Review: Godox V1 - O Melhor Flash Round-Head para suas Fotografias

Review: Flash Godox V1 – O Melhor Flash Round-Head para suas Fotografias

A Godox lançou recentemente seu Flash Round-Head V1 para sapatas hotshoe. Com uma cabeça fresnel redonda e todos os recursos de um excelente sistema de flash, o Flash Godox V1 é um grande aliado para suas fotografias. Mas como ele funciona? Vamos dar uma olhada.

Review: Godox V1 - O Melhor Flash Round-Head para suas Fotografias
Flash Godox V1

Design e Construção

Como a Godox fez com outros flashes no passado, o Flash V1 Round-Head parece ter uma construção bem melhor do que os modelos anteriores. Enquanto o corpo do flash parece tão bem feito quanto o Flash Godox V860II, algumas coisas notáveis ​​mudaram para melhor. O interruptor de energia, a articulação da cabeça e a trava da sapata hotshoe parecem todos muito melhores agora.

Em termos de tamanho e peso, o Flash V1 da Godox pesa um pouco menos que o Flash V860II em 530g e é um pouco mais volumoso graças à cabeça redonda. No entanto, o corpo da unidade é um pouco mais fino que o irmão mais velho, proporcionando uma sensação geral mais compacta.

A Godox optou por um mecanismo de travamento como os encontrados em muitos outros speedlights. O Flash Godox V1 pode ser travado ou destravado da sapata hotshoe com um simples pressionamento de botão e um quarto de volta do mecanismo de travamento, em vez da rotação interminável dos anéis de travamento em seus flashes antigos. Embora ainda não pareça tão bem construído quanto o restante da unidade, facilita a conexão ou remoção do flash, mesmo com as mãos suadas.

Review: Godox V1 - O Melhor Flash Round-Head para suas Fotografias
Botão para travamento de sapata

Parece um pouco estranho mencionar o interruptor como uma melhoria. No entanto, recesso e uso de um interruptor com menos folga ajuda a unidade a se sentir mais sólida e dá uma sensação de confiança de que ela não cederá tão cedo.

A melhoria que considero mais necessária é a rotação da cabeça. O giro do Flash Godox V860II era incrivelmente barulhento na direção da frente para trás e difícil de girar. O Novo Flash Round-Head V1 da Godox corrigiu ambos, amortecendo os movimentos. No geral, isso cria uma experiência em que você pode confiar um pouco mais. De longe, a melhor característica deste novo design é a capacidade de inclinar a cabeça para trás 7 graus. Isso é ótimo para flash de ressalto, pois você não precisa mais girar a cabeça em 180 graus apenas para inclinar para trás.

Recursos

Como em todas as unidades de Godox, este flash carrega todos os recursos que precisamos e esperamos. O sistema sem fio Godox é incorporado como nenhum outro, o HSS é possível com todas as marcas que a Godox suporta, uma luz de modelagem e um feixe auxiliar de AF estão presentes e a energia é controlável de 1/1-1/256 em 1/10 de parada incrementos.

A cabeça redonda

A principal diferença entre este e a maioria dos outros flashes, é a cabeça de fresnel redonda. Embora não seja a resposta para todos os problemas que temos ao usar os flashes, ele oferece alguns benefícios sobre os cabeçotes retangulares padrão. No entanto, existem algumas desvantagens nessa forma também.

Em primeiro lugar, os benefícios. A forma da cabeça produz um feixe redondo, ao contrário do feixe quadrado produzido pelas cabeças regulares dos faróis. Com muitos de nossos modificadores sendo redondos, isso ajuda a preenchê-los de maneira mais uniforme. Isto é especialmente verdade para modificadores em que a cabeça do flash está voltada para a frente, como guarda-chuvas para fotos. Dê uma olhada no exemplo abaixo para ver a diferença em como o Godox V860II e o Godox V1 enchem meu guarda-chuva de 173cm quando ambos são ampliados para 28mm.

