Home»Equipamentos de Foto e Vídeo»Review: Pocket Cinema 4K – A Poderosa Filmadora da Blackmagic

Review: Pocket Cinema 4K – A Poderosa Filmadora da Blackmagic

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
3
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

A Blackmagic fabrica câmeras há quase sete anos, desde câmeras fotográficas pequenas até câmeras de estúdio profissionais, todas com foco em vídeo. A linha Pocket Cinema Camera recebeu uma sólida recepção quando foi lançada, embora os sacrifícios feitos em termos de portas e vida útil da bateria sempre levassem a série para trás.
Agora chegou a Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K, combinando um novo design, uma matriz de portas mais potente e melhor vida útil da bateria, bem como slots de cartão de memória duplo em um corpo compacto, tornando-se forte rival para as melhores filmadoras disponíveis no momento, sem mencionar o mais recente 4K usado em câmeras mirrorless.

Antes de seguir em frente com a análise, veja o unboxing da Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K

Design da Blackmagic Pocket Cinema 4K

Review: Blackmagic Pocket Cinema 4K - A Pequena, mas Poderosa Câmera de Cinema da Blackmagic.
Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K

A BMPCC pesa 722g, 178.1mm de largura, 96mm de altura e 85.5mm de espessura, ela é até um pouco engraçada, uma câmera achatada, e um visual meio retrô, mas o corpo de policarbonato e fibra de vidro tornam ela segura e sólida na mão. Sua forma arredondada também garante que é confortável de segurar, com botões de fácil acesso, dial de modos, algumas saídas de ar arrojadas e uma tela enorme na parte de trás disputando sua atenção.

Com um novo e melhorado microfone duplo instalado, há também um botão de gravação montado na frente e uma luz LED. A Pocket Cinema Camera 4K da Blackmagic possui uma montagem de rosca de tripé padrão na base com uma montagem adicional onde a sapata pode estar em uma câmera fotográfica, perfeita para um monitor externo ou uma luz LED.

Na base há uma porta de bateria que é capaz de suportar modelos de bateria de terceiros, enquanto à esquerda você tem um slot para dois cartões de memória. A câmera aceita cartões SD e CFast, os cartões CFast são necessários para o vídeo 4K da mais alta qualidade.

Blackmagic Pocket Cinema 4K – Conectividade e Entradas

Facilmente a melhor câmera de cinema equipada para o preço quando se trata de conectividade, além das entradas de microfone e fones de ouvido, a Câmera de Cinema Pocket 4K tem uma porta HDMI comum, que é significativamente mais segura do que os mini ou micro HDMIs frágeis de antigamente.

Review: Blackmagic Pocket Cinema 4K - A Pequena, mas Poderosa Câmera de Cinema da Blackmagic.
Portas de conexão da Blackmagic 4K

Há também uma porta USB-C, suportando transferência de dados e carregamento lento. Um ponto a ser observado – isso não manterá a câmera viva durante a filmagem, apenas complemente a energia da bateria para aliviar a carga.
As duas portas finais são conectores de 3,5mm, sendo uma entrada de microfone e uma saída de áudio.

Não é bem uma porta, mas a Pocket Cinema Camera 4K também revisou totalmente os microfones on-board, e eles não são ruins – um elogio impressionante para qualquer câmera deste tamanho, oferecendo excelente áudio de referência.

Há também a possibilidade do encaixe de uma gaiola para o suporte de acessórios.
Em um de nossos testes usamos a Gaiola Cage SmallRig com o Gravador Digital da Zoom e o Monitor de Câmera 5.7″ Full HD HDMI com Suporte 4K, optamos por esse monitor externo pelo fato do LCD da Blackmagic ser fixo, assim tivemos mais liberdade nas gravações já que tornou-se possível a movimentação do visor que usamos na gaiola, se necessário, também é possível adicionar itens de iluminação na Gaiola Cage SmallRig.

