tendências para fotografias de moda

Novas tendências para Fotografias de Moda

Quais as tendências para fotografias de moda? Geralmente, os caminhos podem seguir as tendências dos lançamentos de novas coleções em diferentes mercados de roupas e acessórios.

Atualmente, o mercado da moda oferece diversas visões e conceitos de abordagens. Muitas vezes o trabalho não depende somente do olhar do profissional responsável pela edição da foto, mas também do profissional de fotografia responsável pelo disparo da máquina e do ritmo do ensaio.

A fotografia de moda pode depender de diferentes elementos dentro de uma composição que dependerá do material de estilistas, modelos e elementos estéticos.

O que é Fotografia de Moda?

tendências para fotografias de moda

Estamos nos referindo um determinado tipo de gênero de fotografia que procura registrar e ajudar a apresentar por meio de imagens o lançamento de coleções de moda e peças em destaque.

Normalmente, esse tipo de fotografia é amplamente utilizada para propagandas, catálogos, carta de vendas e para o registro de eventos de moda.

O fotógrafo que atua nessa área precisa compreender o verdadeiro conceito da coleção de determinada marca, qual o público-alvo a ser atendido e o valor de cada peça a ser fotografada.

No contexto da fotografia de moda, todo tipo de conceito e narrativa relacionada ao produto da moda pode ser contado através da imagem. Lembrando que as coleções são de criação dos estilistas, considerando um determinado perfil de consumidor.

Mercado da Moda

Devemos considerar que o mercado de fotografia aplicado ao segmento de moda é bastante vasto e diverso. Para o mundo da fotografia, a moda é dividida nos gêneros de fotojornalismo de moda, fotografia de beleza, editorial e comercial.

Tendências para Fotografia de Moda

Nos últimos tempos, percebemos o surgimento de novas tendências visuais que podem questionar o que é popular, inovador e profundamente tecnológico.

O recente período da pandemia alterou a maneira como os profissionais na imagem trabalham. Os fotógrafos tiveram que trabalhar com equipes menores, valorizar o local regional para selecionar áreas externas como cenário e a busca constante de licenciar suas imagens juntos às principais marcas de modas como forma de manter o mercado ativo.

A seguir apresentamos as principais tendências para fotografias de moda a ser trabalhada.

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Despojamento

Ser autêntico e valorizar o estilo despojado tem sido cada vez mais valorizado nas redes sociais, revistas digitais de modas e sites especializados no segmento de moda.

Para o anos de 2022, a previsão é de aprofundamento da autenticidade, busca pela simplicidade e de produção de fotografias que valorizem o lado humano do homem e a expressão máxima da roupa ou peça em destaque.

Mais normalidade

Em tempos de novo normal e de pós-pandemia, poderá encontrar conceitos de normalidade dramatizada na produção das fotografias.

A busca será constante para imagens cada vez mais intensas e dinâmicas, ressaltando que a emoção ligada à realidade do conceito e função da roupa e peça será mais valorizada.

Porém, entre 2022 e 2023, a tendência é o retorno aos estúdios de grande capacidade técnica para ampliar a expressividade de cada produto a ser exposto.

Mais natureza

Em tempos de ambientalismo e de destruição da natureza, a busca por ambientes que expõe paisagens naturais na busca por naturalidade e fluidez das imagens será também um conceito a ser cada vez mais buscado.

Natureza como conceito

O conceito da natureza será aplicado a diferentes tipos de peças, principalmente para coleções que utilizam tecidos reaproveitados, itens reciclados e utilizem a paisagem natural como um caminho para proteger o planeta enquanto podemos nos vestir sem atacar a natureza.

Para apresentação e divulgação de peças de vestuário que são produzidas de formas sustentável, o profissional de fotografia terá a oportunidade de utilizar a natureza como forte conceito em suas imagens.

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Outras tendências

​A utilização de fotografia em 360 graus ou panorâmicas poderá ser um recurso cada vez mais aplicado no mundo das tendências para Fotografias de Moda.
​São trabalhos que exploram a amplitude de imagem através e fotos panorâmicas que oferecem uma visão diferenciada que permite o registro de um cenário completo.

As fotos em 360 graus geram uma visão panorâmica esférica, gerando uma visão de imersão em relação a determinado ambiente ajudando o usuário ou visualizador da imagem a arrastar a imagem para todos os lados.

​Autenticidade

O conceito de autenticidade será cada vez mais valorizados, principalmente em tempos de excesso de informação visual. As fotografias espontâneas e autênticas superam fotos digitais manipuladas, pois o espontâneo consegue gerar mais emoções, mesmo quando há pequenos erros.

O grande foco é unir o espontâneo à realidade, e capturar momentos únicos em relação ao produto a ser apresentado.

O minimalismo volta com tudo

Nos últimos tempos, o minimalismo tomou conta de grande parte dos ensaios fotográficos de moda. Em tempos de pós-pandemia e de redução de verba, a realização de fotos de estilo minimalista e até mesmo de baixo custo, mesmo utilizando estúdios completos, está entre as principais tendências para o setor.

Na prática, a produção fotográfica de cunho minimalista procura utilizar o menor número de elementos possíveis como iluminação, quantidade de modelos, cores, tecidos, texturas e formas.

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Conclusão

De toda a forma, a fotografia de moda também exige que o ser humano olhe e observe constantemente conceitos e expressões de uma determinada peça, e visa gerar identificação com a roupa, acessórios e a marca de cada modelito.

É importante que o profissional de fotografia se inspire em tendências criativas e que correspondam aos métodos mais precisos para geração de novas imagens que de fato traduzam o conceito de cada lançamento.

Além dos lançamentos anuais, o projeto fotográfico também pode ser envolver com a geração de ensaios extras para alimentar o conteúdo de sites e redes sociais das marcas e dos estilistas.

Portanto, é importante acompanhar as tendências e orientações que o universo da moda sempre oferecendo considerando o comportamento das marcas, criatividade dos estilistas, demanda dos consumidores e posicionamento de cada marca de moda.

O segmento de fotografia de moda é bastante diverso e merece muita atenção e pesquisa por parte dos profissionais de fotografia de moda.

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