Principais Dicas de Marketing Digital para Fotografia precisa do marketing digital

Principais Dicas de Marketing Digital para Fotografia

A fotografia precisa do marketing digital, seja para divulgar a venda de serviços de fotografias, de venda de máquinas fotográficas ou venda de fotos como conteúdo de forma diversa.

Principalmente, para o profissional de fotografia, é importante divulgar o seu portfólio on-line, divulgar o seu nome, procurar por estratégias de posicionamento e de vendas para redes sociais e entre outras iniciativas.

Sempre que abordamos sobre marketing digital para fotógrafos, estamos falando muito mais do que uma simples postagem de Facebook ou troca de e-mail.

Esse tipo de marketing começa a partir do planejamento e dimensionamento de cada tipo de resultado procurado. Atualmente, a internet é uma das melhores aliadas para atrair público e clientes e fortalecer a marca profissional no mercado.

A Fotografia precisa do marketing digital

Principais Dicas de Marketing Digital para Fotografia precisa do marketing digital

Esse tipo de marketing empregado na internet e nas plataformas digitais reúne diferentes atividades com criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que possam gerar valor para clientes potenciais, bem como para empresas, fornecedores, parceiros e a sociedade consumidora.

Consideramos que o marketing, seja o tradicional ou digital, sempre buscou acompanhas as mudanças tecnológicas e sociais do mundo, porém, nos dias atuais, a informação se tornou em produto de consumo circulando com grande facilidade.

Fazer parte da informação, gerar informação e compartilhar informação também ajuda a promover a fotografias e seus profissionais. Atualmente, conectar as pessoas através de informação é fundamental, principalmente, através de informação de qualidade e útil.

Da mesma forma que um produto como Coca-Cola precisa do marketing, atualmente, com o mercado digital, a fotografia também necessita do marketing.

O mercado consumidor

Considerando os diferentes segmentos de mercado, os potenciais clientes podem se comportar de diferentes maneiras e querer contratar diferentes tipos de fotos ou de serviços fotográficos.

Atualmente, o mercado de fotografia está cada vez mais segmentado com a criação de imagens para viagens, casamentos, produtos, moda e entre outros.

Aliando a segmentação com o mercado digital o fotógrafo ou revendedor de imagens precisa saber comunicar e entregar imagens de valor, sempre gerando valor e interatividade com o seu público.

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Por que o marketing é importante?

Ao compreender a importância do marketing digital, devemos pensar no poder que um conteúdo ou anúncio possuem no Google, nas redes sociais e nas diversas ferramentas de distribuição de conteúdos.

Geralmente, quem precisa contratar um fotógrafo, por exemplo, para registrar as imagens de um evento importante, fará uma pesquisa prévia através de profissionais no Google.

O fotógrafo que tiver um bom blog, um portfólio estacionado em um site de qualidade e até mesmo um canal de YouTube onde veicula ótimas dicas de fotografias e equipamentos aparecerá mais em evidência para os seus clientes potenciais.

Benefícios

A seguir apresentamos os principais benefícios para justificar que a fotografia precisa do marketing digital.

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1) Posicionar sua marca para potenciais clientes

Atualmente, a maioria das pessoas utiliza a internet para decidir uma contratação ou compra. Independente se a pessoa fez a compra através de uma loja online ou presencial, o Google ajudou o cliente potencial a encontrar mais informações sobre determinado produto ou serviço.

Imagine uma pessoa que precisa comprar uma câmera fotográfica profissional ou semi profissional? Através de várias pesquisas no Google ele conhecerá informações sobre qualidade dos equipamentos fotográficos, lentes de câmeras, entre outros equipamentos de estúdio e seus valores.

O mesmo se aplica ao pesquisar por serviços de venda de fotos ou de serviços de fotografia.

2) Identificando o nicho de mercado

O profissional que investe em marketing digital também poderá identificar o seu nicho de mercado de modo mais fácil. O fotógrafo pode se especializar em fotografias de casamento, viagem, documentário, moda, eventos, produtos e entre outros.

Portanto, é importante investir em gerar informação e oferta para cada tipo de segmento de público. Dessa forma, além de prospectar mais clientes, a geração de informações será importante para posicionar a rede social e o site do profissional como uma fonte segura de informação.

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3) Mais interação

Nos tempos do marketing tradicional, a mensagem tinha apenas uma direção, atualmente, através das plataformas digitais os consumidores conversam entre eles, dialogam com as marcas, publicam opiniões e respostas.

Sendo assim, a voz não pertence somente ao anunciante, mas, sobretudo, ao cliente que expõe sua opinião e decisão de compra. A internet permite compartilhar experiências de consumo e de identificação com marcas de diferentes formas.

Através do marketing digital, temos acesso a diversas ferramentas que permite forte interação com os clientes, seja através de e-mail, blogs e redes sociais.

4) Proximidade com os clientes

Seja com novos ou antigos clientes, investir em marketing digital mantém os clientes sempre próximos. É importante sempre manter os clientes informados sobre o dia a dia de produção de fotografias, dicas e métodos mais elaborados pelo profissional.

A internet possui o poder de conectar profissionais e clientes de forma rápida e consolidada. O que gera importante proximidade e referência para a contratação de novos serviços e compra de novos produtos ou serviços de fotografia.

No caso das redes sociais, é importante gerar seguidores qualificados, ou seja, pessoas que seguem e que gostam do trabalho de determinado profissional.

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Conclusão

Portanto, pensar que a fotografia precisa do marketing digital nos leva a considerar o potencial que a internet e os métodos de marketing oferecem para o crescimento do posicionamento de profissionais e venda de fotografias através da internet.

Antes da internet, os profissionais ficavam restritos ao uso de portfólio impresso a ser apresentado pessoalmente nas agências e empresas. Atualmente, com a internet, o profissional pode vender o seu serviço ou produto para o mundo inteiro através de poucos cliques.

Neste artigo apresentamos os principais conceitos do marketing digital para o mercado de fotografia e como ele pode de fato ajudar a posicionar os produtos e serviços de profissionais da área.

Também ressaltamos sobre a segmentação do mercado, o que permite ao profissional trabalhar através de diferentes linguagens e estéticas para atender diferentes perfis de clientes e consumidores.

É importante investir nessa modalidade de marketing para atrair mais clientes e gerar mercados de forma mais assertiva.

SOBRE NÓS

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