Home»Artigos de Foto e Vídeo»As linhas na Composição Fotográfica Profissional

As linhas na Composição Fotográfica Profissional

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
3
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Uma boa composição fotográfica é o que difere uma fotografia profissional de uma amadora. Deve-se buscar harmonizar iluminação, contraste, foco e as linhas, que são base para toda e qualquer representação visual.

As linhas principais de uma composição fotográfica são as retas, curvas e horizontais que podem influenciar a maneira que o apreciador vê sua imagem. Por exemplo, se fizer a foto de uma cena evidenciando a simetria das linhas, você certamente trará harmonia e senso de organização. Além disso, as linhas podem sugerir um sentimento de prolongamento e, dependendo da intenção, de monotonia, por conta da repetição de alguns padrões.

Linhas Principais:

As linhas dentro de uma em uma composição fotográfica trazem naturalidade para o ponto onde você deseja. A linha principal ou o conjunto de linhas principais é responsável por levar o expectador ao ponto chave da imagem ou ao ponto de descanso, quando aplicada a regra dos terços.

composição fotográfica

composição fotográfica

composição fotográfica

A linha principal é o que leva você de um ponto a outro em uma imagem. Nossos olhos naturalmente seguem as linhas. Seu olho conecta os pontos inconscientemente a elas. Por isso a importância de atrair quem observa a imagem ao motivo principal da imagem. Você pode utilizar o viewfinder para localizar os pontos centrais.

Linhas horizontais:

As linhas horizontais são responsáveis por transmitir calma e estabilidade à imagem. É importante ressaltar que não recomendado dar destaque às linhas do horizonte, pois elas por si já têm o destaque em dividir a imagem.

composição fotográfica

Ao utilizar a regra dos terços, fotógrafos especialistas em composição fotográfica geralmente utilizam até 2/3 da imagem para o motivo principal e deixar o restante para a linha do horizonte, assim a imagem fica bem equilibrada.

Linhas verticais:

As linhas verticais dentro da composição fotográfica é a técnica mais comum de ser encontrada, mas nem sempre é usada de forma correta. Ela destaca o motivo e transmite grandiosidade, impacto e altura. É muito usada nas fotografias de pessoas e objetos em geral para harmonizar as dimensões do que é fotografado com o ambiente.

composição fotográfica

composição fotográfica composição fotográfica

 

Linhas diagonais:

Embora as verticais sejam as mais usadas, as que ganham maior destaque na composição fotográfica são diagonais, com maior efeito visual porque conduzem os olhos do expectador para um determinado ponto de interesse. Geralmente estas linhas partem de um dos lados do enquadramento até o seu lado oposto.

composição fotográfica

composição fotográfica

composição fotográfica

 

Formas geométricas:

Além de se utilizar as linhas comuns, é possível agrupá-las e criar uma nova na composição de uma imagem para determinado tipo de fotografia. Esse tipo de enquadramento geométrico é muito utilizado em produções profissionais e requer um pouco mais de conhecimento e prática no assunto.

 

composição fotográfica

composição fotográfica

composição fotográfica

composição fotográfica

Claro que essas dicas são para fotos profissionais, mas você consegue obter esses enquadramentos básicos utilizando aplicativos como o de composição de fotos para iPhone: Composition Cam, por Raymond Thi.

 

 

Post anterior

Dicas Iluminação para vídeo profissional e como Utilizar

Próximo post

Flash Speedlite Canon 600EX e 430EX RT, qual o melhor?

O Autor

eMania News

eMania News

O eMania News é uma equipe fornada por fotógrafos, cinegrafistas, escritores e fotojornalista que traz notícias e artigos diariamente com informações práticas e úteis para o profissional da área abordando artigos, fornecendo dicas, oferecendo reviews e outras formas de conhecimento.