Sony a1 Mirrorless, 50 Megapixels, Vídeos em 8k e Desempenho Incrível.

Review: Sony a1 Mirrorless, 50 Megapixels, Vídeos em 8k e Desempenho Incrível.

A Sony anunciou a inovadora câmera Sony a1 Mirrorless, prometendo muitos novos recursos, desempenho extremamente rápido, qualidade de imagem aprimorada, vídeo 8K e um fluxo de trabalho orientado para profissionais.

A nova Câmera Sony a1 está equipada com um novo sensor de 50 megapixels, emparelhado com o processador de imagem Bionz XR introduzido na Sony A7S III. Esta combinação e outros avanços na tecnologia tornam a Alpha 1 a câmera mais avançada da Sony até hoje. A empresa também afirma ser a mais inovadora e é difícil discordar. Vamos mergulhar fundo e aprender mais sobre toda a tecnologia impressionante incluída na nova Alpha 1 Mirrorless.

Principais recursos e especificações da Sony a1

  • Novo sensor de imagem Exmor RS CMOS de 50,1 megapixels Full-Frame
  • Faixa ISO nativa de 100-32.000, expansível para 50-102.400
  • Sony promete cores, tons e gradação aprimorados com novo sensor e mecanismo de processamento
  • Faixa dinâmica declarada de 15 pontos
  • Processador de imagem Bionz XR atualizado
  • Disparo contínuo sem blecaute a até 30 quadros por segundo
  • AF / AE até 120fps
  • Sistema híbrido AF com 759 pontos PDAF e 425 pontos CDAF
  • O sistema AF oferece cobertura de área de imagem de 92%
  • OLED EVF grande e brilhante do tipo 0,64 com 9,44mp e taxa de atualização de 240 fps
  • Obturador eletrônico silencioso e livre de vibração aprimorado
  • Novo obturador mecânico de fibra de carbono
  • Foto anti-tremulação com ambos os obturadores
  • Sincronização de flash eletrônico de 1 / 200s, sincronização de flash mecânico de 1 / 400s (até 1 / 500s em APS-C)
  • Vídeo 8K / 30p
  • Vídeo 4K / 120p
  • O Wi-Fi integrado mais rápido da indústria
  • Inclui Ethernet 1000BASE-T integrada
Introdução Sony a1 Mirrorless

Sony a1 Design

A Sony Alpha a1 tem um estilo familiar da Sony, mas há alguns aspectos intrigantes do corpo para discutir. A Sony está desenvolvendo seus avanços com outras câmeras da série Alpha, incluindo a recente Sony A7S III . A nova Full Frame a1 da Sony usa o mesmo novo sistema de menu encontrado na Mirrorless A7S III enquanto adiciona opções de menu para corresponder aos novos recursos. O menu principal e os menus de funções respondem ao toque na tela, o que é uma grande melhoria em comparação com a Sony A9 II.

Visor Eletrônico

EVF de maior resolução e mais rápido

Da mesma forma, a Sony a1 incorpora o mesmo visor eletrônico do tipo 0,64 que é encontrado na A7S III, embora com o dobro da taxa de atualização. O EVF de 9,44M de pontos tem uma taxa de atualização de 240fps, e com a captura sem blackout, a Sony Mirrorless a1 promete ser uma câmera muito suave ao fotografar. Você também pode selecionar taxas de atualização de 60fps e 120fps para o EVF. O EVF tem ampliação de 0,9x e um FOV de 41 graus, ele é também o EVF de maior resolução e mais rápido de sua classe.

Construção

Em termos de durabilidade, a Sony a1 Mirrorless 8k é construída com um chassi de liga de magnésio que é leve e rígido. A montagem da lente tem seis parafusos, que a fabricante afirma aumentar a resistência e a rigidez. O corpo tem resistência ao pó e à umidade em todas as partes do corpo e na tampa da bateria. Os slots de mídia dupla, que suportam cartões SD UHS-II e novos cartões CFexpress Tipo A, têm uma tampa deslizante dupla. A Alpha 1 da Sony também inclui um botão de bloqueio de lente e almofada de montagem.

