Onde guardar Equipamentos Fotográficos?

0 268
Tempo de leitura: 4 minutos

Para o profissional de fotografia pode ser desafiante escolher um local adequado para guardar equipamentos fotográficos. É comum o profissional acumular uma grande quantidade de equipamentos como câmeras, tripés e lentes.

Seja para local fixo ou para o transporte, o profissional precisa contar com armários, cases, estojos, bolsas, mochilas e entre outros acessórios que ajudam a manter os equipamentos em segurança antes e durante a realização de um ensaio fotográfico.

Geralmente, são equipamentos que ocupam bastante espaço e pode comprometer o ritmo de organização de um profissional autônomo ou iniciante que ainda não conta com toda a estrutura de um estúdio profissional.

Inicialmente, devemos também lembrar que boa parte dos equipamentos são delicados, podendo sofrer danos irreparáveis comprometendo equipamentos que são caros e que não podem ficar muito tempo expostos à luz solar e mudanças repentinas do clima.

Onde guardar Equipamentos Fotográficos?

Neste artigo falaremos mais sobre a necessidade de organizar o local adequado para guardar equipamentos de diferentes níveis e valores no dia a dia do trabalho de um fotógrafo.

Por que guardar equipamentos fotográficos?

Tanto o profissional quanto o amador que atua no universo da fotografia percebe que não pode deixar a sua câmera jogada de qualquer jeito na estante ou na mesa. Seja em casa, no escritório ou no estúdio, é importante ter locais adequados para guardar e conservar seus equipamentos.

Durante o trânsito ou em uma viagem de trabalho, os equipamentos também requerem ser transportados em cases, estojos ou bolsas especiais para fotógrafos, como forma de manter a integridade de cada equipamento e peça.

Além de serem importantes para a execução de um projeto visual, estamos falando de equipamentos e acessórios fotográficos que costumam custar caro e que merecem todo o cuidado no manuseio e armazenamento.

Onde guardar Equipamentos Fotográficos?

A ideia do self storage

O conceito do self storage é bastante conhecido nos EUA e na Europa, ele se refere a um serviço de auto armazenamento que oferece o aluguel de “boxes” nos quais o contratante pode guardar diferentes tipos de pertences, e tem servido bastante aos fotógrafos que não podem deixar seus equipamentos em casa ou no armário do estúdio.

Os boxes são muito utilizados pela população em geral para guardar eletro e eletrônicos, peças de automóveis, móveis antigos, arquivos pessoais e entre outros objetos, mas no exterior tem servido também para os fotógrafos guardar equipamentos fotográficos de forma segura.

Essa ideia de locação de pequenos espaços para guardar o que quiser já está chegando ao Brasil e permite ao cliente o benefício de guardar seus equipamentos e pertences com grande segurança e com um serviço de monitoramento 24 horas por dia.

Onde guardar Equipamentos Fotográficos?

Como guardar no próprio estúdio?

No caso de um fotógrafo que possui o seu próprio estúdio ou um estúdio fotográfico compartilhado com outros profissionais, é importante ter um armário próprio com gavetas e prateleiras para guardar máquinas de fotografia profissional, lentes das câmeras, cabos fotográficos, iluminadores e refletores led, tripés e demais itens relacionados ao trabalho de fotografia.

Porém, é fundamental evitar guardar os equipamentos perto de produtos tóxicos, que sejam inflamáveis, explosivos ou corrosivos. Já pensou de uma garrafa de água sanitária estoura na direção da lente da máquina?

Geralmente, os profissionais compram bolsas adequadas para guardar lentes especiais, câmeras analógicas e digitais, e adquire mochilas para carregar os equipamentos certos para a viagem.

Onde guardar Equipamentos Fotográficos?

Equipamentos de grande porte

Sabemos que o tamanho de câmeras profissionais completas reduziu bastante nos últimos tempos, porém surgiram outros equipamentos que ocupam bastante espaço e peso como o notebook para a edição de vídeos, drones para filmagem e tripés automáticos.

Em muitos casos, a dica é montar armários somente para câmeras e lentes e outro somente para acessórios, podendo manter parte dos itens guardados em bolsas e em caixas impermeáveis.

O uso de gaveteiro ou de caixinhas é indicado para guardar cabos, cartões de memória, fitas de vídeo e outros acessórios que sejam menores e mais frágeis.

E durante uma viagem?

Sabemos que a organização para guardar equipamentos fotográficos é referente a um capítulo à parte. Porém, neste artigo manteremos o foco sobre a importância do armazenamento e acesso aos equipamentos durante qualquer tipo de mobilidade, seja no trânsito ou na viagem fotográfica.

1) Mantenha tudo reunido

No caso de sair de carro, ônibus ou avião para se deslocar com o objetivo de realizar um ensaio é importante não espalhar os equipamentos. É fundamental manter tudo em uma única bolsa, principalmente, se esta bolsa irá manter tudo armazenado por mais de uma semana ou meses.

Reunir tudo em uma única bolsa facilita o trabalho de retirar os equipamentos do armário e de colocá-los de volta ao armário no retorno, além de evitar riscos de roubos ou de extravios em alguma viagem mais longa.

Onde guardar Equipamentos Fotográficos?

2) Organize a mochila

Se o fotógrafo já possui uma bolsa de grande porte para guardar seus equipamentos em casa ou no estúdio, a dica é manter essa bolsa em casa e retirar somente os equipamentos necessários para a realização de um trabalho e colocá-los em uma mochila.

Não é aconselhável retirar todos os equipamentos de um só vez do armário ou do boxe para a realização de ensaios fotográficos, leve somente o necessário e mantenha o espaço que ficou vago no armário para colocar o equipamento de volta quando retornar do trampo.

Seja no armário, na bolsa de armazenamento ou na mochila de trabalho é importante organizar os equipamentos de uma forma que um item não se sobreponha ao outro internamente como maneira de evitar quebras, rachaduras ou defeitos.

Onde guardar Equipamentos Fotográficos?

Priorize sempre um bom espaço para as máquinas e para as lentes, mantendo-os dentro das cases ou estojos originais de fábrica ou similares. Em muitos casos, equipamentos como máquinas fotográficas, lentes, iluminadores e drones podem ser embalados com plástico bolha para evitar a quebra de algum componente em caso de queda. O mesmo vale, em muitos casos para carregar o equipamento dentro da mochila.

3) Baterias e notebooks

Dentro do armário, as baterias das máquinas podem ficar na parte superior junto às máquinas, deixando a parte de baixo para guardar notebooks, baterias de grande porte e bolsas mais pesadas. O que for mais pesado coloque na parte de baixo do armário e da mochila.

Onde guardar Equipamentos Fotográficos?

Conclusão

Portanto, na hora de guardar equipamentos fotográficos no armário, no boxe externo ou em uma mochila de trabalho é fundamental pensar em equilibrar o peso de cada item, manter a proteção de cada objeto e organizar de tal forma que tudo se mantenha acessível sempre.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade