Se prepare para fazer registros de eclipse parcial da Lua

0 50

A astrofotografia possui momentos icônicos em sua história, transformando eventos que ocorrem a milhares de quilômetros de distância em verdadeiros espetáculos diante dos nossos olhos. Independente se estamos falando do potente telescópio espacial Hubble ou da possibilidade de fazer registros fotográficos de um belo fenômeno natural e visível a olho humano como um eclipse lunar.

Neste sábado (28), este evento que promete ser o mais intenso, pelo menos, até o ano de 2025, ocorrerá entre a parte da tarde e o início da noite. Mais precisamente, entre 15h01 e 19h30 (horário de Brasília) segundo informações do portal Time and Date.

se-prepare-para-fazer-registros-de-eclipse-parcial-da-lua-Blog-eMania-1
Guy Rey-Bellet/Pixabay

Apesar disso, ele será em caráter parcial, situação onde o alinhamento do satélite natural com a Terra e o Sol não é absolutamente preciso. Fazendo, dessa forma, com que apenas parte da Lua fique escurecida. Quando ele ocorre em caráter total, o efeito avermelhado da Lua faz com que esse fenômeno também seja conhecido como ‘Lua de Sangue’.

Ainda de acordo com o referido portal, foi considerado que países da Ásia, América do Norte, grande parte da América do Sul e Europa (além do Oceano Pacífico, Atlântico, Índico, Ártico e Antártica), bem como na Austrália, serão capazes de presenciar o fenômeno. Entretanto, tendo índices de visibilidade distintos entre eles.

se-prepare-para-fazer-registros-de-eclipse-parcial-da-lua-Blog-eMania
Joe/Pixabay

Sendo uma das localidades privilegiadas com a visão do eclipse lunar, o Brasil terá alguns estados onde o grau de visibilidade classifica entre eclipse lunar parcial ou penumbral.

Desta forma, enquanto alguns verão apenas parte da Lua mais escura (caso dos moradores de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), outros terão a impressão de cobertura completa do nosso satélite natural. São os casos de Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.