Blackmagic Pocket Cinema 4K – Tela

Se a melhor coisa sobre o corpo da Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K também chamada de BMPCC são as portas, a segunda melhor coisa tem que ser a tela, ou é o contrário?

Review: Blackmagic Pocket Cinema 4K - A Pequena, mas Poderosa Câmera de Cinema da Blackmagic.
LCD de 5 polegadas e resolução de 1920×1080

Com um clock de 5 polegadas e resolução de 1920×1080, a tela LCD é tão nítida quanto a tela de um iPhone X e, felizmente, também é brilhante, ajudando em condições de sol.

Sendo maior do que qualquer coisa que você conseguirá de um dispositivo concorrente da Canon, Nikon, Panasonic ou Sony, para vídeo, é uma benção ter uma tela de formato 16:9. O fato de ser tão grande e otimizado para vídeo significa que você pode verificar seu foco com precisão confiável ao mesmo tempo em que se enquadra sem bordas pretas, o que pode economizar a compra de um monitor para conectá-lo a ela.

Descobrimos quando contamos com a exibição exclusivamente ao definir a exposição, tínhamos uma tendência a superexpor um pouco, por isso, se você é como nós, subexposição por meia parada deve salvar seus destaques.

Apesar disso, a tela não parece desbotada por si só e sua interface de toque é abrangente e responsiva. Soa bem até agora, mas há uma grande desvantagem – ela não se articula, nem mesmo um pouco.

Review: Blackmagic Pocket Cinema 4K - A Pequena, mas Poderosa Câmera de Cinema da Blackmagic.
Visor touchscreen

Isso definitivamente parece ser a maior omissão aqui, já que com uma tela flip-out, a Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K teria sido a melhor câmera avançada do YouTube. Mesmo para os videomakers tradicionais, ao segurar a câmera com a mão, há um conflito entre poder ver a tela e garantir a posição de disparo mais estável possível.

Quanto à interface do usuário, ela é responsiva e altamente personalizável, oferecendo a você uma enorme quantidade de controle sobre tudo, desde o pico de foco até o ângulo do obturador, controle de entrada de áudio, “níveis de zebra”, histogramas e muito mais. Há uma curva de aprendizado íngreme, especialmente se você estiver vindo de um sistema mais simples, mas depois de mais de uma semana com a câmera, ela começou a parecer mais como um canivete suíço e menos como um Cubo Mágico.

Tocar na taxa de quadros, na velocidade do obturador, na íris, na ISO ou no equilíbrio de brancos abre os detalhes para alterar essas configurações com controles deslizantes. Tocar no botão de menu à direita permite ajustar a gravação, o monitor, o áudio, a configuração, as predefinições e as LUTs coloridas.

Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K – Botões

Os principais botões da parte superior incluem um botão de gravação e um botão de captura de fotos 4K, além de acesso rápido a ISO, ângulo do obturador e balanço de branco. Três botões de função personalizáveis ​​também são de fácil alcance, assim como o interruptor de alimentação.

Review: Blackmagic Pocket Cinema 4K - A Pequena, mas Poderosa Câmera de Cinema da Blackmagic.
Botões superiores da BMPCC 4K

Na parte traseira, à direita da tela, há outros botões de função principais, como Íris, Foco, Alta Taxa de Quadros, Zoom, Menu e Reprodução.

Sensor – Blackmagic Pocket Cinema 4K

Review: Blackmagic Pocket Cinema 4K - A Pequena, mas Poderosa Câmera de Cinema da Blackmagic.
Sensor Four Thirds

A Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K inclui um sensor 4/3 padrão de resolução 4096×2160 com 13 stops de faixa dinâmica surpreendentes para verdadeira qualidade digital cinematográfica. Devido ao seu tamanho padrão, o sensor 4/3 reduz o fator de corte, oferecendo um ângulo de visão mais amplo. Ele ainda conta com ISO nativo duplo de até 25600, assim você obtém um desempenho inacreditável sob pouca iluminação. A BMPCC 4K tem capacidade para gravar em até 60 quadros por segundo em 4K, chegando a até impressionantes 120 quadros por segundo no modo HD . A câmera inclui a ciência de cores Blackmagic Design de quarta geração, com os modos de filme, vídeo e vídeo expandido. O novo modo expandido oferece latitude cinematográfica com a conveniência do vídeo, assim é possível obter imagens excelentes sem ter muito trabalho na pós-produção!

