Home»Artigos de Foto e Vídeo»Siglas da Fotografia: Entenda o Significado dos Termos mais Usados pelos Fotógrafos.

Siglas da Fotografia: Entenda o Significado dos Termos mais Usados pelos Fotógrafos.

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
5
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Para um meio visual, a fotografia é uma espécie de sopa de letrinhas quando se trata de abreviaturas. AWB, DOF, RGB… Mesmo para o fotógrafo experiente, as abreviaturas fotográficas podem ser um encontro confuso. Aqui estão algumas das siglas da fotografia mais comuns, lembrando que os termos originais estão em inglês.

AP

Prioridade de abertura (Aperture Priority em Inglês) é uma configuração da câmera que permite ajustar o valor de abertura (também conhecido como número f ou f-stop) enquanto a câmera seleciona automaticamente uma velocidade do obturador para produzir uma imagem com a exposição correta.

Ao ajustar a abertura para diferentes efeitos fotográficos, o medidor de luz interno da câmera mede as condições de iluminação da cena e ajusta a velocidade do obturador de acordo.

AF

Uma das siglas da fotografia mais comuns é a abreviação”AF” (Auto Focus), é a abreviatura de Auto foco. O recurso AF ajusta automaticamente a lente da câmera para focalizar um assunto, criando uma imagem nítida.

Entenda As Siglas mais usadas no mundo da fotografia.
Modos de Auto Foco

Existem vários tipos de modos de foco AF. O foco único, conhecido como AF-S (Nikon) ou One Shot AF (Canon), fará com que a câmera bloqueie o foco no assunto, e a câmera não será novamente focalizada enquanto você mantém o atuador do obturador pressionado pela metade. Foco contínuo ou de rastreamento – AF Olhos (Sony), AF-C (Nikon) ou AI Servo (Canon), por outro lado, reajusta continuamente o foco se você mantiver o botão do disparador pressionado até a metade. Isso mantém o foco em assuntos em movimento. Algumas câmeras também têm um modo chamado AF-A (Nikon) ou AI Focus AF (Canon) que alterna entre os dois modos automaticamente.

Auto

Entenda As Siglas mais usadas no mundo da fotografia.
O modo automático às vezes é representado por um pequeno retângulo verde na roda seletora do modo de disparo da câmera.

Auto é a abreviatura de Automático e é por vezes indicado por um pequeno retângulo verde no seletor do modo de disparo da câmara. Neste modo, a câmera calcula e ajusta todas as configurações da câmera para a exposição correta, levando em conta a velocidade do obturador, abertura, foco, balanço de branco, ISO e medição de luz automaticamente.

Algumas câmeras possuem modos automáticos programados para se especializar em tirar fotografias de um determinado assunto. Por exemplo, o modo de ação ou esportes prioriza um valor ISO mais alto e velocidades mais rápidas do obturador. É representado por uma figura em execução no seu mostrador se a sua câmera oferece esses modos.

AWB

A luz é diferente sob diferentes condições. AWB ou Balanço de Branco Automático funciona na câmera para medir o balanço de branco (WB) de uma cena e remover quaisquer projeções de cores que possam impedir uma fotografia. Em geral, ele tenta analisar automaticamente e corrigir as cores da sua cena. Funciona razoavelmente bem na maioria dos casos, mas pode ser enganado.

Nota: se você gravar no formato RAW, poderá ajustar facilmente o balanço de branco mais tarde na pós-produção.

B

B significa Bulb, um modo projetado para exposições mais longas, como as que são vistas com freqüência em timelapse e hyperlapse. No modo Bulb, quando você pressiona o botão do obturador, o obturador permanecerá aberto até que o botão seja pressionado novamente (ou até que seja liberado, dependendo da sua câmera).

Este modo é geralmente usado em conjunto com um tripé e um disparador de obturador remoto e é necessário para obter exposições maiores que 30 segundos (o tempo máximo de exposição na maioria das câmeras).

DOF

Profundidade de Campo ou DOF é a zona de foco em uma fotografia. A profundidade de campo é afetada pela abertura. Uma abertura grande cria uma profundidade de campo rasa com uma pequena quantidade da imagem em foco. Uma pequena abertura cria uma grande profundidade de campo com mais foco. A profundidade de campo também é definida pela distância focal da lente e a distância do objeto até a câmera.

Entenda As Siglas mais usadas no mundo da fotografia.
Obtendo a profundidade de campo certa para o sua foto pode fazer toda a diferença.

DSLR

Esta é uma das mais populares ente as siglas da fotografia. O termo DSLR significa Câmera Digital Single-Lens Reflex. Uma câmera DSLR possui um espelho que reflete a luz vinda da lente e a direciona através de um prisma ou conjunto de espelhos para o visor. Esse arranjo permite que você veja o que está gravando olhando pelo visor. Quando o botão do obturador é pressionado, o espelho se ergue e permite que a luz que chega através da lente alcance o sensor da câmera.

