Quais Equipamentos Fotográficos indicados para o Verão?

0 126
Tempo de leitura: 4 minutos

Ao abordarmos sobre o uso de equipamentos fotográficos para o verão, devemos destacar que trata-se de um período do ano bastante quente, com locações que costumam acontecer na praia, piscinas e em regiões de rios ou cachoeiras.

Agora, imagine usar máquinas fotográficas, tripés, rebatedores de estúdio ou até mesmo máquinas manuais profissionais em um ambiente mais quente e com o solo desnivelado?

Inicialmente, é importante manter todos os equipamentos e acessórios protegidos em cases, manter a bateria da máquina sempre carregada antes de ir fazer uma sessão fotográfica e evitar deixar os equipamentos pegando sol em excesso, mesmo no horário do amanhecer.

Geralmente, os ensaios de verão são realizados entre seis e dez da manhã para aproveitar a melhor luz do amanhecer e fugir um pouco do calor intenso que começa a dominar o ambiente por volta das onze horas da manhã, porém, mesmo assim é fundamental manter os equipamentos protegidos.

Tradicionalmente, sabemos que, mesmo quando o modelo está incomodado com o calor intenso, ele deve manter o sorriso e a melhor postura para cada captação. O fotógrafo também precisa ser o mais profissional possível, tendo a desenvoltura de captar imagens à beira mar, na orla de uma praia ou até mesmo em um parque movimentado em pleno verão.

E nesse processo de realização de ensaios de verão, alguns profissionais se distraem com os seus equipamentos. Neste artigo apresentamos boas dicas de como tratar máquinas e acessórios da melhor forma, principalmente, em ambiente externo durante o verão.

Quais equipamentos fotográficos indicados para o verão?

Equipamentos Fotográficos para o Verão

Sabemos que as altas temperaturas costumam ser um convite natural para fotógrafos e clientes realizarem fotos de qualidade tendo o verão como tema principal ou secundário.

Porém, ao realizar um ensaio fotográfico em ambiente externo, os equipamentos poderão ficar expostos ao calor e ao desgaste da lente.

Normalmente, além do calor, os equipamentos podem receber brisa quente, ventania de temporal, resíduos, poeira e pedaços de terra. Em muitos casos, existe o risco do equipamento cair na água e, caso não tenha proteção à prova d’água, gerar uma perda incalculável de conteúdo, arquivos e do próprio equipamento.

A seguir apresentamos uma lista de itens que todo fotógrafo profissional, estudante ou amador precisa ter, principalmente, ao realizar fotos em ambiente externo no verão.

Filtro de Lente UV

Esse filtro para lentes de sua câmera é referente a uma pequena proteção para a lente, e que o fotógrafo deve encaixar sobre a lente. Geralmente é um item imperceptível que consegue proteger a lente contra gotas, areia, gordura, toque de mãos e poeira.

Outra opções que Filtros de Lente, seria o Filtro CPL Polarizador que ajuda a reduzir reflexos e brilho ao filtrar a luz que se tornou polarizada devido à reflexão de uma superfície não metálica. A luz do sol naturalmente se torna parcialmente polarizada devido a refletir os elétrons nas moléculas de ar, fazendo com que a luz se espalhe para o que aparece como neblina.

Ou até um Filtro Skylight, que é um filtro rosado que tem a função de diminuir a intensidade do azul, corrigir e balancear cores fortes e azuladas. É muito utilizado em praias e eventos em locais abertos, onde além de luzes artificiais muito forte, há muitas sombras que podem criar fortes aberrações de cores.

Quais equipamentos fotográficos indicados para o verão?

Cartão de Memória Extra

Mesmo que a câmera seja boa e profissional, determinados ensaios poderão exigir uma grande quantidade de fotografias, e uma grande quantidade arquivo exige o uso de um bom cartão de memória.

Como falamos no início do artigo, as fotos de verão costumam ser realizadas no horário do amanhecer (mais cedo) e caso as fotos sejam perdidas o fotógrafo não poderá retornar às pressas ao meio-dia para tentar reproduzir tudo.