Parte frontal

O obturador também sofreu melhorias. Possui uma nova unidade de obturador mecânico, que permite velocidades de disparo de até 10fps. O obturador de fibra de carbono tem um motor avançado, freio e amortecedores. A Sony promete que o obturador é ‘bom para mais de 500.000 ciclos.

Parte frontal Sony Mirrorless a1

Ao olhar para a frente da câmera, você pode ver um sensor de balanço de branco infravermelho. Isso promete precisão aprimorada do balanço de branco, especialmente sob fluorescente, LED ou outras fontes de luz artificial. Sabemos que a montagem da lente é reforçada, mas o obturador também fecha quando a câmera é desligada, protegendo o sensor de poeira e troca de lentes. Também existe um sistema antipoeira padrão na nova Câmera Mirrorless a1 da Sony.


Parte traseira

Monitor touchcreen e botões de Menus

Na parte de trás da câmera há uma tela sensível ao toque de 3″(polegadas). A tela se inclina para cima 107 graus e para baixo até 41 graus, infelizmente ela não gira, o que pode ser decepcionante para alguns fotógrafos e cinegrafistas. O LCD tem 1,4 milhões de pontos, portanto, ao contrário do EVF, esta não é uma área em que a Sony empurrou sua tecnologia existente.

À direita da tela está a roda de seleção rotativa padrão da Sony, um botão Fn, joystick sub-seletor de foco automático, botão AF-ON dedicado, botão AEL e um botão de gravação de filme dedicado. À esquerda do visor estão os botões C3 e Menu. O layout é certamente familiar pois é semelhante à outros modelos da linha Alpha.

Parte superior

Dials de Modos da Sony a1 Full Frame

No deck superior da câmera está um dial de modo Drive Focus . Você pode usar este dial empilhado para ajustar o modo de avanço e o modo de foco durante a filmagem. A direita do EVF possui modo de disparo, comando traseiro e dials de compensação de exposição. O botão do obturador tem um botão liga / desliga ao redor, e os botões C1 e C2 também estão localizados na parte superior da câmera.

Conexões

Conexões da Sony a1

A Sony a1 vem com diversas portas. Ela possui um conector SuperSpeed ​​USB 3.2 Tipo C, capaz de velocidades de transferência de 10 Gbps e pode aceitar fornecimento de energia por USB. Há uma porta HDMI de tamanho comum, portas de microfone / fone de ouvido, uma porta Micro USB, um terminal de sincronização de flash e uma porta Ethernet 1000BASE-T para transferência de LAN com fio. Além das conexões físicas, a Full Frame a1 da Sony também possui o Wi-Fi integrado ‘mais rápido do setor’, com suporte para MIMO 2×2. O Wi-Fi é 802.11a / b / g / n / ac e suporta bandas de 2,4 GHz e 5 GHz. A transferência de dados sem fio com a Sony a1 é cerca de 3,5x mais rápida do que com a A9 II, o que deve entusiasmar muitos profissionais que trabalham em campos acelerados.

Sensor de imagem, processador de imagem e recursos de disparo: A Sony a1 tem um novo sensor e velocidade recém-descoberta

No coração da Sony a1 Mirrorless está seu novo pipeline de imagens. A mudança mais significativa em comparação com as Câmeras Sony Alpha anteriores é o novo sensor de imagem Exmor RS de 50,1 megapixels. O sensor de imagem utiliza um design muito parecido com os sensores Exmor RS de 24 MP nos modelos A9. O design inclui pixel individual e camadas de circuito e nova conversão A / D para processamento mais rápido. O sensor de imagem retro iluminado na parte traseira e sua memória integral prometem leitura mais rápida. A velocidade de leitura é até 1,5x mais rápida do que a velocidade de leitura da Sony A9 II.

O desempenho aprimorado da velocidade de leitura, junto com a nova arquitetura no mecanismo de processamento de imagem Bionz XR, é diretamente responsável por muitos dos recursos avançados da Sony a1. Seguindo o Bionz X, o novo motor de processamento Bionz XR é tecnicamente composto de dois componentes separados ( embora a Sony não tenha expandido sobre quantos núcleos estão envolvidos ou se é um arranjo de processador duplo completo) e o Bionz XR oferece 8x mais poder de processamento do que o motor Bionz XR anterior.

