Novas tendências para Fotografias de Moda
Quais as tendências para fotografias de moda? Geralmente, os caminhos podem seguir as tendências dos lançamentos de novas coleções em diferentes mercados de roupas e acessórios.
Atualmente, o mercado da moda oferece diversas visões e conceitos de abordagens. Muitas vezes o trabalho não depende somente do olhar do profissional responsável pela edição da foto, mas também do profissional de fotografia responsável pelo disparo da máquina e do ritmo do ensaio.
A fotografia de moda pode depender de diferentes elementos dentro de uma composição que dependerá do material de estilistas, modelos e elementos estéticos.
O que é Fotografia de Moda?
Estamos nos referindo um determinado tipo de gênero de fotografia que procura registrar e ajudar a apresentar por meio de imagens o lançamento de coleções de moda e peças em destaque.
Normalmente, esse tipo de fotografia é amplamente utilizada para propagandas, catálogos, carta de vendas e para o registro de eventos de moda.
O fotógrafo que atua nessa área precisa compreender o verdadeiro conceito da coleção de determinada marca, qual o público-alvo a ser atendido e o valor de cada peça a ser fotografada.
No contexto da fotografia de moda, todo tipo de conceito e narrativa relacionada ao produto da moda pode ser contado através da imagem. Lembrando que as coleções são de criação dos estilistas, considerando um determinado perfil de consumidor.
Devemos considerar que o mercado de fotografia aplicado ao segmento de moda é bastante vasto e diverso. Para o mundo da fotografia, a moda é dividida nos gêneros de fotojornalismo de moda, fotografia de beleza, editorial e comercial.
Tendências para Fotografia de Moda
Nos últimos tempos, percebemos o surgimento de novas tendências visuais que podem questionar o que é popular, inovador e profundamente tecnológico.
O recente período da pandemia alterou a maneira como os profissionais na imagem trabalham. Os fotógrafos tiveram que trabalhar com equipes menores, valorizar o local regional para selecionar áreas externas como cenário e a busca constante de licenciar suas imagens juntos às principais marcas de modas como forma de manter o mercado ativo.
A seguir apresentamos as principais tendências para fotografias de moda a ser trabalhada.
Despojamento
Ser autêntico e valorizar o estilo despojado tem sido cada vez mais valorizado nas redes sociais, revistas digitais de modas e sites especializados no segmento de moda.
Para o anos de 2022, a previsão é de aprofundamento da autenticidade, busca pela simplicidade e de produção de fotografias que valorizem o lado humano do homem e a expressão máxima da roupa ou peça em destaque.
Mais normalidade
Em tempos de novo normal e de pós-pandemia, poderá encontrar conceitos de normalidade dramatizada na produção das fotografias.
A busca será constante para imagens cada vez mais intensas e dinâmicas, ressaltando que a emoção ligada à realidade do conceito e função da roupa e peça será mais valorizada.
Porém, entre 2022 e 2023, a tendência é o retorno aos estúdios de grande capacidade técnica para ampliar a expressividade de cada produto a ser exposto.
Mais natureza
Em tempos de ambientalismo e de destruição da natureza, a busca por ambientes que expõe paisagens naturais na busca por naturalidade e fluidez das imagens será também um conceito a ser cada vez mais buscado.
Natureza como conceito
O conceito da natureza será aplicado a diferentes tipos de peças, principalmente para coleções que utilizam tecidos reaproveitados, itens reciclados e utilizem a paisagem natural como um caminho para proteger o planeta enquanto podemos nos vestir sem atacar a natureza.
Para apresentação e divulgação de peças de vestuário que são produzidas de formas sustentável, o profissional de fotografia terá a oportunidade de utilizar a natureza como forte conceito em suas imagens.
Outras tendências
A utilização de fotografia em 360 graus ou panorâmicas poderá ser um recurso cada vez mais aplicado no mundo das tendências para Fotografias de Moda.
São trabalhos que exploram a amplitude de imagem através e fotos panorâmicas que oferecem uma visão diferenciada que permite o registro de um cenário completo.
As fotos em 360 graus geram uma visão panorâmica esférica, gerando uma visão de imersão em relação a determinado ambiente ajudando o usuário ou visualizador da imagem a arrastar a imagem para todos os lados.
Autenticidade
O conceito de autenticidade será cada vez mais valorizados, principalmente em tempos de excesso de informação visual. As fotografias espontâneas e autênticas superam fotos digitais manipuladas, pois o espontâneo consegue gerar mais emoções, mesmo quando há pequenos erros.
O grande foco é unir o espontâneo à realidade, e capturar momentos únicos em relação ao produto a ser apresentado.
O minimalismo volta com tudo
Nos últimos tempos, o minimalismo tomou conta de grande parte dos ensaios fotográficos de moda. Em tempos de pós-pandemia e de redução de verba, a realização de fotos de estilo minimalista e até mesmo de baixo custo, mesmo utilizando estúdios completos, está entre as principais tendências para o setor.
Na prática, a produção fotográfica de cunho minimalista procura utilizar o menor número de elementos possíveis como iluminação, quantidade de modelos, cores, tecidos, texturas e formas.
Conclusão
De toda a forma, a fotografia de moda também exige que o ser humano olhe e observe constantemente conceitos e expressões de uma determinada peça, e visa gerar identificação com a roupa, acessórios e a marca de cada modelito.
É importante que o profissional de fotografia se inspire em tendências criativas e que correspondam aos métodos mais precisos para geração de novas imagens que de fato traduzam o conceito de cada lançamento.
Além dos lançamentos anuais, o projeto fotográfico também pode ser envolver com a geração de ensaios extras para alimentar o conteúdo de sites e redes sociais das marcas e dos estilistas.
Portanto, é importante acompanhar as tendências e orientações que o universo da moda sempre oferecendo considerando o comportamento das marcas, criatividade dos estilistas, demanda dos consumidores e posicionamento de cada marca de moda.
O segmento de fotografia de moda é bastante diverso e merece muita atenção e pesquisa por parte dos profissionais de fotografia de moda.