Weebill 2 Zhiyun, o Primeiro Gimbal com LCD Touchscreen Retrátil

Estabilizador Zhiyun Weebill 2, Primeiro Gimbal com LCD Touchscreen Retrátil

O novo Gimbal Zhiyun Weebill 2 é portátil, usa alta tecnologia para estabilização de vídeo e é um pouco mais fácil de configurar e operar do que outros, graças à sua tela colorida sensível ao toque.

Edição Zhiyun Weebill-2 Pro acompanha Motor Follow Focus e um Kit de Transmissão de Vídeo

O que há de novo?

O Zhiyun Weebill 2 é uma atualização recente do popular Weebill-S. Ele é capaz de suportar Câmeras DSLR, Micro Four Thirds (M4/3) e Câmeras Mirrorless Full Frame até 3.3kg, segundo a Zhiyun ele também suporta modelos maiores como a Blackmagic BMPCC 4K e 6K.

Uma Tela Sensível ao Toque flip-out é nova aposta da fabricante, o que torna as configurações muito mais fáceis de navegar. Há 3 versões com acessórios distintos disponíveis para expandir os recursos básicos, mas mesmo em seu pacote simples, o Weebill 2 da Zhiyun faz um bom trabalho mantendo o nível da filmagem portátil profissional e estável.

O Estabilizador Eletônico Zhiyun Weebill-2 chegou ao mercado para bater de frente com o concorrente de valor mais baixo, o DJI RSC 2, mas ainda assim o Gimbal Weebill-2 é mais fácil de configurar e usar.

Tela Full-Color Touchscreen de 2,88″

Zhiyun Weebill 2: Construção e Manuseio

O Estabilizador Gimbal Weebill 2 Zhiyun-Tech se enquadra na categoria de gimbals pequenos, pelo menos entre os modelos que suportam Câmeras de Lentes Intercambiáveis. Ele vem com dimensões de 31 x 22,5 x 6,2cm, pesa 1.47Kg e possui construção em liga de alumínio. O mini tripé incluso adiciona um pouco de altura ao estabilizador. Ele pode ser removido para armazenamento e se dobra para adicionar um pouco de extensão para uso.

É uma versão mais fácil de transportar e guardar que o Zhiyun Crane 2S, que é um pouco mais pesado. A fabricante divulgou que o suporte do Weebill 2 é altamente compatível com plataformas Full-Frame, incluindo Lentes Zoom Ultra-Wide que se abrem para f/2.8, como a Lente Canon RF 15-35mm. Testamos o gimbal com a Câmera Panasonic Lumix S5 e Lente Lumix S 20-60mm, também fizemos testes com um sistema Mirrorless APS-C mais leve e tudo ocorreu bem.

Kits e Acessórios

Se você preferir apenas o estabilizador para trabalhos mais simples, pode encontrar o pacote Zhiyun Weebill-2 Standard, que não acompanha acessórios da Zhiyun.

O Kit Zhiyun Weebill-2 Combo inclui uma Bolsa de Tecido e um Punho de Suporte com liberação rápida para uso em ângulo baixo. A alça tem contornos para encaixar em sua mão e é uma solução melhor para filmagens rasteiras.

Punho de Suporte disponível nas versões Combo e Pro

A Edição Zhiyun Weebill-2 Pro, inclui tudo que há no Combo, com diferença de itens adicionais como um Motor Follow Focus e um Kit de Transmissão de Vídeo Sem Fio. O Kit de Transmissão permite alguns recursos extras, incluindo a capacidade de visualizar o vídeo de sua câmera no LCD integrado do Estabilizador Weebill 2 e usar o gimbal para manter a lente apontada para um determinado objeto.

Pacote Weebill 2 Pro com Kit de Transmissão de Vídeo

O Pacote Weebill 2 Pro custa um pouco mais que as outras versões, mas é uma boa opção se você precisar usar o controle de foco manual ou se não tiver uma câmera com seu próprio display flip-out para monitoramento.

Zhiyun Weebill-2: Estabilização de 3 eixos

Como a maioria dos outros Estabilizadores Eletrônicos, o Weebill 2 Zhiyun estabiliza sua câmera em três eixos. Para começar, você precisa montar sua câmera corretamente no centro de equilíbrio. É muito simples se você já usou outros dispositivos como este, e a tela flip-out é útil para ajudá-lo se você precisar ajustar o equilíbrio.

