REVIEW: Lente Telefoto Sony FE 200-600 F/5.6-6.3 G OSS

Review: Lente Telefoto Sony FE 200-600 F/5.6-6.3 G OSS

Em junho de 2019, a nova Lente Sony FE 200-600 F/5.6-6.3 G OSS (SEL200600G) foi anunciada com muita presunção, especialmente para fotógrafos de animais selvagens.

Felizmente para nós, o momento deste anúncio de lente telefoto foi perfeito. No final de junho e durante parte de julho, tivemos a chance testar essa nova lente. Foram utilizadas as câmeras Sony Alpha a9, junto com a Sony a7R III e também a mais recente, a Sony a7R IV. Com tudo isso dito, vamos nos aprofundar e ver como ela se saiu!

REVIEW: Lente Telefoto Sony FE 200-600 F/5.6-6.3 G OSS
Lente Sony FE 200-600 F/5.6-6.3 G acoplada a um Sony a9 – McNeil River Sanctuary

Sony FE 200-600 F/5.6-6.3 G Especificações

Distância focal: 200 a 600mm
Abertura máxima: f/5.6 a 6.3
Abertura mínima: f/32 a 36
Montagem de lente: Sony E-Mount
Compatibilidade de formato: Full-Frame
Ângulo de visão: 12° 30′ a 4° 10′
Ampliação máxima 0,66x
Distância mínima de foco 7,87′ / 2,4m
Design óptico: 24 elementos em 17 grupos
Lâminas de diafragma: 11, arredondadas
Tipo de Foco: Foco automático
Estabilização de Imagem: Sim
Colar de Tripé: Removível e Giratório
Tamanho do filtro: 95mm (frente)
Dimensões: (ø x L) 111,5 x 318 mm
Peso: 2,115kg

Qualidade e Design de Construção

Quando testamos a Lente telefoto FE 200-600 F/5.6-6.3 G OSS da Sony pela primeira vez notamos que ela parecia muito sólida e familiar em mãos. Nada parece barato, como plástico, o que nem sempre acontece com algumas teleobjetivas de terceiros. Se você é um usuário da Sony (especialmente se você possui lentes G-Master top de linha da Sony), isso não deve ser uma surpresa. Embora a lente em si certamente não seja leve, também não é muito pesada, especialmente para uma lente que atinge a faixa de 600mm. Com um pouco mais de 2kg, suspeito que muitos fotógrafos desejem usar essa lente com um monopé ou através de um tripé adequado para fotografar animais selvagens ou esportes.

REVIEW: Lente Telefoto Sony FE 200-600 F/5.6-6.3 G OSS
Sony FE 200-600 F/5.6-6.3 G

Quando se trata de comprimento, essa lente também é visivelmente mais longa que as outras lentes telefoto da Sony, ao lado das lentes Sony 400 f/2.8 GM e 600 f/4 GM. A boa notícia é que essa lente não aumenta de tamanho quando você aumenta o zoom, igual a muitas outras lentes telefoto, como a Lente Sony 100-400 f/4.5-5.6 GM.

Quando você aumenta e diminui o zoom com essa lente, tudo acontece internamente, o que é uma surpresa agradável! Além disso, o anel de zoom é incrível. Mesmo que essa lente cubra 400mm de comprimento, em menos de duas polegadas de distância ao longo do anel, você pode ir de 200 a 600mm. Isso é importante, pois torna o rastreamento de objetos e o zoom muito mais rápido ao fotografar animais selvagens ou esportes. Devo também notar que 300mm é alcance quando esta lente muda de uma abertura mínima de 5.6 e passa para 6.3.

Perto do suporte da lente, você tem uma série de interruptores que ajudam a controlar a funcionalidade da lente. Primeiro, você tem o interruptor de foco automático e foco manual para ajudá-lo a gerenciar qual modo de foco você prefere. Em seguida, você tem o interruptor de faixa de foco, que permite que a lente saiba a distância geral do objeto que você está tentando focar.

