Modos de Câmera: Compreendendo os modos de fotografia da câmera digital

Modos de Câmera: Entenda os modos de fotografia da câmera digital

Quando você compra uma câmera fotográfica, ela vem com uma seleção de modos de câmera.
Essas são configurações pré-programadas que permitem escolher a velocidade do obturador e o valor de abertura ideais para a fotografia que você deseja tirar.
Elas são úteis quando você está começando, mas também para o fotógrafo experiente que precisa capturar uma foto rapidamente.

Familiarize-se com essas configurações e sinta-se confortável com elas.

Modo automático

Modos de Câmera: Compreendendo os modos de fotografia da câmera digital
Amostra do modo de câmera automática

Exposição Automática é quando a câmera escolhe as configurações ideais de velocidade do obturador, abertura, ISO e flash para a sua foto. Tudo que você precisa fazer é apontar e disparar.

Isso pode ser bom se você não tem idéia de quais configurações escolher e também quando precisa filmar rapidamente.

A foto aqui é exposta corretamente, pois o dia está bem iluminado, embora a exposição automática possa sofrer dificuldades em situações em que a luz é irregular e tende a disparar o flash mesmo quando não é necessário.

Modo retrato

Modos de Câmera: Compreendendo os modos de fotografia da câmera digital
Modo de câmera retrato

O modo Retrato “pensará” que há um assunto em primeiro plano do quadro e escolherá uma profundidade de campo rasa para manter o objeto em foco, mas o fundo ficará desfocado.

Se a câmera ler a cena como escura, ela adicionará flash de inserção.
O flash de preenchimento também é útil em condições de sol, quando o sol lança uma sombra forte.

O modo retrato geralmente funciona melhor em condições bem iluminadas.

Modo Macro

Modos de Câmera: Compreendendo os modos de fotografia da câmera digital
Modo de câmera macro

O modo Macro é muito útil para tirar fotos de objetos menores que a sua mão.

Lembre-se de que o modo macro não oferece imagens super close; para isso, você precisará de uma lente macro. O modo macro funcionará melhor em condições de alta luminosidade e escolherá uma profundidade de campo rasa para focar no assunto. Portanto, se a luz estiver baixa, use um tripé.

Seu foco também precisa ser mais preciso ao tirar uma imagem macro. Isso ocorre porque, quando você usa uma profundidade de campo rasa, obtém uma margem menor de erro.

Modo paisagem

Modos de Câmera: Compreendendo os modos de fotografia da câmera digital
Modo Paisagem

O modo Paisagem geralmente usa uma pequena abertura (número alto f/stop) para criar uma imagem bem focada do primeiro plano para a distância (em câmeras mais antigas, a configuração era ‘infinito’ representada por uma figura lateral 8).

O modo Paisagem tende a se adequar a uma lente grande e funciona bem se a cena estiver bem iluminada. Ele usará o flash se ler o primeiro plano como muito escuro, mas você pode desativá-lo manualmente.

Modo Esportes

Modos de Câmera: Compreendendo os modos de fotografia da câmera digitalModos de Câmera: Compreendendo os modos de fotografia da câmera digital
Modo Esportivo

Como os esportes são atividades de ritmo acelerado, o modo Esportes oferece uma alta velocidade do obturador de pelo menos 1/5001/1000 de segundos.

Com uma alta velocidade do obturador para congelar o movimento, significa que o flash geralmente não é necessário – embora mais uma vez isso funcione melhor em um dia claro.

O modo Esportes pode funcionar bem ao lado do modo de disparo contínuo, onde as imagens são capturadas consecutivamente, resultando em muitas fotos que capturam a ação.

Modo de retrato noturno

Modos de Câmera: Compreendendo os modos de fotografia da câmera digital
Modo de câmera com retrato noturno

No modo Retrato Noturno, a câmera tenta equilibrar a escuridão do fundo com a necessidade de iluminar o assunto em primeiro plano.

A abertura terá que ser bastante ampla para permitir a entrada de luz suficiente para capturar o fundo e manter o assunto em foco, mas ao mesmo tempo o flash é necessário para iluminar a pessoa e evitar a desfocagem.

Às vezes, o modo Retrato Noturno pisca duas vezes, criando uma aparência incomum de dupla exposição.

Modos avançados de câmera

Modos de Câmera: Compreendendo os modos de fotografia da câmera digital

Na maioria das câmeras DSLR, também haverá os modos de letra – M (Manual), AV (Prioridade de abertura), TV ou S (Prioridade de obturador) e P (Automático programado).

O modo Manual deixa que o fotógrafo defina todas as configurações.

A Prioridade de Abertura permite ao fotógrafo definir o valor da abertura e a câmera define automaticamente a velocidade correta do obturador.

A Prioridade do Obturador permite que o fotógrafo escolha a velocidade do obturador primeiro (por exemplo, ao praticar esportes), e a câmera define automaticamente a abertura correta.

O modo Programado é semelhante ao modo Auto, pois as configurações de obturador e abertura são determinadas pela câmera, mas o fotógrafo pode ajustar outras configurações manualmente.

Conclusão

Algumas pessoas consideram amador usar configurações predeterminadas, quando de fato pode haver momentos em que estamos com pressa e não podemos ajustar tudo manualmente.

Lembre-se de que usar esses modos ensinará sobre fotografia e configurações ideais para diferentes condições.

Em caso de dúvida, você pode usar o modo Automático da Câmera, depois ajuste as configurações manualmente. As configurações automáticas devem ser usadas, portanto, experimente todas e familiarize-se com o que cada uma delas faz.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]