Eu queria ver quanto efeito isso realmente teria ao fazer um retrato com essa configuração. Eu estava esperando uma pequena diferença, mas fiquei realmente surpreso com a diferença usando toda a superfície do guarda-chuva feita neste simples retrato em close da minha esposa. Observe atentamente a propagação em seus jeans e cabelos e a sutil diferença de queda no rosto. Embora não haja grandes diferenças para muitas aplicações, isso pode ser útil para aqueles que esperam um pouco mais de cobertura de um modificador grande e não desejam carregar luzes maiores.

O segundo benefício diz respeito à maneira como a luz cai nas bordas do feixe. É muito mais uniforme do que as cabeças retangulares de fresnel encontradas na maioria dos flashes. Abaixo está uma comparação dos feixes dos Godox V860II e V1 à medida que atingem cerca de um metro (3′) de distância. Como você pode ver, não apenas a forma é diferente, mas a queda gradual do Flash V1 oferece uma transição mais suave para as áreas não iluminadas da imagem.

O terceiro benefício vem ao usar grades. Ao anexar uma grade, restringimos a direção em que nosso feixe de flash pode se deslocar. A forma redonda do feixe do V1 oferece a capacidade de criar iluminação no estilo de holofotes, como um estroboscópio de estúdio com refletor e grade faria.

A primeira desvantagem é que a cabeça não é capaz de fazer zoom tanto quanto um flash comum. Isso pode ser um problema para os fotógrafos que usam o flash na câmera, pois a cobertura pode não ser suficiente no amplo e não concentrada o suficiente no final longo. Por exemplo, o Godox V860II amplia de 20mm a 200mm, enquanto o Flash V1 apenas amplia de 28mm a 105mm.

A segunda desvantagem é que o formato da cabeça significa que ela não cabe em muitos modificadores específicos do speedlight. Alguns Softboxes não acomodam esse formato. .

Modificadores Magnéticos

O Flash Godox V1 também inclui ímãs na frente da cabeça, permitindo que os modificadores sejam conectados e desconectados facilmente.

Eu adoraria ver alguns modificadores como o sistema MagMod disponíveis para isso. Uma pequena softbox que podemos anexar em qualquer lugar seria ótimo se os ímãs fossem fortes o suficiente. Outra melhoria seria um conjunto completo de gelatinas. Adoro usar géis e um conjunto de folhas que poderiam simplesmente ser colocadas entre dois anéis de borracha magnéticos seria ótimo. O que mais beneficiaria sua fotografia de forma magnética para esse flash?

Exibição

O Flash Round-Head V1 da Godox inclui um LCD de matriz de pontos, como vimos em outros modelos. No entanto, desta vez a cor padrão é um azul brilhante que facilita a leitura da tela, mesmo sob a luz do dia. Assim como no Flash V860, a tela fica laranja quando o modo servo é ativado para oferecer uma maneira fácil de saber em que modo o flash está. Como em outros modelos, os botões no flash são sensíveis ao contexto e sua função atual é exibida no tela. Isso facilita saber exatamente o que os botões farão enquanto você trabalha.

Review: Godox V1 - O Melhor Flash Round-Head para suas Fotografias
Visor LCD

Botões e mostradores

A principal diferença do Flash V1 dos modelos Godox anteriores está no jog dial. É muito mais fácil girar (para aqueles que acharam o dial do V860II muito rígido às vezes) e agora também funciona como um seletor de quatro direções. O seletor oferece acesso rápido ao zoom, potência do flash, modo e luz de modelagem. Com essas quatro funções rapidamente acessíveis, o flash é fácil de operar e você raramente precisa abrir o menu (embora isso agora também tenha seu próprio botão dedicado).

Possivelmente, a melhor coisa que foi implementada neste novo disco é o método de mudar a potência. Como o botão rotativo é muito fácil de girar, você precisa primeiro ativar a opção de troca de energia pressionando o seletor esquerdo. No começo, pensei que isso seria irritante, mas ativa um novo modo no mostrador. Ao girar o dial, você pode alterar a energia em 1/3 ou 1/10 pontos (dependendo das configurações) ou pressionar o seletor para cima e para baixo para mudar a energia em pontos inteiros. Normalmente, eu faço grandes alterações com mais frequência do que as pequenas, então essa é uma ótima configuração para mim.

