Qual Sensor de Câmera é melhor: Full-Frame, APS-C ou Micro 4/3 ?

5 232
Tempo de leitura: 4 minutos

Quando planejamos adquirir uma Câmera Digitais com Lentes Intercambiáveis, algo primordial a ser considerado é o tamanho do sensor. E é nessa hora que bate aquela dúvida: “qual sensor escolher?”. Mas antes de pensarmos em optar por um ou outro formato, vamos entender primeiro as características e as diferenças entre eles, assim como a função de cada um.

Para aprimorarmos os conhecimentos no universo da fotografia é importante termos um pouco de sensibilidade e olhar atento ao mundo ao nosso redor, em busca de boas referências de profissionais experientes – dessa forma, iremos formar nossas próprias concepções, entendendo o que é preciso para ingressar na carreira. Outro ponto importantíssimo é saber escolher quais equipamentos  atendem melhor às nossas necessidades diárias.

Qual Sensor de Câmera é melhor: Full-Frame, APS-C ou Micro 4/3 ?
(Crédito de imagem: Imagem de Free-Photos por Pixabay)

Saiba diferenciar cada sensor…

O Sensor de Câmera Digital é um chip fotossensível que funciona da seguinte forma: essa superfície sensível capta toda a luz que adentra à camera através da lente e gera uma imagem digital durante esse processo. De forma resumida, o sensor captura luz para criar uma imagem de forma semelhante à retina dos olhos.

Antes das Câmeras Mirrorless, eram muito utilizados nas Câmeras DSLR’s, principalmente, dois tamanhos de sensor: APS-C (menor que 35 mm) e Full-Frame (equivale a 35 mm). Tendo em vista as últimas décadas, diversos outros formatos também apareceram em Câmeras Mirrorless, embora sejam menos populares – assim como a MTF Micro Quatro TerçoM4/3 , que evita o conflito entre APS-C / Full-Frame e traz suas vantagens.

A partir das Câmeras Digitais, esses sensores proporcionam praticidade devido à possibilidade de mudar a Sensibilidade ISO. O Sensor Full Frame tem o tamanho equivalente ao sensor da câmera de filme analógico; dessa forma, é possível capturar mais luz utilizando um ISO mais alto. Em situações onde há baixa luminosidade (fotos noturnas, por exemplo) essa sensibilidade é um fator muito prático e benéfico.

O Sensor Full-Frame também tem a capacidade de gerar uma imagem maior, comparada ao tamanho da imagem de um Sensor APS-C, que registra uma parte inferior em relação à imagem capturada pela lente – gerando um fator de corte nas bordas do quadro (“fator de crop”), porém ganha um aumento em sua distância focal.

Já os sensores MTF Micro Quatro Terços M4/3 têm o tamanho bem reduzido se comparado aos sensores APS-C e Full-Frame – o que não altera na qualidade de resolução da imagem. Para obter um melhor resultado com esse tipo de sensor, pode ser necessário utilizar com mais frequência o recuo de câmera em relação ao objeto a ser fotografado.

Qual Sensor de Câmera é melhor: Full-Frame, APS-C ou Micro 4/3 ?
(Crédito de imagem: Imagem de Free-Photos por Pixabay)

Características técnicas…

Os Sensores Full-Frame têm as dimensões equivalentes às dimensões de filme de 35 mm, obtendo 36 mm de largura e 24 mm de altura – formato mais utilizado na era da imagem em movimento. Ideal para fotografar em locais mais escuros. Este tipo de sensor não possui fator de corte, portanto, não modifica o campo de visão previsto em relação à distância focal que for utilizada na lente. Ele também oferece uma proporção de 3:2.

Os sensores APS-C são menores que os Full-Frame e têm em média 23,7 mm de largura e 15,7 mm de altura. Porém, esse tamanho pode variar de acordo com cada marca; os sensores da Canon, por exemplo, são um pouco menores, medindo aproximadamente 22,3mm de largura e 14,9mm de altura – este tamanho se enquadra no formato 3:2, pois a largura é 1,5x maior do que a altura (resultando na mesma proporção em relação aos sensores que obtêm o quadro completo). Levando em conta a média do tamanho de um sensor APS-C, o fator de corte equivale a 1.5 ou 1.6 e o campo de visão é menor (em média 50 ou 60%) que um sensor Full-Frame – não perde a resolução, apenas diminui a área de enquadramento.

Os sensores MTF Micro Quatro Terços M4/3 têm em média 17,3 mm de largura e 13 mm de altura, com uma proporção de 4:3, como já diz no nome. O campo de visão desse sensor equivale basicamente à metade tamanho do campo de visão de um sensor Full-Frame e o fator de corte mede aproximadamente 2 – a largura desse tipo de sensor é 1,33x maior que a altura do mesmo.

Qual Sensor de Câmera devo escolher?

Tendo como base o aspecto financeiro, os formatos Micro 4/3 e APS-C são mais vantajosos para pequenos orçamentos, pois o custo é menor. Porém, Câmeras com o sensor Full-Frame também podem ser adquiridas por um valor regular em lojas de equipamentos usados ou seminovos. Os tamanhos padrões desses sensores e a frequência com que as câmeras e as lentes podem ser reutilizadas/trocadas garantem ofertas que se enquadram orçamentos mais modestos e equipamentos com uma boa qualidade, às vezes semelhante a produtos nunca utilizados.

No que diz respeito ao formato e ao propósito de cada formato, não há apenas uma possibilidade para um determinado tipo de foto. É possível utilizar qualquer um desses sensores para fotografar retrato, paisagem, esporte ou vida selvagem; não existe uma regra que determina qual sensor deve ser utilizado para cada proposta. O tamanho do sensor da câmera fica à critério do gosto, do planejamento e do orçamento do profissional.

Qualquer um desses formatos poderá proporcionar ao fotógrafo um trabalho magnífico e de boa qualidade. A maioria das câmeras e lentes podem garantir uma boa resolução, sejam elas Câmeras Mirrorless ou DSLR. Um equipamento de qualidade proporciona uma facilidade e um conforto maior para quem o utiliza; mas o que faz a diferença no mundo fotográfico não é apenas o equipamento, mas sim o conhecimento, a técnica, o olhar e a experiência do fotógrafo. A partir daí, levamos em conta a marca, o visor, a tela, a duração da bateria, as dimensões, o peso e muitas outras funções e utilidades das câmeras – não apenas o tipo de sensor.

Confira os produtos e lançamentos da nossa loja online: https://www.emania.com.br/

5 Comentários
  1. […] post Qual sensor é melhor: micro 4/3, APS-C ou Fullframe? apareceu primeiro em Blog […]

  2. […] post Qual sensor é melhor: micro 4/3, APS-C ou Fullframe? apareceu primeiro em Blog […]

  3. […] Qual Sensor de Câmera é melhor: Full-Frame, APS-C ou Micro 4/3 ? […]

  4. […] uma vasta opção de modelos, assim como é possível encontrar da Canon e Nikon. No entanto, suas Lentes Full-Frame são geralmente mais novas e de maior qualidade de construção do que o vidro com cobertura […]

  5. […] Qual Sensor de Câmera é melhor: Full-Frame, APS-C ou Micro 4/3 ? […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade