O charme e a técnica de Fotografar na Chuva: Dicas Relevantes
Sejamos sinceros: quando pensamos em belas fotografias, usando todo o potencial de nossas lentes, sistema de iluminação e demais equipamentos, a ideia de um dia ensolarado logo nos vem a cabeça. Não é mesmo? Pois saiba que, apesar de inicialmente parecer um contratempo, fotografar na chuva é algo não apenas possível como particularmente belo.
Uma das grandes vantagens do trabalho ou mesmo o hobby da fotografia é a capacidade de enxergar a arte e beleza dos elementos nos mais diferentes cenários. Em uma praia paradisíaca, um frio congelante ou mesmo o ambiente chuvoso, haverão pontos visuais capazes de fazer o mais cético dos apreciadores encontrar uma sensação de tranquilidade e até mesmo relaxamento.
Pensando nisso, resolvemos elencar uma lista de atitudes simples, mas bastante funcionais para aqueles que quiserem se aventurar na possibilidade de fotografar na chuva.
A chuva não é apenas a chuva
A queda da água em meio ao clima nublado, com luminosidade apenas diante do branco de nuvens menos espessas e os raios que cortam o céu. Apesar desse ser essencialmente a visão natural de um dia de chuva, raramente esse ambiente consegue se sustentar por um dia inteiro. E são nesses momentos que sua atenção deve redobrar.
A iluminação nos momentos imediatos após a precipitação de água trazem uma temperatura ideal para potencializar a nitidez de qualquer objeto capturado. Estando atento a isso, é possível fazer fotos de alta qualidade sem precisar contar com um tecnológico kit de iluminação, pois a natureza está fazendo esse trabalho para você.
Menos contraste, mais saturação
Justamente em função do primeiro fenômeno citado, apostar na saturação de cores quando você fotografar na chuva trará um ambiente especialmente destacado. Principalmente, se você estiver em um ambiente de natureza, sem tamanha influência urbana. Com isso e o cuidado para equilibrar a utilização do branco, o seu cenário ou modelo estarão diante de um ambiente extremamente favorável.
Diferencial de portfólio
Falando de fotografar na chuva para profissionais da área, o elemento diferencial na adição de imagens desse tipo em seu portfólio não pode ser ignorado justamente pelo que dissemos no início deste conteúdo. Afinal, a imagem que todos fazem de fotografias ideais e visualmente agradáveis está calcada em climas ensolarados, paradisíacos, enfim, com a vivacidade da ampla presença de sol.
Desta forma, saber as melhores estratégias de como trabalhar as imagens feitas embaixo de chuva, nos momentos imediatamente anteriores ou posteriores lhe darão uma versatilidade importante para usar diferentes linguagens. Além de, evidentemente, criar uma identidade mais sólida com o seu estilo de fotografia.