Home»Artigos de Foto e Vídeo»Entenda a diferença entre Microfones de mão e condensadores

Entenda a diferença entre Microfones de mão e condensadores

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
1
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Dentre os mais variados tipos de microfones para Câmeras e filmadoras, há dois modelos que causam confusões para os profissionais com pouco conhecimento na área ou amadores que estejam começando, sendo eles modelos de Microfone de Mão e condensadores.

Para o vídeo, ter áudio de qualidade é importantíssimo para o profissionalismo da produção e do tipo de produção. As empresas de áudio desenvolveram microfones específicos para diferentes tipos de gravações.

 

Para produções artísticas e empresárias, como filmes, propagandas e gravações no geral o mais utilizado e indicado é o Microfone Shothgun, por exemplo, ou em entrevistas e gravações profissionais como noticiários, entrevistas e documentários o melhor é o microfone lapela.

O Microfone de Mão e o condensador têm funcionalidades parecidas, voltadas para produções musicais, de palco como shows e programas de apresentação, porém há diferenças entre eles.Microfone de Mão

Projetados para maior durabilidade o Microfone de Mão é mais resistente a quedas e pancadas, já que pode ser usado em todos os tipos de ambientes, no entanto, esse tipo de microfone não possui tanta sensibilidade quanto os microfones condensadores.

Eles geralmente captam o áudio direto, recusando sons mais distantes e isso, em alguns casos, pode atrapalhar a produção ou não dar tanta qualidade para ela, uma vez que não há tanta sensibilidade em sua captura de áudio. Ainda assim, ele é indiscutivelmente útil para todos os tipos de produção e são, geralmente, mais baratos por não possuírem tantas ferramentas como os Microfones condensadores.Microfone de Mão

Os condensadores captam o sinal de maneira mais clara e uniforme, possui mais sensibilidade e enriquece, no caso de gravações de música, a produção com pequenos detalhes e permitem uma modulação da voz em aplicativos de edição.

Eles também são mais leves e fáceis de transportar, no entanto, são menos resistentes do que o Microfone de Mão. Os Microfones condensadores são muito mais sensível, como já mencionado, e por isso também não são muito utilizados em palcos e externas, uma vez que dependendo de sua posição podem capturar muito mais detalhes do ambiente.Microfone de Mão

Outra diferença é a alimentação. O Microfone de Mão utiliza bateria própria, geralmente pilhas ou baterias recarregáveis inclusas, enquanto o condensador necessita de alimentação fantasma, uma fonte de energia externa e continua para manter-se ligado e  funcionando.Microfone de Mão

Não existe um modelo “melhor” ou “pior” cada um deles possui uma finalidade diferente, mesmo que bem parecidas e podendo alternar, o que vale mesmo é desenvolver seu conhecimento e ver qual o melhor microfone para o seu tipo de gravação!

Post anterior

Tripé para fotografia e câmeras fotográficas

Próximo post

OS FILMES INDICADOS AO OSCAR DE MELHOR FOTOGRAFIA EM 2017

O Autor

eMania News

eMania News

O eMania News é uma equipe fornada por fotógrafos, cinegrafistas, escritores e fotojornalista que traz notícias e artigos diariamente com informações práticas e úteis para o profissional da área abordando artigos, fornecendo dicas, oferecendo reviews e outras formas de conhecimento.