A ativação da lâmpada de modelagem permite que você defina sua saída também com o dial. Embora não seja a luz mais brilhante que eu já vi, poderia ser usada em situações escuras para visualizar como sua luz está caindo ou ajudar no foco. Ele também possui 10 configurações de energia diferentes, o que significa que você pode ajustá-lo às suas necessidades.

O botão de menu dedicado é realmente útil para quem usa o menu com freqüência. Pessoalmente, descobri que depois de desligar o som, definir seus níveis de ajuste e selecionar suas escalas de distância em um flash Godox, há muito poucas razões para acessar os menus. Mas, se você é alguém que faz ajustes com frequência, agora existe um botão para você.

No geral, ainda existem alguns problemas. Os botões e mostradores parecem um pouco baratos. Eles são melhores que as tentativas anteriores e você pode ver que eles estão progredindo. No entanto, especialmente com o dial, eles têm algum trabalho a fazer. Ele é muito reproduzido e os rótulos ocasionalmente giram com o mostrador. Por que eles não estão apenas fixados no lugar por trás disso, eu não sei. Veja a imagem abaixo.

Saída

Foi o que mais me surpreendeu e impressionou nesta unidade. Com a cabeça redonda perfeita, cobertura uniforme e queda mais suave, eu esperava um impacto significativo na parte de energia. A Godox manteve uma combinação quase perfeita com o flash V860II.

Com o flash “nu” apontado diretamente para o meu medidor de luz, o V860II mediu f/8.7 enquanto o Godox V1 mediu f/8.8. Dentro do meu guarda-chuva de 173cm, o V860II me deu f/8.7 e o Godox V1 um sólido f/8.5. Dois décimos de parada nunca mataram ninguém. Estou realmente impressionado com o tamanho da unidade que mal mudou com essas comparações.

Intervalo de disparo

Embora o Godox Round-Head V1 tenha o mesmo tempo de intervalo de 1,5s anunciado que o modelo V860II, nos meus testes, ele realmente recarrega um pouco mais rápido que o irmão mais velho. Isso é ótimo para cenários como casamentos ou fotos de grupo em eventos corporativos. Você pode tirar todas as fotos necessárias em poucas frações de segundo e levar as pessoas de volta ao que elas realmente querem fazer. Muito bem, Godox.

No entanto, ainda temos a mesma proteção contra superaquecimento na sincronização de alta velocidade. Vinte disparos e a proteção entra em ação. A temperatura real do flash ainda não importa. Você ainda obtém 20 quadros HSS, desliga o flash, liga-o e obtém mais 20. Vamos lá, Godox. Com todos os avanços que você fez, isso ainda não deve estar aqui. Vinte tiros consecutivos com força total no verão no Rajastão não são iguais a vinte tiros consecutivos com 1/8 de poder no inverno siberiano. Isso precisa mudar.

Enquanto estamos nisso, Godox, permita que o flash seja disparado antes de ser totalmente reciclado. Se eu perder o tempo de reciclagem na potência máxima de 0,01 segundo, não recebo nada. Nem os 95% da energia que já estava carregada. Deixe o flash descarregar antes de ser totalmente carregado em modelos futuros.

Bateria

A bateria de íon de lítio incluída agora desliza para o lado do flash para economizar um pouco de espaço e possui 480 pops de potência máxima anunciados em comparação com os 650 do Godox V860. Não posso dizer que já precisei de 300 flashes de potência total de um flash em qualquer sessão, muito menos 650. Então, 480 parece ser um bom número para mim.

Meu notebook carrega no USB-C, meu Godox AD200 agora tem o carregador UC-29, a Fujifilm X-T3 usa USB-C como interface de carregamento, meus SSDs portáteis usam, meu telefone usa, a Intel executa o Thunderbolt nele, AMD em breve terá suporte para os padrões. Vamos pegar esse padrão e continuar com ele. Por favor.