A Zhiyun inclui placas de montagem para sua câmera. Elas se prendem usando parafusos; uma chave Allen está incluída para auxiliá-lo. Não é tão conveniente quanto os parafusos de aperto manual que você obtém com o DJI Ronin RSC 2, mas o ajuste mais apertado que você obtém com as ferramentas de instalação torna as placas Zhiyun menos propensas a escorregar.

Estabilizador Zhiyun Weebill-2 Gimbal de 3 Eixos e Tela Touchscreen Giratória

A placa desliza para o ponto de montagem principal no cardan. Inclui uma escala de distância, um auxílio visual para ajudá-lo a equilibrar. Você vai querer centralizá-lo primeiro – mova a placa para frente e para trás até que a câmera permaneça no lugar por conta própria. Depois de definir isso, trave a alavanca no lugar, incline a câmera para cima e repita o processo no braço de montagem vertical.

Assim que tiver esses dois conjuntos, você pode repetir o processo ao longo do eixo de rotação. Quando todos os três estão configurados corretamente, você pode deixar a câmera apontada em qualquer direção e ela permanecerá no lugar, mesmo com o gimbal desligado. Cada eixo também possui uma chave de bloqueio.

Se você estiver tendo problemas, a exibição na tela é útil. Ele mostra indicadores visuais para que você saiba onde o sistema está desequilibrado e permite que você ajuste a calibração ao longo de qualquer eixo.

Placa de montagem

Esteja ciente de que a Zhiyun manteve seu próprio sistema de placa de montagem aqui. É possível trocar placas entre o Weebill 2 e outros Estabilizadores Zhiyun. Se você usar tripés ou outros suportes com placas de outras marcas, considere o DJI RSC 2 em vez disso – o modelo DJI possui montagem padrão.

Quando o gimbal está configurado corretamente, a filmagem da sua câmera tem uma aparência suave e estável. Os youtubers podem gravar filmagens walk-and-talk e se concentrar no conteúdo, sem segurar a câmera perfeitamente. Para projetos de cinema, longas tomadas de mão, como a famosa sequência de Copacabana de Goodfellas, podem ser feitas sem um grande equipamento Steadicam.

Controles laterais do Weebill 2 Zhiyun

A maioria dos estabilizadores colocam os controles da câmera ao alcance do polegar e outros na alça, para que possam ser operados com a mesma mão que apoia o sistema. O Zhiyun Weebill 2 os move para o lado esquerdo, logo acima da alça.

Novo design de controles do Gimbal Weebill 2

O joystick permanece sob controle, mas há um período de ajuste. Também não é possível inverter a resposta do eixo Y, algo que você pode fazer com o Crane 2S e o DJI RSC 2, o que vale a pena observar se você estiver acostumado com esse estilo de controle.

Ele é unido por um botão Gravar, uma chave seletora para alternar entre os três modos de estabilização principais (Pan Follow, Low, Follow) e um disco de controle flexível. Com a nossa Panasonic Lumix S5, o disco foi capaz de definir a abertura, velocidade do obturador e lentes de foco com suporte para controle eletrônico.

Zhiyun Weebill-2

O botão liga / desliga também está lá, ao lado de uma faixa de luz que dá uma indicação visual do nível de carga (uma porcentagem também é mostrada no LCD). O botão é um pouco difícil de alcançar se a tela estiver aberta e requer um toque longo para ligar ou desligar o gimbal. Também pode ser usado para colocar os motores para “dormir”, útil se você estiver fazendo uma pausa ou se encontrar em uma situação em que os motores estejam com problemas, normalmente devido a um equipamento mal balanceado.

Suporte e Software

O Weebill-2 da Zhiyun suporta controle de câmera USB para as marcas de Câmeras Mirrorless convencionais, incluindo Blackmagic, Canon, Nikon, Olympus, Panasonic, Sigma e Sony. Sua porta de controle é USB-C e cabos para câmeras que usam Micro USB e USB-C estão incluídos.

Com um chip aprimorado para estabilização dinâmica, o Gimbal Eletrônico Weebill-2 Zhiyun possui o sensor Infineon, que analisa as interrupções complexas, melhora a estabilidade com seu algoritmo central e compensa precisamente qualquer micro-instabilidade, fornecendo um acompanhamento mais suave e uma resposta mais rápida para o estabilizador.

