Review: Microfone Sennheiser MKE 200 Ultracompacto para Câmeras e SmartPhones

Review: Microfone Sennheiser MKE 200 Ultracompacto para Câmeras e SmartPhones

O Microfone Sennheiser MKE 200 foi projetado principalmente para Câmeras Mirrorless, Câmeras DSRLs e SmartPhones, é uma opção acessível que permite capturar áudio em alta qualidade. Seu padrão supercardióide o torna ideal para captar som na frente da câmera e rejeitar áudio atrás e nas laterais, ideal para vloggers ou qualquer pessoa tentando gravar em um ambiente um tanto barulhento. O Protetor Deadcat Windscreen incluído também é um acessório indispensável para gravações ao ar livre. É um microfone direcional simples e fácil de usar que será uma melhoria significativa em relação ao microfone embutido de sua câmera.

PRÓS

  • Sinal supercardióide nítido e claro
  • Proteção contra choque embutida
  • Proteção eficaz contra o vento
  • Funciona com câmeras e smartphones com conexões de 3,5mm

CONTRAS

  • Sem controle de ganho a bordo
Review: Microfone Sennheiser MKE 200 Ultracompacto para Câmeras e SmartPhones
Sennheiser MKE 200

Sennheiser MKE 200: Design

Medindo cerca de 7 centímetros, o Microfone MKE 200 da Sennheiser vem de fábrica na cor preta é excepcionalmente leve com apenas 50g, tem uma montagem de sapata fria integrada para conexão fácil e rápida a Câmeras Mirrorless ou DSLRs ou cases de dispositivos móveis compatíveis.

A caixa cilíndrica é toda de grade metálica – por dentro, a cápsula do condensador oferece uma faixa de frequência de 40Hz a 20kHz, em um padrão supercardióide. Não há interruptores ou botões, o que torna a operação extremamente simples, mas você precisará se familiarizar com o menu de configurações de áudio da câmera, se ainda não o fez – é assim que você obterá um nível de gravação ideal.

Review: Microfone Sennheiser MKE 200 Ultracompacto para Câmeras e SmartPhones

O Sennheiser MKE 200 vem com um Deadcat preto peludo e dois cabos em espiral, sendo um para smartphones (TRRS) e outro para câmeras (TRS). O design enrolado do cabo facilita o ângulo do cabo longe do corpo da câmera, abrindo caminho para exibições de vídeo flip-out encontradas em modelos amigáveis ​​para vlog. O plug conector do microfone possui um mecanismo de travamento para que o cabo não se desconecte repentinamente. Uma bolsa de armazenamento com cordão também está incluída.

Sennheiser MKE 200: Atuação

Testamos o Microfone Sennheiser MKE 200 com uma Câmera Canon EOS RP – você vai querer ter certeza de desabilitar todas as configurações de áudio do tipo DSP (processamento de sinal digital) no menu da câmera. Mudando o ganho de áudio da câmera para manual, nós o configuramos para o nível médio. Já que você desabilitou qualquer DSP, você também vai querer níveis mais baixos para evitar distorção na gravação.

A direcionalidade da cápsula é ideal para ambientes barulhentos – as vozes na câmera foram gravadas com nitidez e clareza, algumas vozes laterais também foram capturadas com uma quantidade razoável de nível e qualquer coisa atrás da câmera foi ajustada para trás no nível significativamente.

A cobertura difusa do Protetor de Vento Windshield é mais ou menos obrigatória para uso ao ar livre, especialmente porque todo o gabinete é coberto por perfurações de grade. O vento pode entrar nessa coisa com bastante facilidade – verdadeiro para quase todos os microfones, mas especialmente verdadeiro com este design. O Protetor de Vento Windshield Sennheiser se saiu muito bem em testes externos, com uma leve brisa tendo pouco ou nenhum efeito no microfone ao atingi-lo de qualquer ângulo. Uma brisa mais forte também foi bem controlada pelo para-brisa – podíamos ouvir o movimento do ar, mas não havia distorção da cápsula. Portanto, o Protetor de Vento Windshield Sennheiser faz seu trabalho e deve tornar a gravação em cenários tempestuosos relativamente tolerável com um pouco de manobra cuidadosa, enquanto cenários arejados quase não devem ter impacto na gravação.

Review: Microfone Sennheiser MKE 200 Ultracompacto para Câmeras e SmartPhones

O sinal geral do microfone é nítido e claro, mas você vai querer experimentar a distância da configuração da câmera / microfone. O Microfone Shotgun Sennheiser MKE 200 pode obter algum efeito de proximidade decente, mas além de alguns metros de distância, isso será um problema menor. Se o assunto estiver longe o suficiente e você não estiver em um ambiente barulhento, pode aumentar o ganho da câmera para um nível decente antes que as coisas distorçam. Mas em níveis baixos e seguros, quando nenhuma câmera DSP é empregada, o sinal é claro, nítido e talvez um pouco silencioso se o assunto não estiver barulhento. Uma gravação silenciosa é preferível a uma distorcida, e os níveis gerais podem ser tratados na mixagem após a gravação. Um botão de ganho integrado teria sido uma inclusão útil, mas definir níveis no menu da câmera é uma necessidade comum.

Alguns microfones de câmera mais caros incluirão filtros ou pads que podem atenuar o sinal – o Rode VideoMic NTG inclui até um canal de gravação de “segurança” que puxa um sinal de áudio simultâneo em um nível inferior para evitar distorção. Essa opção não existe aqui, portanto, é necessário definir os níveis de maneira adequada.

A montagem de sapata fria faz um bom trabalho em manter a posição do microfone estável e também não transfere muito do ruído do corpo da câmera para o sinal do microfone. Portanto, se por acaso você estiver segurando a câmera em vez de usar um tripé, a gravação não vai soar como muitos movimentos de mão e ruído de montagem de choque bloqueando o foco de áudio pretendido.

Review: Microfone Sennheiser MKE 200 Ultracompacto para Câmeras e SmartPhones

Conclusão

O Sennheiser MKE 200 não é o único microfone sólido para Câmeras e SmartPhones perfeito para gravação de áudio portátil. Se você tiver mais espaço no seu orçamento, este microfone tipo shotgun que irá focalizar o áudio na Direcional da câmera em um grau ainda mais preciso, sendo um supercardióide robusto e profissional. As raízes da Sennheiser estão no áudio profissional e até mesmo suas opções básicas e econômicas mostram a experiência do fabricante. Por seu preço relativamente competitivo pela sua qualidade, (veja os valores na eMania Foto e Vídeo), o Ultracompacto Sennheiser MKE 200 oferece um valor sólido – você obtém um sinal nítido e claro, mesmo em ambientes barulhentos, e o microfone é fácil de usar, mesmo para aqueles sem muita experiência de áudio.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]