Sites para fotógrafos

Sites para Fotógrafos: como criar o seu próprio

Se você começou a ler este artigo é porque talvez estivesse procurando informações sobre como criar sites para fotógrafos, ou pelo menos estava navegando no assunto. Se este for o seu caso, você pousou no lugar certo.

Neste artigo, vou ajudá-lo a criar seu próprio portfólio de fotografia online. Mesmo que informática não seja a sua praia, não se preocupe, neste artigo explicaremos como criar sites para fotógrafos.

Por que é tão importante criar Sites para Fotógrafos?

Como fotógrafo profissional (ou em vias de se tornar um), você precisa ter seu próprio portfólio de fotografia online. Seu site é sua carta de apresentação. É a sua marca, o seu território, o seu centro de atuação, o local onde as pessoas podem descobri-lo, conhecer de perto o seu trabalho fotográfico e acima de tudo perceber e sentir a sua “filosofia” de fotógrafo. Uma página da web para expor seu portfólio ao mundo é um tema essencial na atualidade.

Que alternativas existem para ter seu portfólio de Fotografia Online?

Se falamos de “presença” na internet, existem muitas alternativas.

Instagram e outras redes sociais: as redes sociais são uma plataforma interessante porque nos permitem interagir, conectar-nos com outras pessoas tanto a nível pessoal como profissional, mas são, afinal, plataformas “genéricas”.

Flickr, 500px e outras redes sociais para fotógrafos: com a exceção de que essas redes sociais são voltadas para fotógrafos, aqui acontece a mesma coisa que o ponto anterior: há muito ruído, você não tem controle sobre a estrutura da web. Você não pode adicionar ou remover seções ao seu gosto, e normalmente 90% dos usuários dessas redes sociais são simplesmente outros fotógrafos como você, colegas ou amadores.

Website alojado numa página gratuita: então que tal o seu próprio website alojado num destes serviços que existem, online, que lhe permitem criar gratuitamente a sua galeria fotográfica? Tudo bem, a única palavra interessante aqui é “grátis”. O resto, tudo normal. Esses serviços (Wix, Blogspot, etc.) são gratuitos apenas em teoria. Na prática, eles acarretam um custo que muitas vezes pode ser muito alto.

Web hospedado em um servidor de pagamento: aqui você já pode ter um site, e desta vez com seu próprio nome de domínio. Você pode estruturá-lo a seu gosto, adicionar e remover coisas, expor seu portfólio fotográfico, talvez mostrando seus preços, permitindo que qualquer pessoa interessada entre em contato com você, e assim por diante. Já estamos entrando em um nível profissional decente. Aqui você tem muitas vantagens, no entanto, a maioria dos serviços desse tipo tem algumas desvantagens.

Sites para fotógrafos: Aqui falamos sobre serviços ou plataformas que permitem a você criar seu próprio site de fotógrafo. Como tudo na vida, esta opção também terá imperfeições, mas em comparação com as alternativas anteriores, esta opção é sem dúvida a mais bem-sucedida, pelo seguinte:

• Você tem seu site de fotógrafo com seu próprio nome de domínio.

• Você tem controle absoluto sobre a estrutura e o conteúdo do site.

• Você se esquece de ter que lidar com técnicas ruins. O próprio prestador de serviço é responsável por você, por detrás, administrar toda a bagunça técnica.

• A própria plataforma é feita exclusivamente para fotógrafos. Isso exige uma enorme quantidade de trabalho de você. Tudo em seu site, por padrão, será projetado para a indústria fotográfica.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você e te encoraje a criar seu website e ter ainda mais sucesso.

Confira ainda dicas de como ganhar dinheiro com Fotografia nesse Natal.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]