É diferente da fotografia captada em estúdio fechado ou em locação onde é possível manejar a iluminação ou explorar uma iluminação natural menos impactante.

Geralmente, algumas câmeras apresentar dois slots para cartão, evitando que falte espaço.

Rebatedor Fotográfico

Principalmente, em ambientes abertos, é importante utilizar o rebatedor para elevar o controle da luz, visando direcionar ou suavizar a luz natural. Esse acessório consegue controlar o impacto da luz, seja ela natural ou artificia, podendo direcionar a luz totalmente ou parcialmente podendo eliminar as sombras desnecessárias.

No mercado há rebatedores de diferentes cores, tamanhos e estilos que podem auxiliar bastante o profissional, principalmente, em externos de verão.

Quais equipamentos fotográficos indicados para o verão?

Mochila Fotográfica

Imagine um fotógrafo realizando fotos em uma praia ou caminhando por uma trilha…A mochila poderá ajudá-lo a carregar baterias extra da câmera, fiação, acessórios, lentes, protetores de lente, cartão de memória e entre outros equipamentos necessários, mesmo que todo o trabalho não exija o uso de um tripé.

Outro fator que justifica o uso da mochila é o fato das câmeras profissionais DSLR serem mais pesadas e necessitarem de mais acessórios ou de um local para serem carregadas.

Quais equipamentos fotográficos indicados para o verão?

Bateria Extra

Desde o início do artigo estamos enfatizando a atenção com a bateria. Mas, mesmo que a bateria esteja carregada é indicado levar uma bateria extra, o que garantirá o uso prolongado da máquina.

Bom Tripé

Quando o fotógrafo seleciona uma locação ele pode planejar o uso de um tripé. Seja qual for o nível de qualidade da câmera, é muito importante o uso do tripé para garantir o melhor tipo de enquadramento.

Mesmo quando a câmera possui estabilizador de imagem, poderá ocorrer do foco ficar tremido e gerar desfoque.

Quais equipamentos fotográficos indicados para o verão?

Lentes Fotográficas Básicas

Depois arrumar a mochila, as cases e o carro com todos os equipamentos, ao selecionar a câmera DSLR é importante selecionar as lentes que serão necessárias para captar imagens no horário da manhã e em outros ambientes externos podendo exigir lentes específicas.

Utilize um para-sol para sua lente fotográfica, ele é um acessório indispensável para o fotógrafo profissional e amador e deve ser usado a frente de sua objetiva para diminuir o brilho exagerado e garantir maior contraste e melhor renderização de cores, pois diferente do que o próprio nome indica, o Para-sol não deve ser usado apenas durante o dia para evitar a luz do Sol, mas em qualquer ocasião onde haja diversas fontes de iluminação que gerar efeitos diferentes no resultado final da sua fotografia.

Quais equipamentos fotográficos indicados para o verão?

Como se proteger do sol?

É importante sempre carregar uma “barraca de praia” ou protetor de sol para o fotógrafo usar como área de descanso e para colocar os equipamentos por bons momentos na sombra sob vigilância dos profissionais.

É importante ter atenção com os equipamentos mais sensíveis incluindo a lente e a câmera fotográfica. Também é importante evitar esquecer os equipamentos dentro do carro fechado debaixo do sol, o que pode comprometer o funcionamento dos equipamentos.

Conclusão

Portanto é fundamental que o profissional proteja sempre os equipamentos fotográficos para o verão da melhor forma, principalmente, nos dias mais quentes, visando criar uma locação segura e protegida ou utilizando mochilas para carregar o equipamento do modo mais seguro.

Em dias ensolarados e quentes é mais comum as fotos serem captadas em horário mais cedo para aproveitar a melhor luz e selecionar as melhores lentes para cada luz natural, mesmo em outros horários.

É fundamental manter os equipamentos seguros e protegidos da luz forte do sol e manter a realização das captações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.