Descubra os motivos para você fotografar em RAW
Foto: Pexels

Descubra os motivos para você fotografar em RAW

As fotos em RAW são uma das mais populares entre os fotógrafos no mundo. Se você quiser se tornar um freelancer na Reuters, uma das maiores agências do ramo, deve saber fotografar neste estilo.

Mas, no que consistem exatamente as fotos em RAW? Você, como iniciante no mundo da fotografia, deve estar se fazendo esta pergunta neste exato momento. Por isso, criamos este post para explicar a importância da fotografia em RAW e ainda dar algumas dicas de como utilizá-la, confira!

OK, mas o que é RAW?

Em inglês, raw significa cru. Isso pode nos ajudar a explicar como funciona a fotografia neste formato de arquivo. O RAW é, como muitos fotógrafos afirmam, o equivalente ao negativo nas câmeras digitais.

Isso acontece porque, quando você captura uma imagem neste formato, o arquivo não sofre a perda de informações originais, resultando na possibilidade de editar uma quantidade maior de detalhes na sua fotografia.

Esses ajustes não são possíveis em outros formatos, como as fotografias feitas em JPG, por exemplo. Eles são populares, mas o tamanho do arquivo é comprimido, o que acarreta na perda de qualidade da foto.

No entanto, existem outros motivos para você pensar em começar a fotografar em RAW agora mesmo. Separamos alguns abaixo.

É possível editar quantas vezes desejar

O formato RAW proporciona fotos de altíssima qualidade, mas nem todas sairão perfeitas, não é mesmo?

Assim como qualquer outro formato de fotos, você precisará editar sua captura, parte essencial do processo fotográfico. Com o RAW, por traduzir um estado natural, é praticamente obrigatório que a sua imagem passe por uma edição.

Diferentemente de outros arquivos, você pode editar uma foto em RAW quantas vezes quiser – até mesmo salvando a sua edição por cima da foto original. Isso acontece porque, quando você inicia a edição de uma foto nesse formato, cria-se uma máscara em JPG ou TIFF. Ou seja, sua foto será salva em outro arquivo, mantendo o original sempre disponível para uma nova edição.

Você poderá conseguir uma exposição correta para a sua imagem

Nem sempre conseguimos registrar uma foto com a melhor exposição possível. Podemos tentar encontrá-la durante a fotografia, mas às vezes é mais do que necessário recorrer a um programa de edição para arrumá-la.

Com uma captura em RAW, fica mais fácil de fazê-lo. Por ser um arquivo em um formato maior, não perdemos muita informação da imagem. Com isso, conseguimos ajustar a foto e trazer fidelidade à cena fotografada.

Fotografar em RAW deixa o resultado das suas fotos mais profissional

Por conta da alta resolução das fotos em RAW, as imagens que você capturar terão, consequentemente, uma alta qualidade. Como já foi dito nos tópicos anteriores,  esse formato garante a qualidade também nos ajustes de balanço do branco e cores.

Com isso, você poderá apresentar suas fotos de maneira mais profissional para potenciais clientes, por exemplo. Além disso, se você precisar imprimir suas imagens, terá uma impressão muito melhor, ainda que o arquivo enviado seja em JPG – já que o formato foi salvo em uma alta resolução.

Prepare-se para fotografar em RAW

Fato: as fotografias em RAW vão garantir um melhor resultado nos seus registros. No entanto, é preciso se preparar para fazer as suas capturas, afinal, existem também pontos relevantes para se preocupar na hora de tirar fotos nesse formato.

As maiores reclamações se dão por conta do espaço ocupado pelos arquivos, que podem ser o dobro ou o triplo de uma fotografia em JPG. Por isso, é aconselhável investir em cartões de memória e espaço para salvar suas fotos em HDs, porque serão muitas ao longo do tempo e você pode ser pego de surpresa.

Além disso, o termo “negativo das fotos digitais”, não é à toa. É necessário que você faça a edição da maioria das fotos em RAW, por conta da maneira que a imagem é capturada. Sendo assim, reserve um tempo para trabalhar nestas imagens, para que você consiga resultados mais fiéis ao seu registro.

É importante lembrar também que nem sempre será possível fotografar em RAW. Muitos fotógrafos afirmam que a captura neste formato é mais lenta, ou seja, você pode não conseguir fazer bons registros em alguns momentos, como em fotos de objetos em movimento. Por isso, é importante saber qual o tipo de câmera é a melhor para as suas fotografias e se atentar às especificações do modelo desejado.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]