Lentes Sony: As melhores lentes para impulsionar suas fotografias.

Lentes Sony: As melhores objetivas para impulsionar suas fotografias.

Após mudar para a Sony e começar a fazer trabalhos como fotografia de casamento, achei adequado escrever um resumo das melhores lentes Sony.

Tive a sorte de ter acesso a toda a gama de lentes Sony E-Mount nativas e selecionei o que acredito serem as melhores Lentes Sony para uso geral.
Uma das vantagens das câmeras mirrorless da Sony é a capacidade de usar quase todas as lentes de terceiros (através de um adaptador), permitindo que os fotógrafos aproveitem a tecnologia de câmera líder da classe da Sony com alguns das melhores lentes do mundo.

Este resumo foi atualizado para incluir as objetivas Sony de montagem nativas para full frame (‘lentes Sony FE‘), as lentes de montagem e para APS-C (‘lentes E-Mount‘).
Há claramente muitas opções para os fotógrafos usuários da Sony . Portanto, sem mais delongas, aqui estão as melhores lentes da Sony.

Selecionei as lentes abaixo com base em minha própria experiência pessoal.
As câmeras usadas para o teste foram a Sony Full Frame a7R III, a Sony Mirrorless a7 III e a Sony Alpha a6600.

Lente Sony FE 55mm f/1.8 ZA Zeiss Sonnar T*

Lentes Sony: As melhores lentes para impulsionar suas fotografias.
Sony FE 55mm f/1.8 ZA Zeiss Sonnar T*
  • Compatibilidade: Full Frame (FE) e APS-C (E-Mount)
  • Foco mínimo: 0,5 m
  • Diâmetro do filtro: 49mm
  • Tamanho: 64,4mm (diâmetro) x 70,5mm (comprimento)
  • Peso: Aprox. 281 g

Vamos começar esta lista das melhores lentes Sony com uma das objetivas mais nítidas já produzidas… desde 2013! É isso mesmo, a Lente Sony 55mm f/1.8 tem mais de 5 anos…

Anunciada para complementar as primeiras câmeras mirrorless da linha Sony A7 e A7R, a Lente Sony 55mm f/1.8 era a combinação perfeita para esses dispositivos inovadores. Seu tamanho/peso foi bem com os corpos menores, e a ótica impecável Carl Zeiss aproveitou ao máximo o sensor de 36MP da Câmera Sony A7RIII Mirrorless.

Se você está procurando a lente mais nítida a uma distância focal útil e lisonjeira, é difícil vencer a Lente Sony 55mm f/1.8, pode parecer incomum, mas a diferença entre um campo de visão de 50 e 55mm é pequena e é algo que você rapidamente se acostumará.

Quando montado em um corpo Sony APS-C como o da Sony a6600, o campo de visão é convertido em 85mm, uma distância focal clássica para fotógrafos de retratos , que se esforçam para obter características faciais sem distorção, bonitas, fora de foco e um zoom de médio alcance que ainda não faz com que o visualizador se sinta muito distante da imagem.

A Sony fabrica lentes de 50mm para câmeras de montagem E-Mount e FE, mas esses 55mm são mais rápidos para foco automático e mais nítidos, fazendo com que valha a pena a despesa adicional se você planeja usá-la muito.

O T* em seu nome completo (Lente Sony FE 55mm f/1.8 ZA Zeiss Sonnar T*) refere-se ao revestimento anti-reflexo da Zeiss, que melhora os detalhes, o contraste e a clareza, principalmente sob luz forte.

Sony a6600 + Sony FE 55mm f/1.8 | © Tony Gale

Como em todas as lentes Zeiss, a qualidade de construção na Lente Sony 55mm f/1.8 é excelente, com um barril de metal e uma sensação sólida e de alta qualidade. Seu peso leve e tamanho reduzido a tornam uma lente perfeita quando montada em uma câmera mirrorless da Sony, tornando essa lente uma escolha extremamente popular entre os fotógrafos de rua.

Graças a um mecanismo de foco interno de alta velocidade, a Lente Sony 55mm f/1.8 oferece foco automático rápido, silencioso e preciso. Quando testado nas minhas Sony a7R III e Sony a6600, achei as velocidades de foco automático tão rápidas quanto as lentes DSLR mais rápidas que possuo e muito mais rápidas que as ofertas da Sony de 50mm.

Quanto à qualidade da imagem, esta lente oferece imagens nítidas, seja em fotos abertas em f/1.8 ou paradas em aberturas menores – você pode esperar nitidez de ponta a ponta em toda a tela e retenção de detalhes incrível .

O zoom em 100% em imagens filmadas com a Lente Sony 55mm f/1.8 anexado a 42MP da Sony a7R III Mirrorless é alucinante – cílios individuais parecem com fios na cabeça que enchem a tela. Essa lente também é incrível para fotografia de arquitetura por esse motivo, embora obviamente a 55mm você precise se afastar o suficiente para ajustar completamente o enquadramento da sua foto.

A queda do foco desses elementos extremamente nítidos para o efeito bokeh cremoso é gradual e sutil, e o próprio bokeh é lindamente suave.

As cores são precisas e vibrantes, de modo que os Fotógrafos de JPEG que não querem gastar tempo atrás de um computador podem ter certeza de acertar a foto diretamente da câmera. Obviamente, a reprodução de cores também depende da câmera usada, mas pelo menos com a Lente Sony 55mm f/1.8 , você saberá que não é a lente que o decepciona!

