Programas de Edição de Imagem alternativos ao Photoshop

0 164
Tempo de leitura: 3 minutos

Em muitos casos é indicado conhecer softwares alternativos ao Photoshop, pelo simples fato do programa de edição de imagens da Adobe ser pago e exigir renovação da assinatura.

Para o profissional que pode investir na aquisição da assinatura do pacote Adobe, sabemos que o Photoshop está entre os programas mais conhecidos e mais indicados para edição e manipulação de imagens, incluindo as imagens oriundas do trabalho fotográfico.

O Photoshop é considerado o programa mais completo desse segmento com muitos recursos profissionais e avançados, porém é importante conhecer e saber usar outros programas gratuitos que podem ajudar na edição de fotos de forma acessível.

Softwares alternativos ao Photoshop

A seguir apresentamos uma lista de programas que podem substituir, pelo menos parcialmente, as aplicações existentes no Photoshop.

Programas de Edição de Imagem alternativos ao Photoshop

1) Acorn 4

Um dos programas que estão ficando cada vez mais conhecidos é o Acorn. Trata-se de um software que facilita bastante o processo de edição de imagens de profissionais e estudantes que utilizam computadores da Apple.

O sistema Mac aceita o Acorn e com esse programa é possível editar, criar e adicionar diferentes efeitos para as imagens.

O programa é bastante intuitivo e oferece muitas ferramentas com criador de flecha, pincel, lápis, borracha, eliminador de cores e esfumador. Nele, o usuário encontra vários tipos de filtros que podem ser configurados conforme o estilo ou cor da imagem.

O Acorn é dedicado para realização de alteração de imagens e edição até mesmo profunda.

2) Gimp

O programa Gimp sempre está entre os softwares alternativos ao Photoshop, e é um dos programas mais antigos do segmento.

Ele é desenvolvido para plataformas Mac, Linux e Windows, sendo uma das melhores alternativas grátis para o programa da Adobe.

O Gimp apresenta um conjunto de ferramentas e recursos avançados, contendo efeitos de fotografias e pincéis.

Atualmente, o programa está mais completo em comparação com as edições anteriores, tendo uma interface única que ajuda ao usuário usar várias janelas ao mesmo tempo.

O painel permite a organização de camadas e orienta a transformação no tamanho da imagem como da largura e altura. O Gimp suporta diferentes formatos como JPEG, GIF, PNG e TIFF.

3) Pixelmator

Para usuários do sistema Mas OS, o Pixelmator é uma das melhores alternativas. É um software que não deve em nada aos demais programas, incluindo o Photoshop.

É um programa intuitivo que oferece rápida adaptação e uso rápido para edição e manipulação de imagens.

4) iPhoto

O aplicativo de edição de fotos da Apple já se tornou no queridinho dos fotógrafos e editores de imagem. Esse programa é desenvolvido para plataforma iOS e Mac.

Através desse app, o profissional ou qualquer pessoa que curte fazer fotos pode fazer a organização de seus arquivos, bem como editar e compartilhar as fotos em poucos minutos.

Recentemente, o iPhoto foi reformulado e adquiriu nova aparência e arquitetura como novos modos de visualização.

Programas de Edição de Imagem alternativos ao Photoshop
iPhoto

5) Photo Effect Studio

Nessa opção de softwares alternativos ao Photoshop estamos apresentando um editor multiplataforma de imagens que é aceito em Mac, Windows, iOS e Android.

É um aplicativo fácil de utilizar contando com muitos efeitos, molduras e filtros. Ele apresenta menu em inglês mas é um programa intuitivo que pode ser usado também em um dispositivo móvel.

6) Seashore

Esse aplicativo é desenvolvido se baseando na tecnologia similar ao do Gimp, um programa popular já citado nesse artigo, podendo ser usado no Windows e no Mac. É um programa de código aberto e gratuito.

É um aplicativo que possui atributos como crop, pincéis, texturas e outras opções como saturação e brilho.

7) Photopea

O Photopea está entre os softwares alternativos ao Photoshop pode ser gratuito e oferecer processo de edição avançada de imagens para usuários de diferentes níveis de conhecimento.

O Photopea é funcional e pode ser usado para criação e manipulação de gráficos, vetores e imagens sólidas. Através dele o profissional pode trabalhar com uso de arquivos em diferentes formatos incluindo o formato RAW.

Trata-se de um programa que não precisa ser instalado, ou seja, basta ao usuário acessar o site oficial e fazer toda a edição da imagem no modo online. Mesmo perdendo a conexão, o usuário poderá continuar do ponto no qual parou e dar prosseguimento ao projeto.

Conclusão

Neste artigo apresentamos softwares alternativos ao Photoshop. Sabemos que o mais famoso e mais caro programa de edição de imagens e fotos da Adobe foi lançado em 1990, mas até os dias atuais requer um médio ou alto investimento financeiro.

A implementação de um programa pago como o Photoshop incentivou a criação e geração de outros programas similares gratuitos que, mesmo não oferecendo todas as ferramentas da Adobe, consegue oferecer performance aproximada.

De todo modo, é importante selecionar programas que trabalham com diferentes tipos de formatos de arquivos, com a vantagem de editar as imagens em camadas, com retoques e edição de imagens.

Para profissionais e estudantes que não podem usar a versão paga do Photoshop, indicamos neste artigo uma lista de programas gratuitos que oferecem ótimas possibilidades de edição de uma foto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.