Entenda As Siglas mais usadas no mundo da fotografia.
Câmeras DSLR Canon T7i e Nikon D3500

Saiba mais sobre as câmeras DSLR neste artigo.

EV

Valor de exposição (em inglês Exposure Value) . É um sistema para indicar a exposição correta em que a velocidade do obturador e o f/número estão relacionados aritmeticamente.

F-Stop ou F/Número

O F-Stop ou F-Número é um termo que indica o tamanho da abertura em sua lente. Cada abertura é expressa como f-stop ou f/número como por exemplo f/8 ou f/2.8.

Entenda As Siglas mais usadas no mundo da fotografia.
Abertura com níveis de foco

HDR

High Dynamic Range que em português significa “Alto Alcance Dinâmico“. É uma técnica fotográfica usada para balancear fotos com grande contraste ou sub/superexpostas quando algo é colocado em evidência.
Em termos técnicos, significa a quantidade de luz de diferentes intensidades que consegue ser gravada pelas lentes da câmera. Assim é possível captar muitas informações de luminosidade e sombras nas suas imagens.

Leia este artigo sobre as características do modo HDR.

(Consulte SDR abaixo).

IS

IS significa Estabilização de Imagem (ou Image Stabilization). Essa tecnologia está sob vários nomes; Redução de vibração, SR, VR e VC são alguns. A estabilização de imagem é um recurso da sua lente (nem todas as lentes têm!) Que permite imagens mais nítidas ao fotografar com a mão em velocidades mais baixas do obturador, em condições de pouca luminosidade e com distâncias focais maiores.

Nota: Algumas câmeras possuem a estabilização dentro do corpo da câmera. Leia o manual do usuário para ter certeza.

ISO

ISO significa International Standards Organization. Na fotografia e filmes, a ISO era uma indicação de quão sensível um rolo de filme era para iluminar. Na fotografia digital, o ISO mede a sensibilidade relativa do sensor da câmera. Este valor pode ser ajustado na câmera.

Se você tem dúvidas sobre qual ISO é o melhor para suas imagens, veja esta matéria: Qual ISO Usar.

Entenda As Siglas mais usadas no mundo da fotografia.
A granulação nesta imagem é causada por um alto valor ISO.

Quanto maior o número, mais luz o sensor pode capturar. No entanto, quanto maior a sensibilidade do filme ou sensor, mais granulada será a imagem (na fotografia digital é chamado de ruído).

Nota do editor: Não, não é tão simples assim, mas as pessoas que são novas na fotografia precisam dar pequenos passos para entender esses termos, então, por isso, simplificamos esta para ficar mais fácil de compreender.

JPEG

JPEG (às vezes encurtado para JPG) é um formato de arquivo de imagem. Significa “Joint Photographic Experts Group” – o nome do grupo que criou o formato. É um dos formatos de imagem mais comuns salvos por câmeras digitais, sendo o outro o RAW.

Arquivos JPEG possuem perdas, o que significa que as imagens nesse formato de arquivo são compactadas. Os formatos com perdas são menores e mais fáceis de manusear, mas sofrem com a perda de qualidade.

M

M ou Modo Manual é um modo de disparo na câmera que, quando ativado, significa que você tem controle total sobre todas as configurações da câmera. Isso inclui a abertura, velocidade do obturador, ISO, balanço de branco, modo de medição e muito mais.

Nota: O Modo Manual e o Foco Manual NÃO são a mesma coisa e não são exclusivos um do outro. Significa que você pode fotografar no modo manual usando o foco automático ou no modo automático usando o foco manual.

M4/3 – MFT

M4/3 é a abreviação de Micro Quatro Terços e também é conhecido como MFT. Desenvolvido pela Olympus e Panasonic em 2008, o M4/3 é um sistema de lentes intercambiáveis ​​mirrorless para câmeras digitais e lentes. Este sistema mirrorless significa que a câmera não possui um sistema de visor óptico como câmeras SLR/DSLR convencionais, mas um visor eletrônico (EVF). Este sistema é mais simples, mais leve e permite câmeras menores que as DSLRs.

Entenda As Siglas mais usadas no mundo da fotografia.
A Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K é uma das câmeras quer possuem o sensor M4/3

P

P significa Modo de Programação. Este modo de disparo permite que a câmera ajuste a abertura e a velocidade do obturador automaticamente, enquanto permite ajustar outras configurações como ISO, flash, balanço de branco e funções de foco.

RAW

RAW é a mesma coisa que cru. Há fotógrafos que chamam esta sigla da fotografia de “negativo digital”. Não é exatamente isso, mas fica melhor para entender.

O que acontece em uma câmera no modo RAW é que na hora do clique sensores fotossensíveis recebem luz e por isso geram energia elétrica. Diferente do formato JPEG, cuja imagem é feita de milhões de pixels que são enviados ao processador na hora do clique, o RAW oferece uma imagem mais completa com detalhes muito próximos da visão humana. Ou seja, a qualidade é muito melhor. É que ele tem um banco de dados muito, muito grande que processa a imagem com muito mais qualidade.