Em geral, essa é uma jóia de lente para ter na bolsa da câmera … ou mesmo no bolso do paletó, devido ao tamanho/peso diminuídos. Acredito firmemente que pequenos corpos mirrorless devem combinar com lentes pequenas e leves.
Se você gosta de lentes de grande angular ou prefere ampliar o objeto da foto, a Lente Sony 55mm f/1.8 oferece uma distância focal versátil, perfeita para fotografar retratos, e oferece nitidez líder da classe e qualidade Zeiss de primeira classe. Altamente recomendado!

Lente Sony E-mount 35mm f/1.8 OSS

Lentes Sony: As melhores lentes para impulsionar suas fotografias.
Sony E-mount 35mm f/1.8 OSS
  • Compatibilidade: APS-C (E-mount)
  • Foco mínimo: 0,3m
  • Diâmetro do filtro: 49mm
  • Tamanho: 63mm (diâmetro) x 45mm (comprimento)
  • Peso: Aprox. 154g

Ainda sobre lentes pequenas e leves que combinam perfeitamente com câmeras mirrorless da Sony , a Lente Sony 35mm f/1.8 merece um lugar de destaque nesta lista.

Na verdade, eu diria até que é a minha lente favorita para um corpo da Sony com sensor de corte, como a Sony Alpha a6600. Com metade do peso do corpo da câmera, é o complemento perfeito para os corpos derivados do sensor Sony APS-C.

Se você possui um corpo Sony full frame, fique à vontade para pular para a próxima lente recomendada, pois a Lente Sony 35mm f/1.8 é apenas para os sensores APS-C (corte). Embora tecnicamente coubesse em um corpo full frame, você experimentaria bordas desagradáveis, a menos que cortasse a imagem na câmera.

Em uma Câmera Mirrorles Sony com sensor recortado, essa lente oferece aproximadamente um campo de visão de 50mm (52,5mm), ideal para uma ampla gama de enquadramentos. A lente 50mm Sony é uma distância focal popular, pois oferece uma visão sem distorções do mundo e pode ser lisonjeiro para retratos, sem fazer com que o sujeito se sinta desconectado como uma lente maior.

Embora o sensor faça um bom trabalho em aspirar o máximo de luz possível, devido às limitações do tamanho menor do sensor, as imagens capturadas com pouca luz em ISOs mais altos podem se tornar bastante granuladas. É por isso que ter uma lente ‘rápida’ com uma abertura grande (f/1.8) como a Lente Sony 35mm f/1.8 é uma grande ajuda.

Abrir a abertura para f/1.8 pode significar a diferença entre uma imagem tremida (causada por uma velocidade do obturador muito lenta) e uma nítida (onde o uso de uma abertura maior permite uma velocidade mais rápida do obturador).

Lentes Sony: As melhores lentes para impulsionar suas fotografias.
Sony a6600 + Sony 35mm f/1.8 | © Rambo Estrada

Da mesma forma, pode significar a diferença entre uma imagem granulada (onde é necessário um ISO mais alto para capturar luz suficiente) e uma limpa (onde o uso do f/1.8 permite que você use um ISO mais baixo).

A sigla ‘OSS‘ refere-se ao Optical Steady-Shot (estabilização de imagem), um recurso raro nas lentes prime. Em combinação com a rápida abertura f/1.8, esse é outro motivo pelo qual a Lente Sony 35mm f/1.8 é tão boa para fotos com pouca luz.

Além das vantagens de fotografar com pouca luz, a abertura maior da Lente Sony 35mm f/1.8 ajuda a separar o enquadramento, incentivando elementos nítidos em foco e elementos cremosos fora de foco.

Uma abertura de f/1.8 também significa que você poderá obter a ‘aparência de fundo desfocado’ que realmente separa as câmeras menores. Claro, o “modo retrato” do seu smartphone pode ser capaz de fazer algo semelhante, mas o processo é muito mais lento com o celular e sua sofisticada IA.

A nitidez é decente em f/1.8, mas parar a lente em f/4f/8 realmente produz os melhores resultados, se capturar os mínimos detalhes é sua principal preocupação.

Devo dizer que a velocidade de foco automático da Lente 35mm f/1.8 da Sony quando montada na Sony a6600 não foi incrível, especialmente quando o objeto estava em contraluz. No entanto, na maioria das situações normais de luz do dia, a lente/câmera trava no assunto com rapidez suficiente e isso não é um problema.

No geral, a Lente 35mm f/1.8 da Sony é pequena, versátil e divertida, que é o complemento perfeito para um pequeno corpo de uma Câmera Mirrorless da Sony, com qualidade de imagem que simplesmente não é possível com a lente do kit que acompanha sua câmera.

Na minha opinião, é a melhor lente principal para os proprietários de câmeras com sensor APS-C da Sony que desejam uma configuração pequena e leve com excelente desempenho óptico – em muitos aspectos, é a combinação perfeita de câmera/lente de viagem.

