O Plano de Fundo na Fotografia
Crédito: Foto de Pixabay no Pexels.

O Plano de Fundo na Fotografia

Existem várias maneiras de criar um plano de fundo excelente em sua fotografia. Antes de tudo, você precisa decidir o que você procura em um plano de fundo. Você pode se perguntar se existe uma forma diferente de controlar o plano de fundo que você quer usar, além de analisar para qual finalidade ele serve e em quais situações ele se aplica. Muito se pensa em fotografar um assunto principal interessante e atraente. Ao concentrar-se demais no assunto principal, porém, é possível negligenciar uma parte igualmente importante da foto – o fundo da fotografia. O plano de fundo precisa ser controlado para obter uma boa foto e, neste artigo, você aprenderá as várias maneiras de fazer isso. Portanto, vamos examinar as várias estratégias que você pode empregar. Neste artigo, você irá aprender dicas e conceitos acerca dos diversos tipos de planos de fundo que a fotografia proporciona. Você será instigado a pensar um pouco mais sobre o fundo de sua foto na próxima vez que sair com sua câmera. Acompanhe cada conteúdo preparado pela equipe eMania e desenvolva suas habilidades e seus conhecimentos!

Olhe para a luz no fundo da fotografia

O uso criativo da luz é o que aumenta a qualidade de uma foto, o que significa que você precisa estar no controle desse elemento-chave. Você irá lidar com a luz natural (do dia) e com diversas outras fontes artificiais de luz. Quando se trata de luz natural, é importante você ter atenção e sensibilidade para discernir qual a melhor posição para posicionar a sua câmera e o seu objeto. Saber bem para que lado o sol está nascendo ou se pondo, significa que você pode planejar o pôr do sol e o nascer do sol ao fundo da imagem. Você saberá quando o sol está na posição ideal para iluminar o seu objeto principal, valorizando-o de forma adequada – um objeto mal iluminado pode causar um impacto negativo no fundo.

O Plano de Fundo na Fotografia
Crédito: Foto de Life Of Pix no Pexels.

As coisas podem mudar de acordo com as estações

A posição de cada elemento do céu (como o sol, a luz e as estrelas) sempre irá mudar de acordo com as estações. É importante que você saiba quando visitar um local para que o plano de fundo esteja alinhado com os requisitos da foto. Você pode pesquisar na internet sites ou aplicativos que mostram a previsão do tempo, o horário do nascer e do pôr do sol, entre outros. Uma boa fotografia de paisagem requer planejamento. Algumas fotos só são possíveis alguns dias por ano, e você precisará de sorte com o clima nesses dias.

Altere o ângulo

A fotografia é arte de subtrair e o fundo movimentado é uma forma fácil de adicionar mais elementos do que você precisa ao quadro. Uma simples mudança no ângulo pode evitar elementos como fios ou pessoas indesejadas no fundo de sua imagem. Mantenha sua foto o mais simples possível, com seu plano de fundo frequentemente precisando ser um elemento mínimo da moldura.

Use linhas principais

O uso de linhas principais para o assunto a partir do fundo está intimamente relacionado à mudança do ângulo de sua foto.  Essas linhas são uma ótima maneira de trazer a atenção do espectador para o seu assunto principal, tornando esse fundo um elemento essencial da sua foto. Uma das favoritas dos fotógrafos é o uso de túneis, onde as linhas conduzem de um ponto infinito ao assunto principal. Usar isso dá a você mais controle sobre o seu enquadramento e resulta em uma foto com impacto real. Uma profundidade de campo rasa nem sempre é necessária ao usar linhas principais, pois as linhas mantêm o fundo unido.

O Plano de Fundo na Fotografia
Crédito: Foto de Stefan Stefancik no Pexels.

Alinhe os elementos do primeiro plano e do fundo

Não se trata apenas de alinhar as linhas principais e evitar elementos que distraiam o seu plano de fundo. Elementos específicos em seu plano de fundo podem ser alinhados para complementar o que quer que você tenha em primeiro plano. Um exemplo disso é quando o fundo fica desfocado com o bokeh. Nesse fundo, pode haver partes mais claras e mais escuras. Você também pode posicionar o assunto principal em frente a um pedaço de fundo mais claro para destacar essa área e fornecer um quadro natural.

A abertura controla o fundo

Um dos controles mais eficazes que você tem sobre o fundo da fotografia é a abertura . O que isso faz é controlar a profundidade de campo, permitindo que você desfoque o fundo, se desejar. Bokeh é o termo dado à parte fora de foco de uma imagem, geralmente no plano de fundo. Você pode produzir bokeh abrindo sua abertura, geralmente em uma lente prime. Também é possível produzir bokeh com uma distância focal longa, desde que o fundo esteja a alguma distância do objeto que você está focalizando. Portanto, controlar a abertura é uma das maneiras mais fáceis e eficazes de controlar o fundo.

O Plano de Fundo na Fotografia
Crédito: Foto de Roberto Nickson no Pexels.

Planos de fundo texturizados

Outra opção disponível para fotógrafos é usar um plano de fundo texturizado. Encontre um plano de fundo, como uma parede, que tenha um padrão ou textura. Os fundos fotográficos que funcionam bem incluem: paredes de tijolos, fachadas velhas e decadentes que têm uma cor ou venezianas de metal que as lojas usam quando estão fechadas. Provavelmente, você estará fotografando um modelo nesta situação, e um fundo limpo funciona bem para este estilo de foto.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]