O que é o botão AF-ON e por que você deve usá-lo em sua câmera.

O que é o botão AF-ON e por quê você deve usá-lo em sua câmera.

Se você usar uma DSLR moderna ou uma Câmera Mirrorless, ela pode vir com um botão de foco identificado como “AF-ON”. Embora este botão possa parecer redundante à primeira vista, pode ser um recurso muito útil que tornará mais fácil focar em um objeto. Neste artigo, vou explicar o que é o botão AF-ON e como você pode tirar proveito dele em sua câmera.

O que é o botão AF-ON?

Em todas as Câmeras Digitais modernas, o botão AF-ON significa “Autofocus On”. É usado para ativar o foco automático e medição, embora sua função possa ser reprogramada para alguma outra finalidade em Câmeras Digitais mais avançadas.

AF-ON, o que é este botão e por que você deve usá-lo em sua câmera.
O botão AF-ON (circulado em vermelho) em uma câmera Nikon DSLR

Uma vez que o disparo do obturador está configurado para ativar o foco automático quando pressionado até a metade por padrão, o botão traseiro é redundante, a menos que o foco seja desvinculado do disparador do obturador ou execute alguma outra função. Quando a focagem é desacoplada da liberação do obturador, ela basicamente se torna uma configuração para a focagem no botão traseiro .

Embora muitos fotógrafos, inclusive eu, usem esse botão para focalizar, ele pode ser programado para diferentes funções, como foco automático ou bloqueio de exposição automática.

Configurações do botão traseiro de foco no menu da câmera

Nas próximas seções, veremos mais de perto onde você pode acessar as configurações do botão de foco traseiro no menu da câmera ao usar modelos de diferentes fabricantes.

Botão AF-ON Canon

Se você usa uma Canon DSLR ou uma Câmera Mirrorless, pode alterar o comportamento do botão AF-ON por meio do submenu “Controles personalizados” (Custom Controls) do menu da câmera. Depois de navegar até lá, você encontrará a configuração do botão AF-ON como uma das seleções:

Se tiver uma Câmera Mirrorless, como a Canon EOS R6, a página de controles personalizados terá uma aparência ligeiramente diferente. No entanto, o nome do botão AF-ON ainda permanecerá o mesmo, conforme mostrado na imagem abaixo:

Para configurar a câmera para foco com botão traseiro usando o botão AF-ON exclusivamente, você precisará realizar duas etapas. Primeiro, você precisará navegar até a primeira opção de liberação do obturador e em seguida, definir qualquer coisa diferente de “início medição e AF” (Metering and AF start) (eu defini o meu para “bloqueio AE”). Isso desvincula o foco do botão de liberação do obturador e ativa a trava de exposição automática quando pressionado até a metade.

Em segundo lugar, você precisará navegar até a opção do botão AF-ON e defini-la como “início medição e AF”:

Depois de fazer isso, a câmera irá ativar o foco automático quando o botão AF-ON for pressionado, ativando efetivamente o foco do botão traseiro.

Botão AF-ON FujiFilm

Os usuários da FujiFilm têm duas maneiras de configurar o foco do botão traseiro. O primeiro método (e o que eu prefiro usar), é alternar do foco automático para o foco manual usando o botão na frente da câmera (posição “M”). Se a câmera tiver um botão AF-ON, esse botão, por padrão, ativa o foco automático mesmo quando a câmera está configurada para o foco manual. Isso permite que o botão AF-ON seja usado facilmente para o foco do botão traseiro. A única coisa que você precisa ter certeza é que o botão AF-ON está definido como “AF-ON” no menu da câmera (encontrado em Configuração -> Configuração de botão / dial -> Configuração de função (Fn)), conforme mostrado abaixo:

Se você preferir configurar este botão para alguma outra função, pode navegar por muitas seleções diferentes:

O segundo método consiste em desvincular o foco automático do botão de liberação do obturador. Depois de fazer isso, pressionar o disparador até a metade não fará com que a câmera foque. No mesmo submenu de configuração de botão / seletor, encontre a opção “Obturador AF”

A partir daí, certifique-se de que o modo “AF-S” está definido como “Off”, conforme mostrado abaixo:

Se desejar que os modos AF-S e AF-C não acionem o foco automático quando você pressiona o disparador até a metade, você também pode definir a segunda opção “AF-C” para “Desligado”.

Botão AF-ON Nikon

Caso esteja usando uma Nikon DSLR ou uma Mirrorless, primeiro você precisa decidir se deseja usar a combinação do botão AF-ON e pressionar o botão disparador até a metade para obter o foco, ou usar o botão AF-ON exclusivamente para obter o foco (foco do botão traseiro).

Depois de tomar essa decisão, navegue até o menu de configurações personalizadas da câmera -> Foco automático e encontre a configuração de menu denominada “Ativação AF”. Dentro deste menu, você encontrará duas opções “Obturador / AF-ON” e “Somente AF-ON”. Escolha a segunda opção “Somente AF-ON” para desacoplar o foco do botão de liberação do obturador para o botão AF-ON exclusivamente.

Se sua câmera não tiver um botão AF-ON dedicado, consulte meu artigo sobre o botão AE-L / AF-L da Nikon para obter detalhes sobre como configurar o foco do botão traseiro.

Se quiser continuar pressionando o disparador até a metade para focar, mas preferir personalizar o comportamento do botão AF-ON para que ele execute alguma outra função, você pode alterar seu comportamento no menu da câmera.

Em câmeras Nikon DSLR e Mirrorless, navegue até o menu de configurações personalizadas -> Controles e encontre a opção de menu denominada “botão AF-ON”. A abertura deste menu deve mostrar as seguintes seleções:

Como você pode ver, é possível alterar o comportamento do botão AF-ON de várias maneiras. Você pode usá-lo para redefinir o ponto de foco para a posição central, travar o foco ou travar a exposição de diferentes maneiras.

Botão AF-ON Panasonic

Se você usar uma Câmera Panasonic, navegue até o menu de configurações personalizadas e encontre a opção de menu denominada “Obturador AF”:

Certifique-se de desligá-lo para que o foco automático não engate. Além disso, certifique-se de desligar o “Obturador”.

Em seguida, navegue para a Operação 1 e selecione “Fn Button Set”. A partir daí, clique no botão de seleção “AF-ON” e certifique-se de que “AF-ON” está selecionado no menu:

Isso configurará a câmera para focalizar o botão traseiro.

Botão AF-ON Sony

Com as Câmeras Mirrorless da série Alpha da Sony, precisará passar por um processo semelhante de duas etapas. Primeiro, você precisará desacoplar o foco do botão de liberação do obturador. Navegue até o submenu AF e encontre uma opção de menu denominada “AF com obturador”:

Certifique-se de desligá-lo. Segundo, navegue até o submenu “Custom Key” e encontre a opção “Botão AF-ON”. Defina-o como “AF On” para que o botão engate o foco automático, conforme mostrado abaixo:

Isso configurará a câmera para focalizar o botão traseiro. Se desejar continuar pressionando o botão disparador do obturador até a metade para focar e preferir alterar o comportamento padrão do botão AF ON, basta escolher alguma outra opção do menu aqui.

Considerações finais

Eu mantenho o AF da câmera definido apenas no botão AF-ON e começo dessa forma para a maioria das atribuições. No geral, é uma configuração para desempenho rápido. No entanto, a câmera agora parece mais personalizada e as configurações de foco automático são mais intuitivas, o que é importante não apenas para esportes. Se você está mexendo nas configurações da câmera na frente de um objeto, você está menos envolvido e mais propenso a perder uma oportunidade.
Os fotógrafos estão sempre em busca de técnicas que ajudem a fazer ótimas fotos. O foco do botão traseiro é um detalhe profissional que atende em vários níveis. Para o fotógrafo pronto para intensificar seu jogo, é uma técnica que vale a pena investigar

Se você tiver alguma dúvida sobre o botão AF-ON, pergunte-me na seção de comentários abaixo.

Fonte: Photography Life

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]