Lente Sony FE 35mm f/1.4 Zeiss Distagon T*

Lentes Sony: As melhores lentes para impulsionar suas fotografias.
Sony FE 35mm f/1.4 Zeiss Distagon T*
  • Compatibilidade: Full Frame (FE) e APS-C (E-Mount)
  • Foco mínimo: 0,3m
  • Diâmetro do filtro: 72mm
  • Tamanho: 78,5mm (diâmetro) x 112mm (comprimento)
  • Peso: Aprox. 630g

Ainda na distância focal clássica de 35mm, a Lente Sony 35mm f/1.4 é minha recomendação para os fotógrafos full frame da Sony.

Por algum tempo, fiquei em dúvida se deveria incluir a excelente Lente FE 35mm f/2.8 da Sony aqui, mas percebi que meu amor por essa lente se devia principalmente ao tamanho e não ao desempenho óptico. Se a portabilidade é sua principal preocupação, o modelo f/2.8 é a melhor escolha, mas a lente que vou contar a seguir é muito melhor…

Vamos tirar o elefante da sala primeiro – a Sony 35mm f/1.4 é uma lente cara. Embora seja mais barata que as equivalentes Canon / Nikon, imagino que a maioria de seus proprietários seja profissional (como eu) ou amadora que valoriza muito o desempenho de imagens estelares.

A lente rápida de 35mm é estável na indústria de fotografia de casamento. Eu possuía inúmeras iterações de uma lente de 35mm ao longo dos anos que fotografei com DSLRs, e a Lente Sony 35mm f/1.4 foi uma escolha simples como a primeira lente a comprar com a minha Sony a7R III Mirrorless .

Em uma câmera full frame, 35mm é incrivelmente versátil. Fotógrafo de casamento ou não, 35mm permite que você se encaixe o suficiente na moldura para contar a história, ao mesmo tempo em que é igualmente adequado para fotografar um retrato solo, foto de grupo, imagem de paisagem ou qualquer outra coisa.

Lentes Sony: As melhores lentes para impulsionar suas fotografias.
Sony a7RIII + Sony 35mm f/1.4 FE | © Gold Hat Fotografia

Acrescente a f/1.4 para uma bela separação de objetos e um desempenho incrível com pouca luz, e você tem praticamente a melhor lente para fotógrafos da Sony.

Uma desvantagem das lentes f/1.4 é o tamanho / peso. As ofertas da Canon e da Nikon alcançam o topo da balança em cerca de 600g, e esta da Sony não é muto diferente, em 630g.

No entanto, é um pouco menor, e emparelhado com um corpo da da linha Sony A7 ou A9, é realmente muito bom – o estreitamento da lente onde ele se encontra com o corpo da câmera cria um espaço confortável para os dedos da mão que não está segurando a câmera descansar.

Embora você possa usar a Lente Sony 35mm f/1.4 em um corpo APS-C como a Câmera Sony a6500 , eu recomendaria definitivamente segurar a câmera + a lente, o tamanho / peso da lente dominará a câmera, o manuseio pode ser muito estranho. Mas existem fotógrafos que fazem essa combinação funcionar bem.
A qualidade de construção é de primeira linha, como seria de esperar de uma lente Zeiss.

Um toque agradável é o anel de abertura, que permite fazer ajustes de abertura na lente. Prefiro atribuir o disco de comando da câmera para controlar a abertura, mas para fãs de telêmetros ou gravadores de vídeo, usar a outra mão para ajustar a abertura pode ser conveniente. Você também pode escolher entre um clique tátil ou um rolo suave ao girar o anel de abertura.

Lentes Sony: As melhores lentes para impulsionar suas fotografias.
Sony a7RIII + Sony 35mm f/1.4 FE | © Gold Hat Fotografia

O efeito bokeh produzido pela Lente Sony 35mm f/1.4 é simplesmente incrível. Vindo da Nikon 35mm f/1.4G (incluída neste melhor agrupamento de lentes Nikon), notei uma semelhança na transição suave de elementos em foco para fora de foco, o que confere às imagens uma espécie de personalidade etérea.

Se você precisar transformar um fundo desagradável em uma miscelânea ou desejar dar aos objetos mais tridimensionalidade, essa lente de 35mm é imbatível na linha de lentes full frame da Sony.

O desempenho do foco automático é tão bom quanto qualquer equivalente em DSLR que eu tenha filmado. Obviamente, a velocidade de AF depende muito da câmera, mas emparelhada com qualquer câmera full frame mirrorless da Sony, estou confiante de que você não ficará desapontado.

Lentes Sony: As melhores lentes para impulsionar suas fotografias.
Sony a7RIII + Sony 35mm f/1.4 FE | © Gold Hat Fotografia

O ‘Distagon‘ em seu nome completo refere-se a um design de lente que ajuda a reduzir a distorção. Embora a leve distorção do barril ainda seja aparente, não há com que se preocupar e pode ser facilmente corrigida na importação para o Lightroom.

Uma área em que a Lente Sony 35mm f/1.4 supera os modelos equivalentes Nikon e Canon é na nitidez. Mesmo aberto, o centro é impressionantemente nítido, com os detalhes da imagem retidos até as bordas do quadro.

Costumo fotografar retratos em f/2, apenas para me dar uma margem de manobra em caso de falta de foco. O f/2 na Lente Sony 35mm f/1.4 parece ser o ponto ideal em termos de nitidez central e, combinado com o belo bokeh, esse agradável ‘efeito 3D‘ é realmente aumentado.

