NeoID: Solução Prática para Produções Audiovisuais

NeoID: Soluções Práticas para Produções Audiovisuais

Em uma época onde o streaming já deixou de ser tendência para ser uma realidade – e diria que até um caminho sem volta – contar com soluções confiáveis e que fazem valer a relação custo x benefício, é fundamental e utilizar um Conversor NEOiD pode ser a solução.

Atualmente vender um produto qualquer um pode, mas oferecer uma solução que atenda com qualidade a demanda, aí é que começamos a “separar os homens dos meninos”.

Há alguns anos, a eMania Foto e Vídeo está no mercado fotográfico e audiovisual realizando a venda de equipamentos. Neste período o que mais aprendemos é que sozinho não se vai a lugar algum, e que bons parceiros são essenciais para os negócios.

A NEOiD está há algum tempo rendendo bons frutos, e principalmente nos últimos dois anos ela vem se intensificando devido à alta demanda que as produções audiovisuais têm apresentado. Contando um pouco de alguns casos de sucesso, a NEOiD oferece equipamentos de qualidade e para diversas aplicações há algum tempo em diversos projetos da eMania Foto e Vídeo.

Projetos Audiovisuais com NeoID

Projeto 1

No primeiro projeto, voltado para EAD, a Câmera PTZ NEOiD juntamente com a controladora foi a escolhida. de forma bem objetiva, a escolha da câmera se deu pelo custo x benefício. O produto entregava as funções necessárias a um ótimo custo, e com suporte técnico da DV Pro. Ponto positivo e belo início de parceria! Esta câmera está em uso há aproximadamente quatro anos e nunca precisou de uma manutenção corretiva, já que o uso correto e preventivo é tomado quando em utilização.

Câmera PTZ NEOiD

Projeto 2

O segundo projeto, também voltado para EAD, começou a explorar o range de produtos da NEOiD. Desta vez os produtos escolhidos foram os conversores HDMISDI e SDI › HDMI. Cerca de quinze conversores foram utilizados para converter sinais entre placas de captura, monitores, televisões, câmeras e computadores. Em alguns casos, além da função de conversão de sinal, alguns modelos foram utilizados também como divisores de sinal (splitters SDI no caso). Já não bastasse os conversores serem robustos, bonitos, de ótima qualidade (falando de conversão de sinal mesmo), ainda foram extremamente funcionais já que otimizaram os fluxos pois o uso de splitters exclusivos foram evitados justamente pelos conversores agregarem duas saídas SDI. Claro que o fator custo também foi considerado, e mais um ponto positivo: valores extremamente acessíveis e forma de pagamento facilitada!

Projeto 3

O terceiro projeto, ainda voltado para EAD, foi um pouco mais ousado e praticamente todo o  fluxo audiovisual é NEOiD. Duas câmeras NEOiD PTZ com controladoras, cerca de doze conversores entre HDMI › SDI e SDI › HDMI e dois Splitters SDI 1×9 foram utilizados. As câmeras oferecem uma facilidade incrível devido aos comandos remotos que respondem muito bem ao manuseio do joystick. Movimentos de PAN, Tilt e Zoom são bem suaves e a comunicação é muito estável. Sensores Sony garantem uma ótima imagem e a robustez como um todo do produto passa segurança.

São utilizados para converter sinais entre os splitters, placas de captura, computadores, monitores e televisores. Os splitters são um caso à parte… robustos ao extremo, uma entrada para até nove saídas, pino de AC com trava, não esquenta, LED indicativo de sinal (ou falta de) SDI. Neste projeto só não foram utilizadas placas de captura NEOiD pois na época o sistema utilizado era o Livestream Studio (e daí não há compatibilidade entre as placas e o software devido a questões da Livestream), caso contrário certamente seriam utilizadas.

Placas de captura HDMI e SDI USB 3.0

Projeto 4

O quarto projeto, novamente EAD, explorou as placas de captura externa USB 3.0. Foram montados dois estúdios nas casas de dois professores onde era necessário capturar a imagem de alguns dispositivos para integração com o OBS Studio. No primeiro estúdio a Placa NEOiD HDMI – USB 3.0 foi utilizada para capturar a imagem de um iPad. No segundo estúdio, duas Placas NEOiD HDMI – USB 3.0 foram utilizadas: uma para também capturar a imagem de um iPad, e a segunda para capturar a imagem de uma Filmadora Canon XA11. Em geral: placa extremamente compacta, leve, robusta, plug and play (isso mesmo, sem a necessidade de drivers) estável, possibilidade de uso do áudio embedded (pelo HDMI) ou analógico através de uma conexão P2 á acompanha um adaptador de áudio), e tudo isso com um custo imbatível!