TTL

Uma das coisas que achei extremamente sem brilho no Flash V860II (pelo menos na minha Fujifilm) é que o TTL mudaria drasticamente a exposição entre fotos. Eu poderia ter a câmera travada em um tripé com as configurações fixas e ainda assim ter 10 exposições de flash diferentes em 10 fotos diferentes. O Godox V1 retificou isso completamente. Não tive nada menos que ótimos resultados em várias fotos da mesma cena. Muito bem, Godox.

Disponibilidade

Buscando atender a mais diversa gama de fotógrafos, a Godox traz o Flash V1 para diversas marcas, entres as principais estão:

SonyCanonFujiFilmNikon
Câmeras Sony Compatíveis:Câmeras Canon Compatíveis:Câmeras FujiFilm Compatíveis:Câmeras Nikon Compatíveis:
Sony A9Canon EOS 1DxFujiFilm X-Pro3Nikon D5
Sony a7IIICanon EOS 5D MarkIVFujiFilm X-Pro2Nikon D4
Sony A7IICanon EOS 5D MarkIIIFujiFilm X-Pro1Nikon D850
Sony A7Canon EOS 5D MarkIIFujiFilm-X-T30Nikon D810
Sony A7rIVCanon EOS 6DFujiFilm X-T20Nikon D800
Sony A7rIIICanon EOS 6D MarkIIFujiFilm X-T10Nikon D750
Sony A7rIICanon EOS 7DFujiFilm X-T3Nikon D300S
Sony A7rCanon EOS 7D MarkIIFujiFilm X-T2Nikon D7500
Sony A7sCanon EOS 60DFujiFilm X-T1Nikon D7400
Sony A7sIICanon EOS 77DFujiFilm-X-A5Nikon D7300
Sony A7sIIICanon EOS 80DFujiFilm X-E1Nikon D7200
Sony A6660Canon Rebel Sl2FujiFilm X-A3Nikon D5600
Sony A6500Canon Rebel T6sFujiFilm X100FNikon D5500
Sony A6400Canon Rebel T6iFujiFilm X100TNikon D5400
Sony A6300Canon Rebel T6FujiFilm GFX 50RNikon D5300
Sony A6000Canon Rebel T5iFujiFilm GFX 50SNikon D3400
Sony A58Canon Rebel T5Entre outras...Nikon D3300
Sony A99Canon EOS M6Nikon D3200
Sony A77IICanon EOS M5Nikon D3100
Sony A77Entre outras...Nikon Z7
Sony A350Nikon Z6
Entre outras...Entre outras...
Flash Godox V1-SFlash Godox V1-CFlash Godox V1-FFlash Godox V1-N

Conclusão

O que eu gostei:

  • Cabeça redonda faz uma diferença sutil mas impactante em muitos aspectos
  • Godox manteve a produção com outros carros-chefe
  • Layout de botão refinado
  • Mudanças de potência refinadas
  • TTL melhorado
  • Carregador USB-C
  • Tempos de reciclagem ligeiramente melhorados
  • Propagação do feixe
  • Modificadores magnéticos
  • Exibição aprimorada
  • Botões contextuais aprimorados

O que eu não gostei:

  • Construção ainda não é excepcional
  • Dial pouco confuso
  • Falta de suporte para modificadores (por enquanto)
  • O HSS Heat Protection ainda parece que uma criança o desenvolveu
  • Ainda não pode descarregar energia parcial, precisa reciclar totalmente

O veredito

Godox está muito perto do flash perfeito. Com mais alguns ajustes, não haverá razão para não escolher suas unidades. Por enquanto, este é um salto significativo em relação ao modelo Godox V860II em termos de padrão de feixe, cobertura de modificador, usabilidade e confiabilidade do TTL. Existem muitas outras pequenas melhorias listadas acima também. No geral, posso recomendar sempre que alguém me pedir uma sugestão.

O Flash Godox V1 já está disponível em nosso site eMania Foto e Vídeo, clique no botão abaixo e saiba todos os detalhes sobre o modelo e compatibilidade.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]