Polícia dos EUA se omite em roubo de equipamento fotográfico
A construção de um equipamento fotográfico de qualidade é algo que todo profissional persegue durante toda a sua vida. Seja pelo amor a atividade como também pela necessidade de reunir condições financeiras para arcar com altos valores de diferentes itens como lentes, câmeras, sistema de iluminação, tripé, dentre outros.
Por isso, passar por situações onde um criminoso acaba simplesmente roubando esses bens é algo imensurável no prejuízo tanto monetário como emocional. Entretanto, como se não bastasse essa traumática experiência, o fotógrafo norte-americano Justin Schuck acabou tendo de lidar com algo ainda mais grave: uma verdadeira omissão de policiais da cidade de San Francisco, na California.
Saindo da cidade de Oakland para ‘Cisco’, Justin teve janelas de seu veículos quebradas onde os meliantes levaram o equipamento fotográfico avaliado em 24 mil dólares. Algo que, na atual cotação, equivale a mais de R$ 120 mil.
O profissional da fotografia que atua na área desde 1997 havia instalado AirTags nas bolsas onde estavam seus itens de alto valor. Trazendo, dessa forma uma enorme esperança de reavê-los com a possibilidade de rastrear com exatidão para onde o equipamento fotográfico seria levado. Porém, foi nesse momento que veio a frustração.
Em posse da informação, Schuck encontrou em contato com a polícia na expectativa de uma ação de retomada dos seus itens, mas acabou apenas ouvindo a seguinte afirmação:
– Ah, sim, essa é uma importante área de receptação. Todo mundo na Bay Area sabe que pode levar os itens roubados e descarregá-los lá.
Em meio a mistura de insatisfação e irritação, Justin Schuck foi às redes sociais para fazer um testemunho sobre a situação onde críticas não faltaram para o Departamento de Polícia de San Francisco:
– Você não pode me dizer que a função principal de uma cidade funcional com um departamento de polícia funcional não é permitir que os criminosos realizem ‘operações de receptação importantes e conhecidas. Essa não é uma cidade que está cuidando de seus cidadãos. São Francisco, você precisa se organizar, SFPD, você precisa se organizar. Se você sabe que empresas criminosas estão sediadas em um endereço e decide não fazer nada a respeito, a responsabilidade é sua.
Em entrevista dada para a emissora ABC7 News, Justin Schuck lamentou o fato de que, para piorar a situação, o equipamento fotográfico em questão não tinha seguro contratado:
– Eu sabia que o equipamento não tinha seguro e perdê-lo tão pouco tempo depois de comprá-lo foi devastador.