Projeto 5 e 6

O quinto projeto, EAD, contou com oito conversores SDI › HDMI e HDMI › SDI, e foram utilizados para converter sinais entre laptops, monitores, televisão e uma matriz SDI. Chover no molhado: conversores a toda prova… não esquentam, são robustos, funcionais, compactos e práticos!

O sexto e último projeto (por enquanto), EAD Religioso, contou com um produto sensacional e que certamente está elevando o nível das produções audiovisuais e vídeo chamadas (principalmente nesta época de pandemia), a um custo relativamente baixo. Neste projeto foi utilizada a Câmera NEOiD PTZ USB, uma câmera com uma proposta incrível e que atende tranquilamente a demanda. Trata-se de uma câmera com movimentos de PAN, Tilt e Zoom, extremamente leve e compacta, Full HD, com saída HDMI e interface USB 2.0. Se for necessário utilizar a câmera para uma vídeo chamada utilizando aplicativos como Zoom, Skype, Meet e etc., interface USB; se for necessário enviar o sinal para um monitor, switcher, placa de captura e etc., conexão HDMI. Realmente um produto muito interessante e que deve ser considerado principalmente com os altíssimos preços que estão cobrando hoje por webcams.

NeoID: Solução Prática para Produções Audiovisuais
Micro Conversor NEOiD

Projetos Futuros

Para este final de ano mais um projeto EAD está em andamento (Câmera NEOiD PTZ USB + conversores NEOiD HDMI › SDI + placas de captura NEOiD One PCIe) e para o próximo, alguns já estão em vista (foram pausados este ano por conta da pandemia), e certamente os produtos NEOiD continuarão fazendo parte. O racional é simples: produto de qualidade + suporte pré/pós venda + custo acessível = demanda atendida com sucesso!

Um adendo: além dos produtos NEOiD, todas as demais soluções propostas pela DV Pro sempre atenderam e atendem com excelência as nossas demandas aqui na eMania Foto e Vídeo. Lista extensa de produtos/soluções, e as que me recordo agora são:

  • Licenças Dongle Livestream Studio
  • Câmeras NEOiD PTZ Original e PTZ USB
  • Conversores BlackMagic Design (que foram substituídos por NEOiD)
  • Conversores NEOiD (linha antiga e linha nova)
  • Placas de captura BlackMagic DeckLink (Recordes, Monitor e Duo 2)
  • Scallers/Splitters/Conversores Decimator MD-HX

A respeito do Conversor NeoID SDI para HDMI, precisei recentemente transformar o sinal de uma câmera com saída SDI para o Switcher Neoid Estudio 6, como todas as entradas SDI estava em uso durante uma live, usei o conversor SDI para HDMI, o interessante que com este conversor pude utilizar um cabo SDI com mais de 40 metros de comprimento e não houve nenhuma perda na qualidade.

Fundamental e prático de usar e levar em todas as produções externas, também uso o Conversor HDMI para SDI da NEOiD, quando preciso por exemplo usar um cabo grande pegando o sinal de um notebook e liga-lo à mesa Estudio 6 que tenho no meu setup.

O Mini conversor Up Down Cross da NEOiD conta com duas entradas de energia, ou seja ele tem uma repetição na fonte de alimentação, assim evitando que o produto pare de funcionar por falta de energia, basta conectar em fontes de energia diferentes, você não perde sinal por falta de energia.

Com o Mini conversor Up down Cross você pode configurar através das chavinhas laterais para ter uma saída padrão com todos os ajustes necessários para uma transmissão perfeita.

Em geral, os produtos NEOiD oferecem ótima performance e qualidade para diversas produções audiovisuais, e aqui na eMania Foto e Vídeo você encontra diversos produtos da marca com os melhores preços. Visite nosso site.

Já utilizou algum produto da NEOiD? Compartilhe conosco sua experiência.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]