Sistema de armazenamento em nuvem é a ‘solução’ para Tuvalu

0 174

O aquecimento global é uma realidade que aflige os mais diferentes cantos da Terra. É justamente esse efeito que ameaça a existência (ao menos terrestre) de um pequeno país situado na Oceania de nome Tuvalu. O território do país em questão possui 124 ilhas, totalizando 26 km², e abriga uma população de 11 mil habitantes.

Estando apenas a cinco metros acima do nível do mar, as autoridades de Tuvalu possuem dados que apontam a real possibilidade de inundação. Sendo que, com as atuais tecnologias, não existe qualquer possibilidade viável de evitar com que o poder da natureza cause o desparecimento da área na superfície.

sistema-de-armazenamento-em-nuvem-e-a-solucao-para-tuvalu-blog-emania-1
Reprodução/YouTube Aprendiz Explorador

Desse modo, a ideia é de fazer diversos elementos visuais, culturais e históricos serem armazenados em um sistema de nuvem. Com o intuito tanto de preservação como, principalmente, constituir Tuvalu de maneira integral no Metaverso.

A medida em questão vem sendo tomada desde o fim de 2022, com direito a digitalização de todos os territórios do país. Entretanto, apenas recentemente, o tema ganhou maior visibilidade diante das declarações de figuras políticas importante de Tuvalu.

sistema-de-armazenamento-em-nuvem-e-a-solucao-para-tuvalu-blog-emania-2
Foto: Reprodução/YouTube Aprendiz Explorador

“O som da linguagem dos nossos filhos, a sabedoria das histórias dos nossos avós ou as danças vibrantes dos nossos festivais serão todas digitalizadas e se tornarão parte da nossa arca digital”, apontou em entrevista recente Simon Kofe, Ministro da Justiça, Comunicação e Relações Exteriores de Tuvalu.

“Nossa terra, nosso oceano e nossa cultura são os bens mais preciosos de nosso povo. Para mantê-los protegidos de danos, não importa o que aconteça no mundo físico, iremos movê-los para a nuvem”, disse, na mesma linha de raciocínio, o Primeiro Ministro do país, Kausea Natano.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.