Eu poderia continuar falando sobre essa lente, mas, para encurtar a história, a Lente 35mm f/1.4 da Sony me deixou confiante de que minha mudança da Nikon para a Sony para o meu trabalho de fotografia de casamento foi sensata.

É a minha ‘lente de dinheiro’, uma verdadeira força de trabalho que oferece imagens de ótima aparência repetidas vezes, e me permite fotografar quase no escuro sem flash. Altamente recomendado!

Lente Sony FE 28mm f/2

Sony FE 28mm f/2
  • Compatibilidade: Full Frame (FE) e APS-C (E-Mount)
  • Foco mínimo: 0,29m
  • Diâmetro do filtro: 49mm
  • Tamanho: 64mm (diâmetro) x 60mm (comprimento)
  • Peso: Aprox. 200g

Juntamente com os 35mm acima mencionados, a Lente Sony 28mm f/2 foi a segunda das 3 lentes que comprei quando mudei da Nikon para a Sony.

Com apenas 200g, é um tamanho realmente de bolso, imaginei que essa seria minha ‘lente do dia a dia’ para uso não profissional ou a lente que eu colocaria na minha nova Sony Mirrorless a7 III ao viajar. Na verdade, acabou sendo muito mais do que isso …

Atualmente, a Sony 28mm f/2 é a principal lente Sony FE mais acessível e uma pechincha absoluta quando comparada às lentes grande angular de calibre semelhante de outros fabricantes.

Os 28mm é uma distância focal um tanto incomum, e reconhecidamente demorei um pouco de tempo para me acostumar. Eu não sou fã de fotografar extensivamente com uma 24mm, por isso estava preocupado que 28mm seria muito grande, mas na verdade não é tão assustadora assim.

A 28mm permite que você se aproxime da ação, enquanto ainda fornece espaço suficiente no quadro para contar a história através do plano de fundo ou de outros elementos em primeiro plano.

Lentes Sony: As melhores lentes para impulsionar suas fotografias.
Sony a7RIII + Sony 28mm f/2 FE | © Gold Hat Fotografia

A Lente Sony 28mm f/2 também é popular nos corpos de montagem Sony E-mount, oferecendo um campo de visão de 42mm. Devido ao seu tamanho pequeno, é ótimo quando conectado aos corpos dos sensores de corte da Sony e cria uma lente divertida.

Acho que muitos proprietários de câmeras full frame da Sony também possuem câmeras compactas com sensor de corte. Ao investir em lentes Sony FE leves como essa de 28mm, é fácil usar a mesma lente no corpo menor do sensor de corte e aproveitar a qualidade de imagem inerente ao vidro FE.

Uma vantagem exclusiva da Lente 28mm f/2 é que a Sony também produz dois conversores úteis que podem alterar a distância focal da lente – essa que é de 21mm; e outro que o torna um olho de peixe de 16mm!

Embora essa seja uma maneira econômica de criar três distâncias focais, também deve ser observado que o uso de conversores dessa maneira diminui a quantidade de luz que pode entrar na lente – esses conversores alteram f/2 para f/2,8 e f/3.5, respectivamente, embora com boa iluminação ou ao usar um tripé, isso não será um problema.

Lentes Sony: As melhores lentes para impulsionar suas fotografias.
Sony a9 + Sony 28mm f/2 | © Tyler Shortt

Como é uma lente tão leve, o desempenho do foco automático na Lente Sony 28mm f/2 é silencioso e rápido como um raio. Emparelhado com os corpos das séries Mirrorless a7 ou a9 da Sony que oferecem fotografia silenciosa, você pode focalizar e fotografar sem nenhum ruído.

A fotografia silenciosa é útil em várias situações, mas o meu lugar favorito para usar lentes grandes angulares leves como a Lente Sony 28mm f/2 é na pista de dança.

No final de um longo dia de casamento, a última coisa que quero anexar à frente da câmera é uma lente grande e pesada como uma Lente 24-70mm, e 28mm permitem que você fique preso na ação louca da pista de dança, fazendo com que o espectador se sinta realmente imerso.

Quanto à qualidade da imagem, a Lente Sony 28mm f/2 é nítida e contrastada até o alcance da abertura. A distorção é mínima, mas isso provavelmente se deve aos corpos mirrorless da Sony, que corrigem a maioria das distorções na câmera.

Lentes Sony: As melhores lentes para impulsionar suas fotografias.
Sony a7RIII + Sony 28mm f / 2 FE | © Gold Hat Fotografia

Fiquei agradavelmente surpreendido com a quantidade de bokeh que pode ser produzida em f/2 com esta lente. As lentes grande angular não podem realmente criar muitos elementos fora de foco, a menos que você esteja muito próximo do assunto, mas quando o fizer, a Lente Sony 28mm f/2 faz um ótimo trabalho ao criar separação de objetos.

Por esse motivo, essa pequena lente Sony, seria relegada a fotos dos meus filhos de férias, na verdade, é muito útil quando fotografamos profissionalmente. O campo de visão de 28 mm realmente encoraja você a se aproximar para ter uma sensação de imersão, e o f/2 pode ajudar a direcionar os olhos do espectador, desfocando o primeiro plano e/ou o plano de fundo.

Se você acabou de gastar seu orçamento em uma nova câmera mirrorless full frame da Sony e pode economizar apenas uma lente, a Sony 28mm f/2 seria minha recomendação. Faz com que a câmera seja muito divertida de segurar, possui excelente qualidade de imagem e não custa muito. Altamente recomendado!

