Review: Tripé Manfrotto MT055X-PRO3 - Qualidade e versatilidade para suas Fotografias e Filmagens

Review: Tripé Manfrotto MT055X-PRO3 – Qualidade e versatilidade para suas Fotografias e Filmagens

Quando se trata de tripés para câmeras fotográficas, a Manfrotto tem um certo apelo que atrai fotógrafos e videomakers de todo o mundo.
Os produtos Manfrotto não são apenas resistentes e práticos, eles também são muito confiáveis ​​e podem continuar a funcionar por décadas se receberem os cuidados adequados. O Tripé Manfrotto MT055XPRO3 não é exceção.

Review: Tripé Manfrotto MT055X-PRO3 - Qualidade e versatilidade para suas Fotografias e Filmagens

Este tripé extremamente popular é mais do que adequado para aplicações profissionais e também é um bom investimento para amadores sérios que valorizam equipamentos de qualidade.

Review: Tripé Manfrotto MT055X-PRO3 - Qualidade e versatilidade para suas Fotografias e Filmagens
Este tripé robusto mantém seu equipamento seguro e suas fotos nítidas – e pode durar a vida toda.

Tripé Manfrotto MT055XPRO3 – Ficha Técnica

  • Material: Liga de Alumínio
  • Peso: 2,5kg
  • Seções de regulagem: 3
  • Altura máxima: 1,70cm
  • Comprimento fechado: 61cm
  • Peso da carga útil de segurança: 9kg
  • Ângulos das pernas: 25°, 46°, 66°, 88°
  • Tipo de Fechamento de perna: Flip Lock

.

Testamos alguns tripés em câmeras DSLRs e Mirrorless no passado, mas o Tripé Manfrotto MT 055X é um dos que mais indicamos. Usamos ele há um bom tempo e posso dizer que é algo que eu não gostaria de ficar sem.

Com o tempo, passei a confiar em sua capacidade de manter meu equipamento seguro e continuo apreciando a qualidade que ele contribui para o meu trabalho.

Componentes e qualidade

Review: Tripé Manfrotto MT055X-PRO3 - Qualidade e versatilidade para suas Fotografias e Filmagens

O Manfrotto MT 055X para câmeras e filmadoras está disponível em liga de alumínio ou fibra de carbono e, como é de se esperar da marca, ambas as versões têm uma sensação premium.

Ele não é instável ou frágil, por isso têm um bom desempenho, não importa onde sejam usados. As pernas do Manfrotto 055, em particular, inspiram muita confiança, pois até os segmentos mais finos parecem muito sólidos.

No entanto, se você não precisar subir totalmente, deixe a seção inferior dobrada para garantir que as vibrações sejam reduzidas ao mínimo.

O tripe Manfrotto MT 055X não acompanha cabeça, mas há um parafuso de 3/8 ″ na coluna central é universal e se encaixa em praticamente qualquer cabeçote disponível.

O Tripé MT055X-PRO3 da Manfrotto em fibra de carbono fornece uma resistência geral mais agradável do que o modelo de alumínio. Mas você precisa estar disposto a pagar o custo adicional do modelo de fibra de carbono.

Apesar das diferenças mais óbvias de peso/força da fibra de carbono em geral, o modelo de alumínio não fica atrás, pois ele também apresenta muita resistência e firmeza, além de ser mais leve.

Tamanho e manuseio

Review: Tripé Manfrotto MT055X-PRO3 - Qualidade e versatilidade para suas Fotografias e Filmagens

Com as pernas abertas e a coluna central em 90 graus, a fotografia macro ou de cima para baixo é extremamente fácil.

A versão em alumínio tem 2,5 kg para as três seções, e 2,1 kg para o modelo em fibra de carbono de quatro seções, existem definitivamente tripés de viagem mais leves disponíveis… mas, novamente, esses tripé do review não é realmente tão pesado.
Além disso, o peso extra serve para melhorar a estabilidade, para que você não precise se preocupar com o suporte – e sua câmera fotográfica – tombando com ventos fortes.

Os tripés MT055X-PRO3 da Manfrotto têm bastante alcance, estendendo-se a uma altura máxima de 1.70m com tudo totalmente estendido.
Eles também diminuem para 60cm ​​no modelo de alumínio e 54cm para a fibra de carbono quando desejar armazenar.

O Manfrotto 055 é capaz de suportar com segurança 9 kg para que você possa montar uma DSLR pesada com uma lente intercambiável longa acoplada sem ter que se preocupar com a falha do tripé.
Ele também possui um recurso bacana, onde sua coluna central pode ser posicionada em 90°. Isso é muito útil se você estiver tirando fotos de cima para baixo, layouts planos ou pequenos produtos com uma lente macro.