Onde a BMPCC 4K supera a Lumix GH5s da Panasonic, e a Sony A7 III e outras câmeras mirrorless é na qualidade de seu vídeo RAW. Ela captura arquivos .DNG individuais com cores de 12 bits, seja descompactado ou compactado a 3:1 ou 4:1, com 13 pontos de intervalo dinâmico. Se você precisa economizar espaço e se contentar com qualidade inferior, você pode gravar em 10 bits, 4:2:2 ProRes, que ainda bate a gravação interna de qualquer câmera mirrorless, inclusive a Panasonic GH5.

Foco e Estabilização

Apesar de não haver autofoco contínuo, há autofoco na placa e ele funciona com um único toque na tela, como um Smartphone, ou pressionando o botão de foco na parte de trás da câmera. Em boa luz, funciona muito bem, com pouca luz ou quando se concentra em objetos escuros, ele se perde um pouco.

O que também é interessante é que o foco eletrônico manual em Lentes MFT M4/3 (Micro Quatro Terços) requer uma volta muito longa do anel de foco em contraste com, por exemplo, a Panasonic Lumix GH5. Ele pode parecer inconsistente e dificultar um pouco a obtenção do foco que você deseja.

Sem estabilização no corpo, a Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K oferece uma proposta semelhante à Lumix GH5s da Panasonic, dando aos videomakers o máximo controle sobre sua configuração. Para os usuários de tripé ou estabilizador eletrônico.

ISO duplo

A Câmera de Cinema Pocket 4K da Blackmagic não é a primeira câmera a apresentar ISO nativo duplo, mas implementa o recurso com grande efeito. Com intervalos nativos de 400 e 3200, ao gravar com pouca luz, é melhor aumentar o ISO para 3200, em vez de 2400, por exemplo.
Por um lado, combina perfeitamente com os limites dos locais de vídeo no controle da exposição em contraste com a fotografia. Por outro lado, significa que você realmente precisa conhecer sua câmera para tirar o máximo proveito dela.

Quando nos lembramos, funcionou muito bem, especialmente quando filmamos em ProRes ou RAW, já que o alcance nesses modos é excelente, dando-nos muito espaço para manobrar no post e extrair detalhes das sombras.

Qualidade de vídeo

Na verdade, em toda a linha, a qualidade do vídeo foi seriamente impressionante pelo preço.

O vídeo em 4K é maravilhosamente nítido, mas livre de nitidez excessiva visível. Sem problemas notáveis, os resultados estavam entre os melhores que já vimos em qualquer câmera de menos de 8.000 (oito mil) reais.

Tentamos fotografar em RAW e a variedade de detalhes que conseguimos extrair foi ainda melhor do que o ProRes, mas o tamanho dos arquivos e as adições ao tempo de processamento ultrapassaram as nossas necessidades, não valeu a pena, apesar dos benefícios notáveis.

A principal diferença perceptível em nossa experiência estava no vídeo em RAW que capturamos, foi melhor para gerenciar os destaques do que o ProRes, então acabamos expondo um pouco mais do que normalmente.

Bateria

Usando baterias Canon LP-E6, não deve ser muito caro comprar algumas extras para fotos – e você precisará delas. Os 50 minutos citados de duração da bateria de uma única carga foram muito otimistas, com resultados reais próximos a 35-40 minutos.
Isto não é surpreendente, a Blackmagic Pocket Cinema Camera 4k tem uma tela gigante, e também tem uma ventilação para manter as coisas legais – e, mesmo assim,as vezes fica quente.