Lente Sony FE 16-35mm f/2.8 GM

Lentes Sony: As melhores lentes para impulsionar suas fotografias.
Sony FE 16-35mm f/2.8 GM
  • Compatibilidade: Full Frame (FE) e APS-C (E-Mount)
  • Foco mínimo: 0,28m
  • Diâmetro do filtro: 82mm
  • Tamanho: 88,5mm (diâmetro) x 121,6mm (comprimento)
  • Peso: Aprox. 680 g

Se você está procurando a melhor lente zoom grande angular disponível para as câmeras mirrorless full frame da Sony, não procure além da Lente Sony 16-35mm f/2.8 GM.

Os proprietários da Lente Sony 16-35mm f/4 Zeiss OSS podem não querer ler mais, mas deixe-me dizer isso antes de irmos mais fundo – a versão Zeiss é menor, mais leve, mais barata e pode oferecer excelentes resultados.

No entanto, ainda não é tão bom quanto a versão Sony GM.

GM significa ‘Golden Master‘ – as lentes premium Sony E-mount, semelhantes às séries L da Canon. Confira o vídeo abaixo para ver os recursos que colocam as lentes GM um passo acima de todas as outras no catálogo de lentes da Sony.

A maioria das vantagens das lentes G Master em relação às lentes comuns da Sony, ou mesmo da Zeiss, é um pouco difícil de quantificar pelo fotógrafo comum. Afinal, é difícil diferenciar entre muito bom e ótimo, quando a qualidade da lente já é mais do que a maioria de nós precisará.

Dito isto, depois de passar um dia fotografando com a Lente Zeiss 16-35mm f/4 e essa Lente 16-35mm f/2.8 GM da Sony, estou convencido de que esta última vale o custo extra.

Não quero gastar muito tempo tentando comparar essas duas excelentes lentes, pois nenhuma delas é a escolha “certa”. Digamos que se a nitidez, a clareza e o desempenho/capacidade com pouca luz para desfocar o fundo for mais importante para você, continue lendo.

Os 16-35mm é uma faixa focal extremamente útil para todos os tipos de fotógrafo. 16mm em uma câmera full frame oferece um amplo campo de visão, perfeito para tudo, desde amplas vistas panorâmicas até retratos ambientais (desde que o objeto esteja a uma distância da câmera e não fique na borda do quadro!)

A 35mm também é uma grande distância focal, como discutido anteriormente, mas a vantagem dessa lente não é poder fotografar em 16 ou 35mm, mas sim, ter a flexibilidade de alterar o campo de visão entre essas duas distâncias.

Você não compra a Lente Sony 16-35mm f/2.8 como um substituto para a lente principal de 35mm.

A lente 16-35mm também se tornou popular entre os fotógrafos de casamento, principalmente na pista de dança de todos os lugares. A 16mm permite capturar alguns momentos loucos no rosto, e a versatilidade de diminuir o zoom para 35mm permite capturar ângulos mais amplos quando a ação se torna mais variada.

Pesando 680g, esta é uma lente robusta, semelhante em proporções à Lente 35mm f/1.4 da Sony descrita acima.

Como seria de esperar do preço de uma lente G Master, a qualidade de imagem da Lente Sony 16-35mm f/2.8 é incrível. Filmadas em f/2.8, as imagens são nítidas e esse nível de detalhe permanece em toda a sua faixa focal.

Se você conseguir se aproximar o suficiente do assunto, o bokeh exibido pela Lente Sony 16-35mm f/2.8 é suave e cremoso, embora para maximizar realmente o efeito, você precisará filmar a 35mm.

O site DXOMark, que espreita os pixels, o nomeou o zoom grande-angular mais bem avaliado, com uma pontuação de nitidez que deixou os modelos da Canon / Nikon na água.

Se você está procurando uma lente zoom grande angular com a melhor qualidade de imagem e pode justificar o preço, simplesmente não há uma opção melhor do que a Lente Sony 16-35mm f/2.8

Lente Sony FE 24-70mm f/2.8 GM

Lentes Sony: As melhores lentes para impulsionar suas fotografias.
Sony FE 24-70mm f/2.8 GM
  • Compatibilidade: Full Frame (FE) e APS-C (E-Mount)
  • Foco mínimo: 0,38m
  • Diâmetro do filtro: 82mm
  • Tamanho: 87,6mm (diâmetro) x 136mm (comprimento)
  • Peso: Aprox. 886g

Se você deseja uma lente capaz de lidar com praticamente qualquer cenário de fotografia e produzir imagens nítidas, vibrantes e com detalhes incríveis, a Lente Sony 24-70mm f/2.8 deve estar no topo da sua lista de desejos.

Vamos começar com as más notícias – essa é uma lente cara . Se você é da Nikon ou da Canon, estará acostumado ao alto preço dos zooms f/2.8, o preço é mais facilmente justificável – há muita engenharia louca para produzir uma lente de abertura fixa desse calibre .

Agora que você superou o choque inicial, por que diabos estou recomendando uma lente tão cara em um resumo que deveria servir para o fotógrafo comum?!
Simples – porque é a melhor. Sim, há uma versão f/4 Zeiss e até uma oferta da Lente Sony de 28-70mm f/3.5-5.6 também… mas todas são superadas pela Lente Sony 24-70mm f/2.8.

Lembra quando todos começaram a usar lentes de primeira qualidade porque eram mais nítidas e de melhor qualidade do que as lentes de zoom? Bem, esses dias não existem mais – a Lente Sony 24-70mm f/2.8 é tão nítida quanto qualquer lente principal da Sony que eu já fotografei – está lá com a Lente Sony 55mm que discutimos anteriormente, e tudo isso a partir de uma lente que pode levá-lo de grande angular para retrato em uma torção!

Lentes Sony: As melhores lentes para impulsionar suas fotografias.
Sony a7RII + Sony 24-70mm f/2.8 | © Tony Gale

Se você nunca fotografou com uma lente de 24-70 mm antes, é uma satisfação. Eu chamo de ‘lente preguiçosa’, pois você pode literalmente filmar um casamento inteiro com ela, mal mexendo os pés o dia todo!

Os 24mm são largos o suficiente para tirar toda a igreja ou aquela cena épica da paisagem, e os 70mm oferecem uma bela compressão para um retrato nupcial.

O f/2.8 costumava ser considerado abaixo da média para fotografias com pouca luz, mas com os altos recursos ISO das Câmeras Full-Frame atualmente, é mais do que suficiente.

Além disso, fotografar próximo ao final de 70mm da faixa focal em f/2.8 produz um efeito bokeh cremoso que transforma os elementos do foco em mingau – muito útil para fundos desagradáveis ​​em casamentos, por exemplo.

Em f/2.8, a Lente 24-70mm f/2.8 da Sony é impressionantemente nítida no centro do quadro em toda a faixa focal. Em f/4, a nitidez melhora, mas vamos ser sinceros – você estará gravando esse angulo aberto a maior parte do tempo, por isso é bom saber que ele tem um desempenho assim!

Um pequeno problema que notei foi o fantasma ao fotografar em direção ao sol – essa é uma área em que o vidro revestido da Lente Sony 24-70mm f/4 Zeiss é superior, mas não o considero um grande problema. Imperfeições como essa adicionam um certo caráter ao reflexo da lente, com uma certa imprevisibilidade que é divertida de se brincar.

Lentes Sony: As melhores lentes para impulsionar suas fotografias.
Sony a7RII + Sony 24-70mm f/2.8 | © C-Gee Fotografia

A qualidade do bokeh é realmente ótima, com destaques redondos e limpos em toda a distância focal, graças às 9 lâminas de abertura arredondadas. Contanto que você se aproxime o suficiente do objeto, poderá obter bokeh impressionante mesmo em 24mm.

Com o sol nas costas, as imagens da Lente Sony 24-70mm f/2.8 são vívidas, nítidas, contrastantes e extremamente puras. A distorção é típica para uma lente de 24-70mm, com distorção acentuada do barril em 24mm, embora seja facilmente corrigível no Lightroom.

Se você vier de outro sistema de câmera, investir em dois corpos full frame mirrorless da Sony e várias lentes pode estar fora do seu orçamento. Investir em um corpo e apenas na Lente Sony 24-70mm f/2.8 significa que você terá todas as suas distâncias focais cobertas e pode significar uma entrada mais prática no mundo da Sony para uso profissional.

Contanto que você não se importe com o peso dessa lente, eu realmente não consigo encontrar nenhuma razão para não recomendá-la a qualquer tipo de fotógrafo da Sony. É um pouco cara, mas pode ser a única lente que você precisa.

Lente Sony FE 85mm f/1.8

Lentes Sony: As melhores lentes para impulsionar suas fotografias.
Sony FE 85mm f/1.8
  • Compatibilidade: Full Frame (FE) e APS-C (E-Mount)
  • Foco mínimo: 0,8m
  • Diâmetro do filtro: 67mm
  • Tamanho: 78 mm (diâmetro) x 82mm (comprimento)
  • Peso: Aprox. 371g

Lembra-se de que mencionei que comprei três lentes quando mudei da Nikon para a Sony? Bem, essa Lente Sony 85mm f/1.8 foi a terceira lente em que adquiri.

Para lhe dar uma idéia, eu costumava fotografar com duas Nikon D750s, com lentes 35/85mm f/1.4. Adoro a aparência das imagens capturadas em f/1.4, mas achei que poderia facilmente lidar com f/1.8 – a troca na capacidade de captação de luz valia a pena pela redução no tamanho/peso e preço.

Lentes Sony: As melhores lentes para impulsionar suas fotografias.
Sony a7RIII + Sony 85mm f/1.8 | © Gold Hat Fotografia

Então, quando mudei para a Sony, optei pela Lente 85mm f/1.8 e não olhei para trás. (Se houvesse uma f/1.8 35mm, eu também teria!)

Com a compressão em 85mm, acho que o bokeh em f/1.4 é quase demais . Para todos os seus disparadores Canon 85mm f/1.2L, fotografar bem aberto com essa lente é como trapaça – você pode transformar praticamente qualquer fundo em uma bagunça cremosa e cheia de piercing!

O f/1.8 em uma lente de 85mm me parece ótima e, com apenas 371g, é o complemento perfeito para um corpo mirrorless leve da Sony.