Novo processador duplo Bionz XR

Por exemplo, a velocidade de leitura rápida do sensor minimiza a distorção da imagem estática ao usar o obturador eletrônico, que é necessário para atingir velocidades de disparo superiores a 10 quadros por segundo. O poder de processamento aprimorado também significa que o obturador eletrônico tem cerca de 1,5x menos distorção do que o obturador eletrônico na Sony Mirrorless a9 II. A potência da Câmera Sony a1 também resulta na nova funcionalidade de obturador eletrônico e mecânico sem cintilação. A Mirrorless 8k a1 é a primeira câmera a oferecer fotografia sem cintilação com seus obturadores eletrônicos e mecânicos.

O obturador eletrônico do lançamento da Sony inclui uma função Flicker de alta frequência, que usa um obturador variável. Isso é importante ao fotografar usando iluminação LED. Quando este recurso está ativado, a velocidade do obturador é variável em incrementos de 0.X. Por exemplo, a Sony a1 pode fotografar com uma velocidade de obturador de 1 / 200.6s, em vez de uma velocidade de obturador padrão de 1 / 200s, para reduzir significativamente os problemas de fontes de luz tremulantes de alta velocidade, incluindo a eliminação de faixas com fontes de luz LED.

Em termos de especificações de velocidade do obturador, o novo obturador mecânico de fibra de carbono tem uma faixa de exposição de 30s a 1 / 8000s, com um modo de lâmpada também, é claro. O obturador eletrônico tem a mesma extremidade inferior, mas pode capturar imagens de até 1 / 32.000s. Ao fotografar continuamente, ambos os obturadores têm uma velocidade mínima de obturador de 1 / 2s.

O novo obturador também afeta a sincronização do flash. Ao usar o obturador mecânico e a área full-frame, o sincronismo do flash é de 1 / 400s, um novo recorde para o mercado. Você pode obter sincronização de flash de 1 / 500s ao usar o corte APS-C. Este é um grande negócio para fotógrafos de estúdio e qualquer fotógrafo que usa flash em seu trabalho. 

Implementações no sensor Bionz XR

Voltando ao novo sensor e como ele afeta a qualidade da imagem, a Sony promete melhor precisão de cores e qualidade de imagem geral do que os modelos anteriores. A Sony também promete até 15 pontos de faixa dinâmica ao capturar fotos com a Sony a1. O sensor de imagem possui uma faixa ISO nativa de 100-32.000, que pode ser expandida para ISO 50-102.400. A Sony afirma que o alto desempenho ISO é melhorado devido às lentes sem intervalos no chip e um ‘vidro de vedação revestido com AR’. Será interessante ver como o sensor funciona em uso no mundo real em relação à Sony A9 II e à Sony A7R IV .

A Câmera Mirrorless Sony a1 também inclui o modo Pixel Shift Multi Shooting da Sony. Este modo permite que quatro imagens sejam empilhadas para uma composição de imagem final de aproximadamente 50 megapixels com cor aprimorada e resolução visível. Ou você pode empilhar 16 imagens para uma imagem composta de 199 megapixels. Embora Pixel Shift Multi Shooting não seja novidade nas Câmeras Sony, a velocidade de leitura do novo sensor agora permite o uso de flash neste modo (com sincronização de flash de até 1 / 200s), algo que a A7R IV não oferece.

Em termos de recursos adicionais de qualidade de imagem, a nova Câmera Full Frame da Sony tem 10 predefinições Creative Look que podem ser usadas para ajustar a aparência de fotos e vídeos. Ela também inclui um novo formato de imagem Light JPEG e um novo formato de imagem Lossless Compressed RAW, que impacta o desempenho, como veremos na próxima seção. O arquivo Lossless Compressed RAW é cerca de 50-80% menor que o formato Uncompressed RAW, e a Sony afirma que a qualidade da imagem é a mesma. A câmera também suporta formatos HEIF de 10 bits.

