Dicas de Mochilas para Fotógrafos

0 180

Quando falamos em mochilas para fotógrafos devemos lembrar que, infelizmente, não são todos os profissionais que se preocupam em comprar uma mochila com costura e desenho específico para acomodar as câmeras e demais acessórios para o uso da fotografia.

Em tempos de tecnologia avançada sendo inserida em câmeras profissionais e semi profissionais, é fundamental que o profissional adquira uma mochila adequada para carregar e comportar o seus principais equipamentos de trabalho.

Devemos ressaltar que os equipamentos estão ficando cada vez mais compactos e mais leves, porém é fundamental ter uma bolsa específica pois cada equipamento apresenta peças que são sensíveis ao peso e ao toque.

Além de carregar a câmera, o profissional necessitará carregar baterias, cartões de memória, lentes e filtros para a elaboração do melhor trabalho possível.

É importante que a mochila ofereça mais proteção e organização interna para evitar perdas e prejuízos.

Mochilas para Fotógrafos

Logo depois de escolher a câmera profissional, a lente e demais acessórios para o trabalho, é importante pensar em proteger cada equipamento e peça dedicada para a realização do trabalho.

Sabemos que a maioria dos profissionais procuram manter os seus equipamentos seguros e protegidos, mas no caso de viagens curtas ou cumprimentos de agenda de trabalhos, o fotógrafo necessitará urgentemente adquirir uma mochila especial para transportar os seus equipamentos fotográficos.

Ao aquirir esse tipo de mochila ou bolsa compacta, o profissional terá mais facilidade para transportar e carregar seus equipamentos e acessórios de maneira simples, segura e protegida.

É importante que a mochila tenha qualidade e que nas áreas internas consiga impedir danos aos preciosos equipamentos fotográficos.

Seja no mercado nacional ou internacional, o profissional poderá encontrar diferentes tipos de mochilas fotográficas de diferentes marcas e nível de qualidade.

Existem muitas opções de tamanho, marca, material e costura interna e externa que permite carregar vários tipos de equipamentos.

A opção certa

Dentre as opções de mercado, é indicado ao profissional escolher bolsas e mochilas que tenham sido fabricadas com material à prova d’água, o que irá proteger os equipamentos em situações de chuva ou de queda da bolsa em um local com água em excesso.

Alguns profissionais procuram evitar mochilas que possuem a marca de fabricação de marcas desconhecidas, procurando escolher uma mochila que apresente aspecto simples e comum que ajude a não denunciar o que há no interior da mochila em locais públicos.

Nesse sentido o principal objetivo é camuflar e não revelar para todo mundo que está carregando um material fotográfico dentro da bolsa compacta.

Outra dica importante é selecionar bolsas e mochilas que oferecem divisórias internas, velcro e camadas de modificação conforme a necessidade de cada profissional e quantidade de equipamentos a serem inseridos no interior da mochila.

1 ) Mochila Vivitar

Ao decidir não utilizar mochilas da marca Nikon, por exemplo, para não chamar atenção, a marca “Vivitar” é bastante conhecida por oferecer espaços internos com tecido acolchoado que protegem qualquer material contra quedas, traumas físicos e umidade.

2 ) Crazy

A linha “Crazy” também é bastante conhecida e oferece proteção interna contra impactos, além de tecidos impermeáveis. A marca oferece bolsas e mochilas para profissionais com divisórias internas para guardar componentes sensíveis como lentes.

3 ) Marcas Fotográficas

Comprar mochilas que tenham a marcam “Canon” ou “Nikon” é indicada para o fotógrafo que transita em carro próprio e não precisará transitar a pé por ruas ou calçadas, pois essas mochilas atraem as atenções.

É importante verificar se as mochilas dessas marcas “oficiais” oferecem compartimentos internos, lembrando que essas mochilas costumam ser oferecidas também como brinde no ato da compra de uma máquina fotográfica.

​O que considerar?

Existem vários fatores a serem considerados ao comprar uma mochila fotográfica. Devemos pensar nos recursos básicos que toda mochila ou bolsa profissional deve oferecer.

Ao escolher uma boa mochila, o profissional deve analisar o tipo do material, o tamanho, design, a capacidade de peso para carregar os equipamentos, o nível de segurança e aparência.

Como usar?

Em muitas situações, o profissional pode carregar a mochila para o lado das costas, mas em casos de ter muitos equipamentos sendo carregado é indicado colocar a mochila na frente do corpo, principalmente, em casos de estar andando de ônibus, metrô ou UBER.

Resistência

É fundamental avaliar o nível de resistência da bolsa ou da mochila para fotógrafo, sendo importante que ela tenha sido fabricada com material robusto e de boa qualidade.

É importante colocar a câmera junto a case (estojo) no local indicado para guardar a câmera internamente na mochila. Existem mochilas que são fabricadas com material sintético em canvas, e estas costumam ser muito procuradas por ter um material à prova d’água e que custa mais barato.

Existem bolsas e mochilas feitas também com couro sintético e que são indicadas para transportar equipamentos fotográficos de alto padrão, porém as fabricadas em couro costumam custar mais caro, principalmente, quando o couro é legítimo.

Mais proteção

É primordial reafirmar que usar bolsa e mochila ajuda gerar mais proteção para os equipamentos que estão sendo carregados.

Não é indicado carregar os equipamentos e acessórios em qualquer tipo de bolsa improvisada, sob o risco de causar danos aos materiais. Mesmo que o kit da câmera tenha case e estojos próprios é importante manter todos guardados dentro da mochila.

Mochila Fotográfica Impermeável
Mochila Fotográfica Impermeável 2 em 1 para Câmeras, Lentes e Acessórios

A capacidade certa

Para o profissional que costuma transportar somente a câmera e as principais lentes, uma mochila de médio porte dará conta do recado. Mas, para o profissional que precisa transportar mais de uma câmera, quantidade maior de lentes profissionais, cabos e notebooks, a boa dica é comprar a mochila de fotógrafo e uma bolsa de apoio para colocar tripés e outros acessórios de apoio.

A mochila é indicada para carregar os equipamentos e acessórios principais, para ajudar também na mobilidade dos profissionais.

Conclusão

Portanto é fundamental carregar os equipamentos do modo certo e mais seguro para evitar danos e perdas aos materiais do fotógrafo profissional. Contar com bolsas e mochila adequadas é primordial para carregar e assegurar a integridade de todos os equipamentos.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.