Novo Flash Retrô chega ao mercado

0 49
Tempo de leitura: 3 minutos

Sabendo que o Flash retrô tem se tornado em uma nova tendência na finalização de diferentes tipos de fotografias, a empresa Godox lançou, recentemente, um novo modelo de flash, o Lux Junior.

O modelo Lux Junior apresenta uma aparência única com design inspirado nos anos 1980, e outro atrativo forte é o seu preço por custar em média R$ 480,00 reais ou US$ 69,00 dólares.

Inicialmente o Flash Godox Lux Junior é compatível com boa parte das câmeras profissionais existentes no mercado atual, incluindo as principais marcas como Canon, Nikon, Sony e Fujifilm.

E a boa notícia é que além de funcionar perfeitamente com câmeras digitais, também encaixa normalmente em câmeras analógicas que usam filme.

Novo Flash Retrô chega ao mercado

Mais sobre o Flash retrô da Godox

O Flash Godox Lux Junior apresenta um sistema de controle que possui um dial simplificado relacionado ao ISO com abertura, nível de potência e poder para determinar a distância do disparo.

Caso uma foto seja captada a um metro e meio de distância de um determinado modelo com uso de ISO de 400, o mostrador da câmera se alinhará com f/4 e 1/8 de potência.

O Flash Godox Lux Junior apresenta também modo automático com padrão f/2.8 em ISO 100.

Novo Flash Retrô chega ao mercado

Modo Óptico

A empresa Godox que começou a se interessar pelo flash de câmeras retrô afirmou que o modelo Lux Junior apresenta modo óptico que apresenta duas configurações básicas, sendo a configuração S1 que dispara o flash em resposta a outro flash manual e a configuração S2 que mesmo respondendo da mesma forma ignorará o disparo inicial de flashes.

Dessa forma, nas câmeras profissionais digitais, o modelo de flash retrô da Lux Junior oferece um novo prazer para captar cada imagem e gerar novas imagens. Permite clicar no obturador, lembrando que o Lux Junior apresenta sete níveis de potência entre 1/1 e 1/64.

As Câmeras Analógicas

Assim como aconteceu no início dos anos 2010, na atual década de 2020, as câmeras fotográficas analógicas passaram a atrair mais adeptos, principalmente, para gerar imagens diferenciadas para as redes sociais como o Instagram.

E, em todos os casos, a Câmera Analógica poderá exigir o uso de um bom flash para determinados tipos de fotos, principalmente para fotografias com estilo retrô feitas em ambientes com baixa iluminação direta.

Os adeptos do estilo retrô costumam usar flashes e filtros especiais para gerar um bom resultado.

No mercado atual de fotografias, as câmeras analógicas estão prontas para se tornar em acessório de fotógrafos profissionais e de estudantes, além de serem peças raras para colecionadores.

Novo Flash Retrô chega ao mercado

Conceito de Fotografia Retrô

Quando falamos na fotografia retrô, devemos nos remeter às fotografias que se inspiram na estética que era comum em décadas anteriores, como as fotos realizadas nos anos 1960, 1970 e 1980.

Principalmente, no ramo publicitário, os Estilos Demodê e que marcaram época são bastante explorados. São técnicas digitais e de uso de filtros ou de flashes retrô que permitem reproduzir a estética comum de uma época do passado e gerar novas releituras.

O termo retrô, na prática se refere a um estilo cultural que pode ser considerado como velho, antigo ou desatualizado, mas que pode funcionar como tendência para comunicar determinado tipo de imagem.

O estilo de foto retrô é muito explorada no cinema e no mercado da moda, lembrando que o termo “retro” se refere a algo que caminha para trás ou que visita tempos passados.

A Fotografia Vintage

Por outro lado, quando falamos na foto vintage estamos nos referindo a um tipo de fotografia que era muito realizada entre os anos 1920 e 1960. Determinando os principais estilos imagéticos aplicados na fotografia dessas épocas.

Da mesma forma que acontece com a arte vintage, a fotografia vintage também carrega conceitos do flash retrô ou da fotografia retrô de diferentes maneiras.

Novo Flash Retrô chega ao mercado

Foto retrô e o mercado

O surgimento de flash e de filtros que geram fotografias retrô segue uma nova tendência de mercado que tem se consolidado cada vez mais.

E dentre os estilos retrô e vintage é possível explorar diferentes tipos de estilos que abrangem fotografias de cunho jornalístico, históricos e fotos de publicidade de uma determinada época.

Em uma visão geral, o mercado de arte dedicado à fotografia retrô está sempre aberto para fotógrafos iniciantes ou desconhecidos que buscam explorar esse conceito de imagem.

Porém, a valorização profissional depende de fatores como o nome do autor, o estilo selecionado para as imagens e a quantidade cópias a serem distribuídas.

Novo Flash Retrô chega ao mercado

Conclusão

Neste artigo apresentamos o flash retrô lançado pela empresa Godox, e a visão de usar filtros e flash para geração de imagens retrô ou de démodé marcante de uma época.

Atualmente, revisitar o estilo de uma época passada pode ajudar a gerar novas inspirações e estilos para determinado tipo de trabalho fotográfico.

E seguir essa tendência ajuda a criar novos caminhos criativos e de formação de novos conceitos de imagens a partir da fotografia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.