Poderoso chip Infineon, algoritmo atualizado e nova experiência de transmissão de imagem

Há também o aplicativo Zhiyun ZY Play para o seu telefone, que permite que você se conecte ao Weebill-2 via Bluetooth, controle-o remotamente e configure funções especiais como o popular Time-Lapse.

LCD Touchscreen

O LCD sensível ao toque abre funções adicionais. O gimbal pode ser configurado para se mover durante sequências de Time-Lapse, efeito Vortex e também pode girar para fotos em 360 ​​graus, ou você pode bloquear o eixo de rotação para obter fotos de ponto de vista mais dramáticas no Modo Go. Há também um botão de gatilho, na frente da alça; um toque duplo recentraliza o estabilizador e nivela o horizonte.

Weebill 2 Tela Touchscreen Giratória

A Tela Touchscreen Colorida também facilita recursos inteligentes, como Smart Follow, Timelapse e Gesture Control com um toque, sem ter que usar o aplicativo de smartphone ZY PLAY.

Bateria e Desempenho

A Zhiyun pulou suas baterias removíveis ​​aqui. O Crane 2S por exemplo, tem algum apelo para longas gravações graças às pilhas removíveis e recarregáveis, mas com o novo Gimbal Weebill 2 você está limitado a carregar via USB-C.

Carregadores de alta potência são suportados para reposição mais rápida de energia, e o gimbal também pode funcionar com alimentação USB. A fabricante estima 9 horas de uso por carga, e embora isso não seja tão ambicioso quanto as 12 horas do Weebill S ou das 14 horas que a DJI promete ao seu Gimbal RSC 2, é mais tempo de vídeo do que a maioria de nós deseja gravar em um dia.

Vale a pena?

O Gimbal Eletrônico Zhiyun Weebill 2 é um sistema de estabilização atraente para cineastas, youtubers e vloggers que usam sistemas de Câmera Mirrorless. Ele tem potência suficiente para suportar sistemas de Câmera Full-Frame, mas não parece grande demais se você estiver usando equipamento Micro Four Thirds (M4/3) ou APS-C. As câmeras de hoje são capazes de gravar imagens impressionantes em 4K ou até mais. A adição da estabilização do gimbal faz com que o vídeo portátil pareça mais profissional, um nível instantâneo de valor de produção.

Resumo de recursos:

Disco de controle de foco versátil.
Modos Panorama, Timelapse e Motion-Lapse.
Bateria Interna recarregável via USB-C e autonomia de 9 horas.
Mini Tripé adiciona suporte ou filmagens em diferentes ângulos.
Corpo de Liga de Alumínio, maior compatibilidade e motores mais fortes.
Sensor Infineon com um novo algoritmo que permite uma operação mais suave.
Carga útil para Câmeras APS-C, MFT (M4/3) e Mirrorless Full Frame até 3.3kg.
Disponível nas versões Standard, e Kits Combo ou Pro com acessórios adicionais.
Tela touchscreen de 2,88″ retrátil e flip-out para controle total das configurações do gimbal.

Compatibilidade:

Grande compatibilidade, suporta Câmeras DSLR, MFT (M4/3) e Câmeras Mirrorless Full Frame até 3.3kg

O Weebill-2 da Zhiyun está repleto de novos recursos que serão perfeitos para um videomaker solo ou uma grande equipe, com suporte para vários modelos de Câmeras como:

Você deve comprar o Zhiyun Weebill 2?

Os resultados são sólidos. O gimbal provou ser fácil de configurar e equilibrar. Seu LCD flip-out é atraente para criadores de vídeo que estão começando a usar estabilizadores – ele apresenta ajuda visual, tanto para configuração quanto para alternar entre os modos de câmera. Também gostamos do ponto de montagem traseiro para a alça de ângulo baixo – se você adora fazer imagens de ângulos diferentes, a alça disponível nos Kits Combo e Pro é um complemento interessante que vale a pena.

Zhiyun-Tech Weebill 2

Apesar de custar um pouco mais, o Weebill 2 da Zhiyun é uma opção mais fácil de balancear que o DJI Ronin SC 2 e, embora sejam necessárias ferramentas para a instalação, suas placas de montagem seguram melhor do que os parafusos de dedo DJI. A tela de toque também é uma vantagem; não vimos outro gimbal de custo acessível com um monitor igual a este.

Segue a Lista de Compatibilidade de Câmeras com Gimbal WEEBILL-2

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]