Lente Anamórfica Sirui 50mm: Para Imagens Cinematográficas

Lente Anamórfica Sirui de 50mm: Para Imagens Cinematográficas

As novas Lentes Anamórficas Sirui de 50mm foram projetadas especificamente para atender a cineastas e videomakers que desejam criar imagens cinematográficas widescreen, mas não têm orçamento para isso. Ela apresenta um design pequeno, leve e robusto, abertura F1.8, fator de compressão de 1,33X, proporção de tela widescreen 2,4: 1.

O que são Lentes Anamórficas?

O formato anamórfico é a técnica de cinematografia para tirar uma imagem widescreen em um filme padrão de 35mm ou outra mídia de gravação visual com uma proporção de aspecto nativa não widescreen . Também se refere ao formato de projeção no qual uma imagem distorcida é “esticada” por uma lente de projeção anamórfica para recriar a proporção de aspecto original na tela de visualização.
Essas lentes afetam diretamente como as cenas são projetadas no sensor da câmera e foram inicialmente criadas para que uma imagem mais larga pudesse se encaixar dentro dos limites físicos da película.

Lentes Anamórficas e Esféricas

Nas produções geralmente são utilizados dois tipos de lentes: esféricas e anamórficas. Esféricas são as mais comuns e o formato de lente assumido como padrão, elas projetam a imagem no sensor sem afetar sua proporção na tela. no entanto, as lentes anamórficas projetam uma versão da imagem que é comprimida a partir de uma base mais longa, geralmente seguindo um fator de dois. Portanto, lentes anamórficas precisam passar por uma “descompressão”, seja na pós-produção ou no projetor de exibição para que possam ser exibidas da maneira correta.

As lentes anamórficas foram inicialmente criadas para que uma imagem mais larga conseguisse ser inserida em toda a área da película 35mm. Caso contrário ela teria sempre sua base e topo cortados do quadro e seria necessário eliminar isso utilizando máscaras no projetor.

Estas lentes, portanto, melhoraram de certa forma a qualidade da imagem, tanto por aumentar a resolução vertical quanto pela redução de grãos. Com a invenção do formato “Super 35mm” houve uma diminuição na diferença entre lentes esféricas e anamórficas, pois este formato entrega uma área horizontal maior por não conter a faixa de áudio.

Lente anamórfica vale a pena?

Tudo mudou quando uma empresa conhecida por seus tripés, a Sirui, anunciou o lançamento de suas Lentes Anamórficas 50mm f/1.8 em 2019. De repente, isso permitiu que jovens cineastas independentes e de baixo orçamento obtivessem aquele visual anamórfico que conhecemos e amamos por uma fração de o custo.

Lente Anamórfica Sirui 50mm: Para Imagens Cinematográficas
Lumix GH5 + Lente Sirui 50mm f/1.8 Anamorphic

A lente é construída com a mesma liga de alumínio e possui uma abertura de dez lâminas desclassificada com um longo alcance de foco, uma reminiscência de lentes de cinema de última geração.

Após um longo atraso devido aos regulamentos de bloqueio, consegui colocar em minhas mãos a primeira remessa que chegou aqui no Brasil. Embora o tamanho da lente possa parecer inexpressivo para alguns, ela produz uma relação de aspecto de 2,4: 1 e um aumento colossal de 33% no campo de visão horizontal. Portanto, o que você obtém é um equivalente APS-C de uma lente de 37,5mm.

Lente Anamórfica Sirui 50mm: Para Imagens Cinematográficas
FujiFilm XT3 + Lente Sirui 50mm f/1.8 Anamorphic

A grande abertura de f/1.8 permite que o usuário fotografe com pouca luz e mostre o belo bokeh oval que diferencia as lentes anamórficas de seu kit de lentes padrão. Em resumo. o grande lance do anel de foco manual irá garantir que você possa ajustar o foco suavemente enquanto se imagina como o próximo Larry Nielsen. Infelizmente, se você possui uma câmera Canon ou Nikon, você está sem sorte. Essas lentes são feitas especificamente para montagens M4/3, X-Mount da Fuji e E-Mounts da Sony. Mesmo se você encontrar um adaptador que se adapte à sua Sony a7 III Mirrorless, você ainda será forçado a filmar no modo APS-C para evitar vinhetas. E se você estava planejando fazer grandes planos, a distância mínima de focagem desta lente é de 0,85m, o que significa que você deve estar à distância de pelo menos um braço antes de você ‘

Lente Anamórfica Sirui 50mm: Para Imagens Cinematográficas
Sony a7R IV + Lente Sirui 50mm f/1.8 Anamorphic

Especificações da lente

  • Distância focal – 50mm
  • Suporte de lente – MFT (Micro quatro terços)/ FujiFilm X-Mount / Sony E-Mount
  • Formato – Super35mm / APS-C
  • F-Stop máximo – f/1.8
  • F-Stop mínimo – f /16
  • Distância mínima de foco – 33,5 “/ 85cm
  • Design óptico – 11 elementos em 8 grupos
  • Lâminas de íris – 10
  • Gear MOD e Pitch Focus – 0.8 MOD / 32 Pitch
  • Iris – 0,8 MOD / 32 Pitch
  • Diâmetro frontal – 69mm
  • Rosca de filtro – 67mm
  • Rotação do foco – 143,6 °
  • Aperto horizontal (anamórfico) – 1,33x
  • Comprimento – 4,2 “/ 106,6 mm
  • Peso – 560g
Lente Anamórfica Sirui 50mm: Para Imagens Cinematográficas
Lente Sirui 50mm f/1.8 Anamorphic

Pontos positivos:

  • Preço baixo em comparação com as lentes anamórficas tradicionais.
  • A qualidade da construção é ótima
  • Bokeh oval e listras anamórficas
  • Ótimo para pouca luz e profundidade de campo rasa em f/1.8
  • Abertura Manual Declicked**
  • Lance de foco longo

** O anel de abertura pode ser girado livremente sem clicar.

Pontos negativos:

Se você não pode gastar muito com essa lente, existem alternativas mais baratas. Os filtros anamórficos provaram ser bastante popular. Usar uma lente com uma distância focal maior em uma abertura totalmente aberta oferece resultados agradáveis, mas alguns podem argumentar que você ainda está adicionando uma camada extra de vidro na frente da lente, o que pode resultar em uma imagem mais suave.

De um design de lente usado principalmente para detectar o inimigo em tanques, a ser utilizado em filmes de Hollywood de alto orçamento, as lentes anamórficas certamente percorreram um longo caminho. E com a tecnologia de hoje se tornando cada vez mais acessível, isso me faz pensar que tipo de impacto essa lente terá na indústria cinematográfica. Com a Sirui anunciando uma nova lente anamórfica 35mm, disponível através do site da fabricante , a acessibilidade de suas lentes inundará o mercado e barateará a estética anamórfica, ou irá realizar os sonhos de um jovem cineasta?

Você usa lentes anamórficas? Você possui uma Lente Sirui? Compartilhe suas ideias na seção de comentários abaixo.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]