Lentes Sony: As melhores lentes para impulsionar suas fotografias.
Sony a7RIII + Sony 85mm f/1.8 | © Gold Hat Fotografia

Mesmo em um corpo de sensor APS-C como o Sony a6500 Mirrorless, a Lente Sony 85mm f/1.8 parece boa, embora 127.5mm como distância focal (com a conversão do sensor de corte) seja um pouco menos versátil.

A qualidade de construção é decente, embora não seja a construção de tanque de metal que você verá com as lentes G Master ou Zeiss. O cano é feito de plástico resistente e a montagem e a rosca do filtro são de metal. Na verdade, eu prefiro essa construção a uma lente totalmente metálica, já que elas são muito mais leves .

Um toque agradável é o botão ‘manter o foco’ na lateral da lente, que pode ser personalizado para controlar várias outras funções – eu tenho o meu configurado para controlar o AF Ocular.

Quanto à qualidade da imagem, essa é outra lente Sony f/1.8 que realmente se destaca pela nitidez. Como a Lente 55mm f/1.8 que discutimos anteriormente, a Lente Sony 85mm f/1.8 obtém quantidades incríveis de detalhes – o zoom de 100% nos arquivos da Câmera Sony A7R III é impressionante.

Lentes Sony: As melhores lentes para impulsionar suas fotografias.
Sony a7RIII + Sony 85mm f/1.8 | © Gold Hat Fotografia

A marca DXO comparou a Lente 85mm f/1.8 da Sony com as outras variantes da Sony / Zeiss 85mm e a considerou a mais nítida do grupo. Também exibe muito pouca distorção.

As imagens que tirei profissionalmente com a Lente Sony 85mm f/1.8 parecem fantásticas em f/1.8, mas para mim, a lente realmente se destaca quando parou em f/4 ~ f/5.6, onde as imagens se tornam ainda mais contrastantes e nítidas, quase pulando fora da tela.

Se você vem de outro sistema de câmera e sempre usou lentes f/1.4, dê uma chance à Lente Sony 85mm f/1.8 antes de colocar seu dinheiro em outras opções. Com o incrível desempenho de alto ISO das câmeras full frame da Sony, você não perderá os 2/3 de uma parada quando o sol cair, e não perderá, mesmo se você for um dependente do bokeh!

Por esse preço, recomendo a Lente 85mm f/1.8 Sony para qualquer fotógrafo que precise de uma distância focal de retrato versátil a um bom preço, o que complementa o tamanho de uma câmera mirrorless da Sony.

Lente Sony 24mm E f/1.8 Sonnar T* ZA

Lentes Sony: As melhores lentes para impulsionar suas fotografias.
  • Compatibilidade: APS-C (E-mount)
  • Foco mínimo: 0,16m
  • Diâmetro do filtro: 49mm
  • Tamanho: 63 mm (diâmetro) x 65,5mm (comprimento)
  • Peso: Aprox. 225g

Terminarei esse resumo das melhores lentes Sony com uma escolha um pouco controversa. Não há dúvida de que esta Lente 24mm f/1.8 Sony é a melhor lente grande angular padrão disponível para câmeras de montagem Sony E-mount com sensor de corte, mas seu preço definitivamente não é para todos.

Eu acho que é uma suposição justa dizer que a maioria dos profissionais usa câmeras full frame, dada a escolha. Os disparadores da FujiFilm são ‘limitados’ ao formato APS-C, mas os fotógrafos da Sony podem decidir entre o sensor APS-C e o full frame … e a maioria dos profissionais escolhe o full frame.

Portanto, também é uma suposição justa dizer que, se seu corpo principal for um sensor APS-C da Sony, você não estará ganhando dinheiro com a fotografia.

Lentes Sony: As melhores lentes para impulsionar suas fotografias.
Sony NEX 7 + Sony 24mm f/1.8 | © Alan Chen Fotografia

No entanto, acredito que seja qual for a sua profissão e a câmera que você possui, é sempre uma boa decisão investir na melhor lente possível que você puder pagar… e, neste caso, essa lente é a Sony 24mm f/1.8.

Então, o que você está recebendo pelo seu dinheiro? Em primeiro lugar, a conexão desta lente ao corpo do sensor APS-C da Sony a transforma em uma distância focal equivalente a 35mm com uma abertura rápida de f/1.8.

A 35mm é ideal como uma lente alternativa, inteligente o suficiente para paisagens ou arquitetura e ainda é boa para uma fotografia de paisagem.

O tamanho e o peso se equilibram muito bem nos corpos da série Sony a6XXX. A qualidade de construção é totalmente metálica, como é de se esperar da Carl Zeiss, e é um grande avanço da lente do kit de plástico.

Quanto à qualidade da imagem, a Lente 24mm f/1.8 da Sony é impressionantemente nítida em todo o quadro, especialmente quando parada em f/4. Em f/1.8, há uma leve suavidade nos cantos, mas nada que distraia e, se você se aproximar do objeto, será recompensado com um belo bokeh graças às 7 lâminas de diafragma arredondadas.

É justo dizer que qualquer uma das lentes da Sony com a palavra ‘Zeiss‘ ao lado realmente supera a qualidade da imagem, especialmente os primos rápidos como este.