Com drenos de potência tão grandes, se você estiver fazendo algum trabalho baseado em estúdio, recomendamos o uso de um conector DC de 2 pinos.

Mídia de armazenamento

Outra consideração, especialmente para quem vem de sistemas com compressão mais agressiva como a linha de fotografia da Canon, é o armazenamento. Tivemos a sorte de usar uma linha rápida e atraente na forma de um cartão CFast de 256GB, um cartão SD de 64GB e um SSD de 512GB para gravação em USB-C, e funcionou perfeitamente com a Câmera Pocket Cinema 4K da Blackmagic, abreviando trabalho de tirar os arquivos da câmera e colocá-los em um computador.

Com gravação 4K CinemaDNG RAW a 272 MB/s e gravação ProRes 422HQ a 117,88 MB/s, você precisará de muita mídia de armazenamento, mesmo para projetos curtos. Especificamente, um cartão de 256GB captura 14 minutos de gravação em 30 fps brutos.

DaVinci Resolve

Review: Blackmagic Pocket Cinema 4K - A Pequena, mas Poderosa Câmera de Cinema da Blackmagic.
Editor desenvolvido pela Blackmagic

O que é único na Blackmagic é que a empresa faz o próprio software de edição de vídeo, o DaVinci Resolve, é uma ferramenta que oferece uma experiência muito intuitiva que rivaliza com o Premiere Pro, e para muitos cineastas é talvez muito superior.
É um software que oferece edição em 4K e torna a Câmera Pocket Cinema da Blackmagic incrivelmente atraente para entusiastas amadores e compradores de câmeras de filme pela primeira vez.

Isso significa que se você tiver um computador, uma lente e uma mídia de armazenamento, poderá usar a Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K e não gastar mais um centavo para criar um incrível conteúdo 4K

Veredito

Review: Blackmagic Pocket Cinema 4K - A Pequena, mas Poderosa Câmera de Cinema da Blackmagic.
Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K

Os recursos que essa câmera de filme oferece é incomparável. Apesar do visor não articular, a enorme tela 16:9 supera qualquer modelo concorrente. A variedade de conexões a bordo também é líder de classe, e o fato de haver um slot para cartão dual supera as câmeras mais caras, como a Canon EOS R.

Com a interface do usuário tão centrada em filmagens, uma capacidade excelente de gravação de áudio on-board, e claro, um software desenvolvido pela própria Blackmagic. Não tem com quem concorrer.

Finalmente, e mais importante, a qualidade fundamental do seu vídeo em 4K, quando você sabe como operá-lo, lida com o ruído muito melhor do que alguns sensores full frame, graças às suas duas ISOs nativas.

A Blackmagic realmente fez sua lição de casa e ouviu o maior número possível de clientes ao projetar o sucessor de sua Pocket Camera original. A imagem é realmente muito bonita e “cinematográfica”, a faixa dinâmica é melhor do que a de câmeras similares no mercado atualmente. Ela tem muito a oferecer.

O que achou deste review sobre a BMPCC 4K? Deixe sua opinião nos comentários.

Gostou da Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K? Acesse nosso site eMania Foto e Vídeo e adquira já a sua.
Confira também diversos acessórios como lentes, adaptadores de lente, gaiolas, estabilizadores de imagem e muito mais.

Comente

Post anterior

Gimbal Zhiyun Crane 3 LAB: O Estabilizador com Diversas Possibilidades

Próximo post

Cinco frases que todo fotógrafo profissional DETESTA ouvir

O Autor

eMania News

eMania News

O eMania News é uma equipe fornada por fotógrafos, cinegrafistas, escritores e fotojornalista que traz notícias e artigos diariamente com informações práticas e úteis para o profissional da área abordando artigos, fornecendo dicas, oferecendo reviews e outras formas de conhecimento.