Escolher o modo certo pode ajudar a acelerar o tempo necessário para obter o foco em muitas situações. Aqui você pode selecionar Total, 10m – 2,4m ou ∞-10m. Em seguida, você pode optar por ativar ou desativar o Optical Steady Shot, que recomendamos deixar ligado 99% do tempo. Por fim, você tem a opção de modo SteadyShot, que fornece os modos 1, 2 e 3 como opções. Quando você deve usar esses modos diferentes? Acho que a maioria dos fotógrafos não conhece completamente. O Modo 1 está ativado por padrão e compensa a “trepidação” normal da câmera. O Modo 2 tenta ajudar a corrigir a trepidação atribuída ao movimento panorâmico de objetos em movimento. O Modo 3 é quando você está fotografando “objetos em movimento rápido e irregular”, como pássaros em voo ou um jogo de futebol.

Velocidade de Foco Automático

Quando se trata de usar essas super teleobjetivas, é importante ter uma ideia da rapidez com que a própria lente se concentra. Embora isso não seja o mesmo que nitidez ou precisão de AF (que se apóia mais fortemente nas capacidades técnicas de AF da câmera), vale a pena entrar nesse assunto. De acordo com a Sony, a Lente FE 200-600 F/5.6-6.3 possui um “Motor Super Sonic com Acionamento Direto”, que ajuda a fornecer desempenho de foco automático rápido, silencioso e preciso.

REVIEW: Lente Telefoto Sony FE 200-600 F/5.6-6.3 G OSS

No geral, em nossa experiência, isso é bastante preciso. Nunca ouvimos o sistema AF dentro da lente emitir ruído e, em geral, os recursos AF da lente são bastante rápidos. A única exceção é quando você está nas extremidades do espectro da faixa de mm com esta lente. Portanto, se estivesse focando algo mais próximo da faixa de 200mm e rapidamente tentasse encontrar outro objeto mais distante na faixa de 600mm, levaria um segundo para recuperar o atraso, o que geralmente é um subproduto dessas super teleobjetivas. Em comparação, se estivéssemos tentando fotografar dois assuntos que não estavam tão distantes um do outro, a lente era rápida e adquiria o novo assunto incrivelmente rápido.

Qualidade de imagem / Resolução do sensor

Sempre que uma nova lente é anunciada, especialmente uma teleobjetiva como essa, a primeira pergunta que sempre fazem é “Quão nítida é?”, o que é bastante compreensível na era digital da fotografia. O problema é que a qualidade das imagens que essa lente pode produzir não depende apenas da lente, mas do sensor da câmera, dos recursos de AF e, é claro, das habilidades técnicas do usuário. Então, com isso dito, como é a Lente Sony FE 200-600 F/5.6-6.3 G OSS? É incrível pra ser honesto, especialmente considerando que não é uma lente G-Master! Tiramos milhares de imagens com as câmeras mirrorless Sony a9, a7RIII e a7R IV com esta lente, o que nos deu uma ideia muito boa de seus pontos fortes e fracos. Vamos mergulhar nos resultados de cada corpo de câmera para comparar!

  • Todas as imagens são exportadas sem nitidez para 1500 px para manter este artigo carregando rapidamente

Lente Sony FE 200-600 + Sony Alpha a9

Se você está procurando a melhor câmera de vida selvagem e esportes do mercado, não precisa mais procurar. A Sony Mirrorless a9 de 24MP quando emparelhada com a Lente Sony FE 200-600 é capaz de algumas coisas surpreendentes! As capacidades de AF da Sony Alpha a9 são facilmente as melhores em qualquer câmera atualmente neste planeta e quando você as combina com as imagens de 24MP produzidas, a Lente Sony FE 200-600 f/5.6-6.3 realmente parece brilhar!