Sony a1 Mirrorless

Sony a1, foco automático e desempenho: foco automático aprimorado, disparo de 50 megapixels a 30 qps

A Sony a1 usa o mesmo sistema de foco automático recentemente introduzido no Sony A7S III. A Alpha 1 possui um sistema de foco automático híbrido com 759 pontos de foco automático de detecção de fase e 425 pontos de foco automático de detecção de contraste. Os pontos de foco automático cobrem aproximadamente 92% da área total da imagem. A função AF tem mais densidade de cobertura do que o sistema AF da série a9 Mirrorless. O sistema AF da Sony Full Frame a1 pode ser usado em luz tão fraca quanto -4 EV e pode ser usado em f / 22. O sistema AF / AE é atualizado até 120 vezes por segundo.

Em termos de recursos de AF, a câmera inclui o Eye AF (Autofoco Ocular) em tempo real, que a Sony diz ter sido melhorado em mais de 30% em comparação com o sistema anterior. O Eye AF em tempo real e o rastreamento do assunto podem ser usados ​​ao gravar fotos e vídeos. O AF Olhos em tempo real para animais e o AF Olhos em tempo real recentemente adicionado para pássaros só podem ser usados ​​ao gravar imagens estáticas. O reconhecimento de objeto alimentado por IA foi aprimorado ainda mais com novos algoritmos. O algoritmo de rastreamento de assunto da Sony a1 analisa dados de cor, padrão, brilho e distância do objeto para processar informações em tempo real.

Atraente para fotógrafos de esportes, em particular, a Alpha a1 Mirrorless da Sony inclui a capacidade de desativar temporariamente os recursos de rastreamento durante a fotografia. Por exemplo, se um objeto ainda está no quadro, mas você deseja rastrear um assunto diferente, você pode desativar o rastreamento para redefinir o assunto e começar a rastrear novamente.

A nova Câmera Mirrorless da Sony pode gravar imagens de 50 megapixels em até 30 qps, mas com ressalvas. Você deve usar o obturador eletrônico para velocidades superiores a 10fps (o obturador mecânico atinge no máximo 10fps) e também deve gravar arquivos JPEG ou RAW compactados para atingir essa velocidade máxima de 30fps. Ao fotografar a 30fps, você pode gravar 165 imagens JPEG ou 155 imagens RAW compactadas, de acordo com as especificações da Sony. Você pode reduzir para as velocidades de 20 e 15 qps, aumentando o buffer para 400 e 1.000 imagens JPEG, respectivamente. A 20 fps, você pode gravar nos novos tipos de arquivo Lossless Compressed e Uncompressed RAW para 96 ​​e 82 imagens consecutivas, respectivamente.

A nova câmera da série Sony Alpha também é equipada com estabilização de imagem de 5 eixos no corpo. Isso promete até 5,5 pontos de compensação de tremulações.

Vídeo: 8K/30p e 4K/120p destacam se na lista impressionante de recursos de vídeo

Pela primeira vez em uma câmera Alpha, a Sony A1 inclui gravação de 8K. Você pode gravar vídeo com sobreamostragem de 8,6K em até 30 quadros por segundo. O vídeo de 8K é gravado no formato 4: 2: 0 XAVC HS de 10 bits via HDMI.

A a1 da Sony oferece gravação 4K na câmera de até 120 qps. A alta velocidade permite câmera lenta de até 5x – anova câmera também inclui o modo de disparo lento e rápido da Sony. O vídeo 4K suporta gravação 4: 2: 2 de 10 bits, compressão inter-quadro GOP longo e compressão intra-quadro All-I. O vídeo 4K pode ser gravado usando o codec MPEG-H HEVC / H.265. A saída RAW de 16 bits também está disponível para um gravador externo via HDMI (requer um cabo HDMI de alta velocidade). Você também pode gravar vídeo HDR HLG usando o espaço de cores BT.2020 com o A1. A taxa de bits máxima é de 600 Mbps.

Ao fotografar em 4K, a ela usa leitura total do sensor sem binning de pixels e utiliza sobreamostragem de 5,8K. No modo Super 35, cerca de 2,3x os dados exigidos do QFHD 4K são adquiridos com leitura de full frame e então renderizados em Super 35. A leitura aprimorada do sensor também resulta em um efeito de obturador de rolamento aprimorado cerca de 2,8x.