Veja esta matéria mais detalhada sobre o modo RAW.

RGB

Com base na percepção humana das cores, RGB significa Vermelho, Verde e Azul (Red, Green e Blue). RGB é um espaço de cor aditivo projetado para visualizar imagens em telas digitais.

S

O Modo de Prioridade do Obturador (também conhecido como SP ou TV para Valor de Tempo) é uma configuração que permite selecionar a velocidade do obturador enquanto a câmera ajusta automaticamente a abertura para a exposição correta. Conforme você ajusta a velocidade do obturador, o medidor de luz interna da câmera mede as condições de iluminação da cena que você está gravando e ajusta a abertura de acordo.

Entenda As Siglas mais usadas no mundo da fotografia.
Panorâmica de um alvo em movimento é um bom momento para usar o modo de prioridade do obturador.

Este modo é melhor usado para fotografar objetos em movimento rápido ou quando você deseja borrar ou congelar um assunto em movimento.

SDR

SDR, ou Dynamic Range Padrão, é o padrão atual para exibições de vídeo e cinema. Infelizmente, ele é limitado por sua capacidade de representar apenas uma fração da faixa dinâmica da qual o HDR é capaz. O HDR, portanto, preserva detalhes em cenas em que a relação de contraste do monitor poderia ser um obstáculo. SDR, por outro lado, não tem essa aptidão.

SLR

SLR ou “Single Lens Reflex” refere-se a uma câmera não digital com recursos de reflexo de lente única (consulte DSLR acima).

TIFF

Abreviação de Tagged Image File Format, TIFF é um formato de arquivo para imagens digitais que não perde a cor e os detalhes da mesma forma que os formatos de compactação com perdas, como arquivos JPEG. Este tipo de formato de arquivo é descrito como sem perdas.

TTL

As siglas da fotografia ainda não chegaram ao fim. TTL significa Through the Lens e refere-se a um sistema automático de medição de flash. O flash para câmera dispara uma rajada curta antes da exposição real, a câmera lê a quantidade de luz que entra pela lente e define a potência do flash de acordo com a abertura selecionada. Este modo é mais frequentemente usado com o flash na câmera.

Entenda As Siglas mais usadas no mundo da fotografia.
TTL vs Flash Manual

USM

USM significa Ultra Sonic Motor, um tipo de motor autofoco usado em lentes registradas pela Canon. Os sistemas equivalentes incluem o SWM (Silent Wave Motor) da Nikon, o HSM (Hyper-Sonic Motor) da Sigma e o SWD (Supersonic Wave Drive Motor) da Olympus. Eles são projetados para que o foco automático da lente funcione o mais silenciosamente possível.

UV

Ultravioleta . A radiação electromagnética com comprimentos de onda inferiores a cerca de 400nm e não visíveis ao olho humano.
Este é um processo fotográfico de gravação de imagens usando a luz do espectro ultravioleta (UV). Imagens tiradas com luz ultravioleta servem a vários propósitos científicos, médicos ou artísticos. As imagens podem revelar deterioração de obras de arte ou estruturas não aparentes sob luz visível. No mercado fotográfico, existe filtros para lentes que simulam essas ondas. Além do filtro de lente UV, há também o MC UV, o filtro CPL e o filtro IR que simula os efeitos do raio infravermelho.

WB

WB significa Equilíbrio de Branco, o ato de equilibrar a cor encontrada em diferentes condições de iluminação para obter uma imagem precisa (consulte AWB). O Balanço de Branco pode ser ajustado na câmera e ajustado no pós-processamento se você tiver gravado em formato RAW.

As Siglas da Fotografia não param por aqui!

Agora você já conhece muitas abreviações. Claro, existem muitas outras siglas da fotografia. Mas conhecer esses conceitos básicos fará com que você esteja no caminho certo para navegar na sopa de letrinhas que é uma linguagem fotográfica!

Veja também este artigo sobre alguns termos que os fotógrafos sempre utilizam. 22 Termos de fotografia que você precisa conhecer!

Gostou deste artigo sobre as siglas da fotografia?
Caso você conheça ou queira saber o significado de mais alguma, certifique-se de adicionar qualquer abreviatura extra nos comentários abaixo.

Comente

Post anterior

Batalha de Câmeras 4K - Blackmagic Pocket 4K vs Canon EOS R vs FujiFilm XT3

Próximo post

Dia mundial da fotografia, aquela que fala muito sem dizer uma palavra

O Autor

eMania News

eMania News

O eMania News é uma equipe fornada por fotógrafos, cinegrafistas, escritores e fotojornalista que traz notícias e artigos diariamente com informações práticas e úteis para o profissional da área abordando artigos, fornecendo dicas, oferecendo reviews e outras formas de conhecimento.