Lente Sony FE 200-600 + Sony a7R III

Quando se trata da câmera principal da Sony, com a a7R III Mirrorless, as coisas são um pouco mais confusas. Embora essa lente ainda possa produzir as imagens de 42MP que saem dessa câmera com resultados bastante incríveis, essa combinação ainda pode ser um pouco complicada com objetos em movimento rápido devido às limitações do sistema AF da câmera. Pessoalmente, recomendo esse combo se você estiver fotografando animais maiores que não estão se movendo muito rapidamente por toda a cena. Ainda assim, notei um pouco mais de suavização com imagens saindo da Sony a7R III do que com a Sony Alpha a9 ao capturar objetos em movimento. Isso não deve surpreender, pois quanto maior a resolução de um sensor, mais facilmente você encontra imperfeições no equipamento que está usando.

Lente Sony FE 200-600 + Sony a7R IV

A Sony surpreendeu a todos com o lançamento da Sony a7R IV de 61MP. Felizmente, tivemos o privilégio de usar a Lente Sony FE 200-600 com esta câmera. Isso nos deu um raro vislumbre não apenas de testar a câmera em si, mas também da Lente Sony FE 200-600. A Sony a7R IV possui um novo sistema AF que se parece muito com o sistema da Sony a9 Mirrorless, o que significa que ele pode capturar muitas imagens em situações em que a a7R III simplesmente não conseguia acompanhar, como objetos da vida selvagem em movimento mais rápido. Quando combinada a Sony a7R IV com a Lente FE 200-600 F/5.6-6.3 G da Sony, fiquei muito feliz com os resultados, embora eu sinta que a 61MP, você está começando a aumentar o poder de resolução dessa lente ao máximo.

Câmeras Sony Mirrorless adicionais

Embora não tenhamos conseguido usar essa lente na Sony a7 III ou na Sony a6500 e a6600, sinto que todas essas combinações também ofereceriam ótimos resultados. A capacidade de usar os sensores de corte APS-C dos corpos a6500 ou a6600 com esta lente é empolgante, pois você está efetivamente obtendo muito mais alcance da própria lente, mesmo antes de usar um teleconversor. Pessoalmente, espero que a Sony anuncie uma nova câmera APS-C que tenha um corpo semelhante à série a7 enquanto estiver usando as novas baterias NP-FZ100, pois essa seria definitivamente a minha câmera de backup para muitas das minhas aventuras da vida selvagem ao redor do mundo.

Sony FE 200-600 VS Sony FE 100-400 GM

Ainda iremos fazer uma comparação detalhada focada na Lente Sony 100-400 f/4.5-5.6 GM e na lente principal desse artigo, mas precisamos fazer testes mais extensos com essas lentes para chegar a uma verdadeira conclusão. Entretanto, aqui estão algumas imagens comparando o tamanho de ambas as lentes.

Lente Sony FE 200-600 f/5.6-6.3 G OSS: Considerações finais

Com a Lente FE 200-600, a Sony voltou a fechar as poucas lacunas restantes em sua extensa linha de lentes para câmeras mirrorless. Embora essa lente não receba o status G-Master reservado para o melhor vidro de primeira linha da Sony, ainda é uma lente incrivelmente impressionante capaz de capturar imagens de animais selvagens verdadeiramente incríveis, especialmente se você tiver pouca luz para trabalhar. Com uma abertura variável de f/5.6-6.3, certamente não vai ganhar nenhum prêmio pela lente telefoto mais rápida do mercado, mas seria merecido pela incrível capacidade dessa lente.
Embora não seja a lente menor ou mais leve, é uma das lentes mais versáteis e acessíveis para animais selvagens e esportes que a Sony tem hoje disponível.

Veja também:
As melhores Lentes Sony para impulsionar suas fotografias.
Como Ler e Entender as Especificações das Lentes Sony

O que achou da Lente Sony FE 200-600, não esqueça de deixar sua opinião nos comentários abaixo.