, publicidade, moda e até da arquitetura.

Instant NeRF: A tecnologia que transforma imagem 2D em 3D

Sua Tecnologia

A tecnologia envolvida se refere ao processo de renderização inversa, quando a inteligência artificial consegue calcular o comportamento da luz e permite assim a reconstrução de uma cena ou ambiente em 3D considerando os ângulos de várias fotos 2D captadas.

Sendo assim, a Instant NeRF é uma técnica de renderização neural que pode alcançar mais de 1.000 acelerações. Na prática, a inteligência artificial aplicada pode aprender sobre tudo que precisa fazer considerando as fotos que está captando.

Novas possibilidades

Essa nova tecnologia permitirá novas aplicações para o mercado de imagem 3D com novas abordagens de profundidade e simplificação do processo de ambientes 3D.

O uso desse tipo de imagem, por exemplo, poderá ser amplo para a criação de avatares virtuais, planejamento de ambientes internos e externos por completo, geração de mapas 3D, criação de treinamentos em diferentes áreas, e entre outras possibilidades de aplicação.

O Instant NeRF chegará em breve ao mercado oferecendo novas possibilidades e geração de valor para a fotografia digital.

Instant NeRF: A tecnologia que transforma imagem 2D em 3D

Empresa NIVIDIA

A empresa NIVIDIA é uma das pioneiras no mercado digital, de criação tridimensional e de construção do metaverso. É uma tradicional investidora no campo da criação tecnológica tendo como foto as cenas 3D.

Redes Neurais

Quando falamos em NeRFS estamos nos referindo às redes neurais que são usadas para renderizar cenas 3D de modo realista considerando imagens de base em 2D.

A tecnologia funciona de forma melhor com fotos captadas em sequência em qualquer objeto em movimento, podendo ainda renderizar objetos desfocados.

Lembrando que a tecnologia também consegue preencher espaços em branco e treina uma pequena rede neural para conseguir reconstruir uma cena ou imagem, com a possibilidade de prever cores e luz.

O 3D já conhecido desde os anos 1990 são feitos baseando-se em makhas poligonais e são semelhantes às imagens vetoriais, por outro lado o NeRFs são como as imagens em bitmap podendo capturar a densidade da luz como ela é captada de um objeto ou da cena.

Sendo assim, o Instante NeRF podem aumentar bastante velocidade da captação das imagens seja para o 2D ou 3D.

Instant NeRF: A tecnologia que transforma imagem 2D em 3D

Método Instantâneo

Nos tempos atuais, seja na pesquisa ou nos laboratórios, a renderização de cenas e imagens 3D está mais rápida ao contar com as redes neurais (NeRF), dependendo ainda de treinar a inteligência artificial para melhorar o processo.

Atualmente, os pesquisadores da empresa NVIDIA estão em busca de compreender como a técnica de codificação de entrada poderá ser aplicada para aceleração com o uso da inteligência artificial, considerando a tradução de idiomas e algoritmos de aprendizado.

Instant NeRF: A tecnologia que transforma imagem 2D em 3D

Próximos passos

O próximo passo será o de adaptar a tecnologia do Instant NeRF para aplicativos de imagens e para dispositivos de menor tamanho como Câmeras de SmartPhones.

Para Câmeras Profissionais com sistema digital, a previsão é de inclusão dessa tecnologia para até o ano de 2025.

Conclusão

Neste artigo apresentamos conceitos e procedimentos técnicos referentes à tecnologia do Instant NerF.

De todo modo, as aplicação dessa tecnologia poderá ser cada vez mais vasta, possibilitando escanear de forma rápida qualquer tipo de ambiente ou pessoa.

As aplicações podem ser muitas, podendo ajudar criadores de jogos 3D, realização de varreduras de imagens digitais e aprimorar até mesmo a criação de mapas tridimensionais para GPS.

É formidável o encontro da fotografia com a tecnologia tridimensional através dessa nova tecnologia que, nos próximos anos, se tornará mais acessível e presente em nosso dia a dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.