A Sony Alpha a1 8k e seu mecanismo Bionz XR permitem Eye AF em tempo real (humano) e rastreamento em tempo real para gravação de vídeo também, mesmo ao gravar vídeo de 8K / 30p e 4K / 120p. Se um corte 1.1x for aceitável, você também pode gravar vídeo usando estabilização de imagem no modo ativo, tornando a gravação portátil estável possível ao gravar vídeo 4K / FHD a 60 qps ou mais lento. Em termos de operabilidade, a funcionalidade de toque da A7S III na gravação de vídeo está presente na Sony a1.

Amostra em 8k

Para garantir uma gravação prolongada, a Sony a1 emprega uma estrutura revisada de dissipação de calor. Você pode gravar vídeo de 8K / 30p ou vídeo de 4K / 60p continuamente por até 30 minutos. A Sony não especificou se há um limite rígido para o tempo de gravação de 30 minutos, apenas que eles garantem até 30 minutos de gravação contínua. Semelhante à Sony A7S III, dependendo da capacidade do cartão e / ou fatores ambientais, pode ser possível gravar por períodos de tempo mais longos. A estrutura usa um dissipador de calor de grafite embutido na unidade IS e é considerado 5x mais eficaz ao estender o tempo de gravação do que o sistema encontrado na Sony A7R IV.

A Mirrorless Alpha a1 usa a nova interface de áudio digital da Sony. Sua sapata Multi Interface (MI) é compatível com o Microfone Shotgun ECM-B1M e o Kit Adaptador XLR-K3M. Você pode gravar áudio em até 48 kHz / 24 bits usando 4 canais.

Além disso, ela inclui o perfil de cores S-Cinetone. Este perfil, visto recentemente na Sony A7S III, esteve presente pela primeira vez nas câmeras de cinema FX9 e FX6 da SonyS-Cinetone promete uma aparência cinematográfica, com tons médios naturais, bons tons de pele, cores suaves e ‘destaques deslumbrantes.’

Para atingir a faixa dinâmica máxima, que a Sony afirma ser maior que 15 pontos ao gravar vídeo, você deve usar o S-Log 3 de 10 bits (S-Log 2 também é compatível). Este modo requer um ISO mínimo de 800 (expansível até ISO 200 para reduzir o ruído).

No geral, a Sony a1 promete muitos dos impressionantes recursos de vídeo da A7S III Mirrorless enquanto ultrapassa os limites da Sony A7R IV e Sony A9 II.

Quando a Sony a1 estará disponível e quanto custará?

Você pode encontrar a nova Sony a1 Mirrorless a partir do segundo semestre deste ano (2021). A fabricante espera que a entrega comece no final de fevereiro ou início de março. A Sony A1 é provavelmente a câmera Alpha mais cara da marca até hoje, com um preço de varejo sugerido no exterior entre $6.500 ou $8.500 USD (dólares), devido ao lançamento recente não há previsão de custo no mercado nacional. Caso deseje receber um aviso quando estiver disponível, basta deixar seu e-mail na página do produto em nosso site eMania Foto e Vídeo clicando no botão abaixo.

Pensamentos finais

É um lançamento emocionante para os fãs da Sony. A Sony Alpha 1 é a nova câmera carro-chefe da empresa e pretende ser tudo para todos, inclusive bater de frente com o modelos similar da concorrente, a Canon EOS R5. Embora a Sony espere que o conjunto de recursos atraia fotógrafos entusiastas avançados, ela está claramente visando o mercado profissional com esta câmera de alto desempenho repleta de recursos.

Sony a1 Mirrorless, 50 Megapixels, Vídeos em 8k e Desempenho Incrível.
Sony Alpha 1

A Sony está buscando um corpo de câmera tudo-em-um, e a Alpha a1 parece ser o mais próximo que a empresa já conseguiu. Existem algumas advertências a serem consideradas pelos usuários em relação a certos recursos de destaque, como o vídeo de 8K e a gravação de 30fps, mas a nova top de linha da Sony ultrapassa muitos limites. Estamos ansiosos para colocar a câmera em prática o mais rápido possível e informá-lo sobre seu desempenho em testes do mundo real.

Quais suas expectativas para essa nova “gigante” da Sony? Deixe nos comentários suas opiniões.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]