Review: Tripé Manfrotto MT055X-PRO3 - Qualidade e versatilidade para suas Fotografias e Filmagens

As pernas do Manfrotto 055 se encaixam em quatro ângulos diferentes: 25°, 46°, 66°, 88°. Isso possibilita alcançar pontos de vantagem realmente baixos ou únicos, ganhar uma melhor base em terreno instável ou irregular ou apenas para garantir que o tripé não seja derrubado acidentalmente.

O tripé possui revestimento de borracha em duas de suas pernas e isso facilita o manuseio. Eles também servem como amortecedores eficazes contra o frio ou o calor, para que você não precise se preocupar em tocar metais nus quando o tripé for exposto a temperaturas extremas.

Fechos e articulações de pernas

O Tripé Manfrotto MT055X-PRO3 utiliza braçadeiras de trava giratória que são tão resistentes quanto o resto do tripé. Isso significa que eles fazem um bom trabalho em manter o tripé posicionado e também facilitam a implantação e a retração das pernas do tripé.

Review: Tripé Manfrotto MT055X-PRO3 - Qualidade e versatilidade para suas Fotografias e Filmagens
As travas das pernas são satisfatoriamente grossas e fáceis de segurar.

Com o tempo, porém, os parafusos da braçadeira podem se soltar e as pernas podem começar a balançar, mas enquanto você as aperta periodicamente, isso não deve ser um problema.
Ainda assim, seria bom ter um kit de chaves estrela de tamanho adequado em sua bolsa, apenas por precaução.

As pernas do Manfrotto 055 PRO3 são bem refinadas e deslizam para dentro e para fora sem prender. Isso significa que a gravidade pode estender rapidamente as pernas ao soltar as travas, o que pode ajudar a economizar segundos valiosos ao configurar a câmera para obter a foto certa.

Você pode usar a gravidade para recolhê-los também, mas pode ser melhor fazer isso com cuidado, pois a força das seções das pernas que se chocam no lugar aumentará o desgaste.

As dobradiças do tripé Manfrotto MT055X-PRO3 são bem rígidas quando novas, mas se soltam com o tempo. Até lá, você terá que colocar um pouco de força para separar as pernas. Provavelmente, você pode acelerar as coisas trabalhando com as pernas abertas e fechadas até que elas girem mais livremente.

Cabeça Ball-Head

Review: Tripé Manfrotto MT055X-PRO3 - Qualidade e versatilidade para suas Fotografias e Filmagens

Este tripé da Manfrotto não vem com cabeça, obviamente, praticamente qualquer cabeça de tripé com um parafuso de 3/8 ″ se encaixa, mas a Cabeça Ball Head Manfrotto XPRO oferece um alto nível de funcionalidade que complementa perfeitamente o tripé.

Ela vem com três mecanismos de travamento: uma trava de esferas, um parafuso de controle de atrito e uma trava de pan que permite girar a cabeça independentemente.

Esses recursos, juntamente com seus anéis de polímero, tornam a Cabeça Ball Head Manfrotto XPRO muito preciso e suave .

Ela também pode suportar um pouco de peso, 10kg e vem com uma placa de liberação rápida RC2 ou uma liberação rápida no estilo Arca Swiss.

O modelo mostrado nas imagens desta revisão é, na verdade, a Cabeça Manfrotto XPRO 3 Way, outra excelente cabeça ball head acessível. No entanto, prefiro a Cabeça Ball Head XPRO normal da Manfrotto, pois sem as alavancas retráteis, toda a unidade de tripé é muito fácil de embalar junto com outros equipamentos.

Tripé Manfrotto MT055XPRO3:Custo-benefício

Sendo alguns dos tripés mais populares da Manfrotto, você pode ter certeza de que está obtendo a qualidade pela qual a marca é conhecida.
Portanto, se você já gastou uma quantia considerável em equipamentos de fotografia de qualidade, precisará de um suporte de câmera que valha a pena investir.

Além disso, dada a longevidade pela qual a Manfrotto é conhecida, você pode esperar que o seu tripé Manfrotto MT055X-PRO3 continue a atendê-lo por muito tempo.

Conclusão

Review: Tripé Manfrotto MT055X-PRO3 - Qualidade e versatilidade para suas Fotografias e Filmagens

Há muitas coisas para as quais o tripé Manfrotto 055 é adequado. É ótimo para o trabalho de estúdio, é uma excelente opção para fotografar ao ar livre e você pode até viajar com ele, se não se importar com um pouco de peso na mala.

É resistente, versátil, muito estável e, quando usado como pretendido, pode agregar muito valor ao trabalho de um fotógrafo.
Ele também faz um bom trabalho em manter equipamentos caros de fotografia em segurança devido à qualidade e confiabilidade incorporadas a ele.

Falando como proprietário de um Manfrotto 055, não me vejo investindo em outro tripé tão cedo. Isso ocorre porque o Manfrotto MT055X-PRO3 e minha Cabeça Ball Head XPRO fazem tudo o que eu preciso e, francamente, não há mais nada que eu prefira usar. Sei também que, com uma quantidade razoável de cuidado, esse tripé permanecerá por muitos e muitos anos.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]