Lentes Sony: As melhores lentes para impulsionar suas fotografias.
Sony a6600 + Sony 24mm f/1.8 | © Duy Nhât Phan

A reprodução de cores é excelente com a Lente Sony 24mm f/1.8 , e as imagens são nítidas, vibrantes e contrastantes, mas isso obviamente depende muito da câmera usada. Na Sony Mirrorless a6600 que eu usei para testar, as velocidades de foco automático eram excelentes e os JPEGs pareciam ótimos diretamente da câmera.

Se você possui um corpo de sensor de corte da Sony e deseja as vantagens e a flexibilidade de usar uma lente ‘real’ de 35mm (ao contrário de uma que é rotulada como ’35 mm’, mas converte para cerca de 50m no APS-C), a Lente Sony 24mm f/1.8 é simplesmente a melhor lente que você pode comprar.

Se você deseja tirar o máximo proveito de cada mega pixel no seu corpo da Sony a6XXX, investir em objetivas Zeiss Premium realmente abrirá seus olhos, especialmente se você estiver acostumado a lentes com zoom de abertura variável, como as que normalmente vêm junto com máquinas fotográficas. Altamente recomendado!

Resumo Rápido: Guia do Comprador

Com vários fabricantes de lentes que atendem ao suporte Sony E-Mount, bem como a incrível linha de lentes da Sony, você não pode deixar de se sentir um pouco sobrecarregado com a escolha!

Muitos fotógrafos chegam à Sony vindo da Nikon ou da Canon, então sua primeira pergunta é se ainda podem usar as lentes não nativas existentes em seu novo corpo da Sony.

O uso de Lentes Canon em um corpo Sony é definitivamente possível através de adaptadores de lente, e é divertido experimentar outras lentes de terceiros também, mas eu sempre recomendo o uso de lentes nativas sempre que possível.

Com a gama cada vez maior de lentes Sigma Art para montagem eletrônica, além das próprias ofertas da Sony, o fascínio de usar vidro não nativo na sua Câmera Sony está diminuindo.

Com base nos últimos meses, testamos uma seleção das melhores lentes Sony E-Mount, estas são as que eu escolhi como base sólida para qualquer proprietário de câmera de sensor full frame ou sensor APS-C da Sony.

Lembre-se de que as lentes FE (full frame) podem ser usadas em todas as câmeras mirrorless da Sony (com uma multiplicação de 1,5* da distância focal).

Se você deseja saber quais lentes comprar primeiro para a sua câmera Sony, este breve resumo deve ajudar:

Se você está procurando uma lente prime pequena, divertida e acessível, para a sua câmera com sensor APS-C (montagem E-Mount) da Sony, a Lente Sony 20mm f/2.8 é a minha escolha.

Pequena e leve como uma tampa de lente, você pode desfocar o fundo de maneira barata e a qualidade da imagem também é surpreendentemente boa.

Se você deseja aumentar consideravelmente a qualidade da imagem em sua câmera da série a6xxx, a Lente Sigma 30mm f/1.4 é uma boa aposta – que a abertura máxima rápida proporcionará um excelente bokeh e evita problemas com pouca luz.

Quanto às câmeras Sony de montagem FE (full frame), minha principal favorita é a Lente Sony 35mm f/1.4, que revi abaixo. No entanto, decidi incluir a Lente Sony 50mm f/1.4 na tabela acima, pois ela parece ser uma distância focal mais popular para muitos fotógrafos. Ambas são lentes excelentes.

Para os zooms, as lentes f/2.8 G Master são as tops de linha, seja você usuário de uma câmera com montagem FE (full frame) ou E-Mount. Se você tem dinheiro sobrando, as lentes Sony 16-35mm f/2.8, a Sony 24-70mm f/2.8 e a Sony 70-200mm f/2.8, também conhecida como ‘trindade sagrada’, são imbatíveis em qualidade.

No entanto, pela metade do preço, recomendo que você verifique também as variantes do f/4. A menos que você esteja fotografando com pouca luz o tempo todo, a estabilização de imagem f/4 plus e os excelentes recursos de alto ISO da Sony podem ser tudo o que você precisa.

A Lente Sony 70-200mm f/4, por exemplo, é uma ótima relação custo/benefício e é perfeita tanto para sensores de corte Sony quanto para Câmeras Full Frame (torna-se equivalente a 105-300mm no APS-C).

Uma outra recomendação é a Lente 85mm f/1.8 da Sony, que é uma lente básica, leve e acessível, perfeita para retratos, oferecendo imagens nítidas e contrastantes com belas áreas fora de foco.
Em uma câmera de montagem E-mount como a Sony a6600 Mirrorless, ela se tornará uma lente de 142mm, também excelente para fotografia de retrato.

Esta não é de forma alguma uma lista exaustiva, pois as necessidades de cada fotógrafo são diferentes.

Palavras Finais

Esta é a lista de lentes que eu forneceria a qualquer amigo que tivesse acabado de investir em uma full frame ou corpo de sensor APS-C da Sony.

No entanto, acredito que esse resumo oferece uma seleção sólida de lentes versáteis que proporcionam o melhor retorno possível, ou simplesmente fornecem a melhor qualidade de imagem absoluta a uma distância focal especificada.

Estou interessado em saber se você concorda ou discorda de alguma destas opções. Portanto, fique à vontade para deixar um comentário abaixo para continuar a discussão. Como mencionado anteriormente, eu também gostaria de ouvir sobre suas lentes de terceiros favoritas que você usa para montar nos corpos das Câmeras Sony.