Importância da fotografia para o marketing digital

Importância da Fotografia para o Marketing Digital

Como funciona o marketing digital para a fotografia? Sabemos que a imagem é um dos principais atributos para ilustrar, apresentar e posicionar produtos, serviços e mensagens em geral para o público consumidor.

A foto é um dos primeiros elementos que chamam a atenção, principalmente em projetos de propaganda analógica ou digital. Porém, para o conteúdo digital, a utilização de imagens tem sido cada vez mais exigida para posicionar produtos e peças de divulgação em diferentes plataformas.

O principal objetivo é alcançar bons resultados de vendas, com o uso de imagens de divulgação da marca com alta qualidade, procurando sempre conectar o conceito da imagem à mensagem e ao público de forma correta.

Neste artigo apresentamos os principais conceitos da importância da foto para as estratégias de divulgação e posicionamento de produtos.

Como funciona o Marketing Digital para Fotografia?

Devemos ressaltar que a edição e distribuição da imagem no projeto publicitário é fundamental para a divulgação de qualquer tipo de negócio na internet.

A imagem ajuda a facilitar a memorização, elevado o interesse no público em conhecer mais sobre o produto e a marca. Inicialmente, em um projeto de branding, é importante também investir na qualidade da imagem para que a atenção não seja perdida.

Porém, além da foto gerada, é importante pensar no conceito, na oferta, no texto que irá acompanhar a fotografia e outros fatores a serem trabalhados junto com a imagem.

Todos esses cuidados são fundamentais para aumentar as vendas, ressaltando que cada imagem ou foto poderá, por meio da técnica, apresentar ou resumir todo o conceito do anúncio de vendas.

Importância da fotografia para o marketing digital

Por que produzir a própria foto?

Em muitos casos é possível trabalhar uma campanhas de marketing digital a partir de fotos selecionadas de um banco de imagens. Porém, optar pela geração da própria foto poderá ajudar a personalizar a produção do conteúdo do anúncio, além de criar diferenciais para atrair mais clientes para o anúncio ou conteúdo orgânico.

A foto original e própria poder ser desenvolvida também com ajuda profissional de designers e publicitários. Mesmo que o site de banco de imagens apresentem uma maior gama de opções de fotos por um preço mais acessível, incluindo sites pagos ou gratuitos, a criação de fotos originais para propagandas é mais recomendada e vamos explicar as vantagens a seguir.

1) Positiva identificação da marca

Falamos anteriormente da necessidade da foto apresentar o conceito de uma marca ou produto. Ao criar e gerar a própria imagem a empresa estará demarcando seus estilos, pois cada empresa ou marca possui estilo de identidade próprio como cores, ideias, serviços, produtos, ambiente e staff de colaboradores.

Dessa forma é possível transmitir mensagens únicas através das fotografias da empresa gerando ainda mais engajamento e proximidade.

2) Tratamento da imagem

A criar a própria foto, a empresa ou o empreendedor poderá fazer a sua imagem no formato que quiser. Mesmo que a imagem não seja impressa, a imagem capturada e em processo de edição guardará todos os dados originais da imagem capturada.

A foto original permitirá específico tratamento da imagem de forma mais apurada em comparação com uma foto capturada em um banco de imagens.

Importância da fotografia para o marketing digital

3) Tamanho do arquivo

Quando resolvemos comprar uma imagem pronta proveniente de um banco de imagem, podemos nos deparar com tamanhos limitados. Principalmente, quando a empresa precisa de imagens para editar um slide, álbum especial ou até mesmo um vídeo.

4) Qualidade Diferenciada

A utilização de uma imagem original feita a partir de uma câmera digital de qualidade própria ou com a ajuda de um profissional ajuda a gerar campanhas originais e única, lembrando que o ato de valorizar imagens nas campanhas de marketing atrais mais clientes devido ao profissionalismo.

É importante, ao pensar no uso das fotografias para o marketing digital, em selecionar sempre fotografias de alta qualidade. Sabemos que as imagens elaboradas por fotógrafos e designers possuem o diferencial devido à dedicação de criar um fator estético que caminho ao lado dos objetivos do negócio.

Objetivos

O principal objetivo da imagem deve ser o de sensibilizar o público-alvo, e conseguir engajar visitantes em leads e converter leads em clientes, utilizando os melhores recursos visuais para que as pessoas se identifiquem com os produtos e serviços da marca.

Evite imagens amadoras

A utilização de imagens amadoras feitas de qualquer maneira através do celular. Essa iniciativa não consegue atrair a atenção do público-alvo, o que pode gerar perda de dinheiro e de esforços de mercado.

Importância da fotografia para o marketing digital

Invista em site mais atrativo

Quando utilizamos a fotografia profissional, seja através de máquinas fotográficas de qualidade ou contratando os serviços de um profissional de fotografia, a empresa terá melhores condições de criar, editar e veicular anúncios e conteúdos de mais qualidade.

Principalmente, a geração de fotografias profissionais ajudarão bastante no conteúdo do site da empresa ou na loja virtual do e-commerce da empresa.

​Como falamos anteriormente, usar imagem amadora e com baixa resolução compromete os esforços de marketing e de veiculação, podendo gerar uma imagem ultrapassada em relação à empresa e sua presença de mercado.

E quando nos referimos às campanhas de marketing e de vendas, além das imagens é importante selecionar bons textos, vídeos e edição de logomarca de acordo com os objetivos da empresa.

Conteúdo institucional

Os esforços de marketing atrelados à produção de imagens profissionais também se aplica à produção de fotos institucionais a serem usadas em material de treinamento, informativo interno, intranets, portfólios e entre outras iniciativas.

Importância da fotografia para o marketing digital

Conclusão

Portanto, independente do público-alvo, é fundamental investir em fotos de qualidade para elevar o sucesso da divulgação e distribuição. Para as vendas, por exemplo, é importantíssimo que as imagens auxiliem a atrair o público para os produtos e serviços que estão sendo veiculados.

Tudo dependerá também da percepção da marca, geração de autoridade, geração de valor e outros atributos de mercado para os quais a imagem será sempre importante.

Antes mesmo de viralizar determinada mensagem, é importantíssimo fortalecer o conteúdo da empresa em relação ao público que acessa diferentes tipos de informações referentes ao mercado e produto da empresa.

Lembrando também que o público está sempre em busca de informações, e como consumidor de informações, ele também consome imagens, repetimos: “o consumidor potencial também consome imagens”.

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