Home»Dicas de Fotografia»Sony AF Olhos: O Segredo para Retratos Perfeitos.

Sony AF Olhos: O Segredo para Retratos Perfeitos.

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
3
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Sony AF Olhos (Sony Eye AF em inglês), ou Autofoco Ocular, é talvez o principal recurso das câmeras Sony modernas, especialmente para retratistas. A mais nova geração de Câmeras Digitais da Sony (a Mirrorless a7RIII, a9 e a7 III) viu avanços neste recurso. Infelizmente, tenho visto alguns mal-entendidos sobre esse recurso bastante simples na internet, então espero que este post seja um bom guia para você seguir em frente com suas fotografias.

O que é o modo Sony AF Olhos?

Sony AF Olhos: O Segredo para Retratos Perfeitos.

Muitas câmeras possuem recursos de detecção de face. A Sony levou isso um passo adiante, o Autofoco Ocular automaticamente procura e foca no olho do sujeito. É suposto para focar o olho mais próximo do sujeito. Nas primeiras câmeras da Sony, esse recurso só funcionava com um modelo parado durante o disparo no modo AF-S. Agora, esse recurso também funciona no modo AF-C, permitindo que o olho seja rastreado enquanto o objeto está em movimento.

Como isso é diferente de uma DSLR?

Muitas DSLRs modernas têm ótimas capacidades de rastreamento, mas nenhum especificamente procura os olhos. As câmeras Nikon possuem excelente rastreamento 3D. O rastreamento 3D pode, de fato, ser usado para rastrear o olho de um sujeito – se o olho for razoavelmente grande no enquadramento e se o fotógrafo iniciar o foco especificamente no olho. Então, desde que o olho permaneça bem grande no quadro e enquanto a imagem permanecer dentro dos pontos de foco, a câmera poderá seguir o olho.

Em contraste, encontrar os olhos com o AF Olhos da Sony é muito mais rápido e eficaz. O olho do sujeito não precisa ser especialmente grande no quadro. Você não precisa primeiro mover um ponto de foco para o olho – a câmera pode localizá-lo automaticamente.
E como as mais novas câmeras da Sony têm pontos de foco cobrindo a maior parte do quadro, o olho pode ser rastreado até as bordas do quadro.

Sony AF Olhos: O Segredo para Retratos Perfeitos.
O recurso AF Ocular da Sony se adapta à diversas situações

Quão bem funciona o recurso Sony AF Olhos?

Na maior parte, o Autofoco Ocular da Sony funciona muito bem, quase é perfeito. Uma pequena caixa verde deve iluminar o olho focalizado. A menos que o rosto seja especialmente minúsculo no quadro, a câmera faz um excelente trabalho ao encontrar um olho.
Enquanto o AF Olhos da Sony deve travar no olho mais próximo, há momentos em que você verá a caixa verde saltar entre os olhos. Se a cabeça do sujeito estiver inclinada de modo que haja uma grande diferença relativa na distância do foco, a câmera selecionará com segurança o olho mais próximo. Mais frequentemente, a câmera pega o olho direito, mas você deve estar ciente de que talvez em alguns momentos a câmera vai pegar o olho errado.

Sony AF Ocular em tempo real

Alguém poderia pensar que ter vários imagens criaria confusão, mas a câmera lida bem com isso. Usando foco local flexível, apenas mova um ponto de foco mais próximo do rosto que é seu destaque principal, e o AF Ocular da Sony travará no olho daquele indivíduo. Na maioria dos casos, especialmente se você tiver um pouco de profundidade de campo, é muito preciso.

Como configurar o Autofoco Ocular da Sony:

Houve uma grande mudança no modo AF Ocular em abril de 2019. Anteriormente, um botão personalizado tinha que ser atribuído ao AF Olhos e só estava ativo quando o botão foi pressionado. Agora ele pode ser definido de modo que esteja “sempre ativado”.

Nas configurações da Sony a7R III e a Sony a7 III.

1 – Você buscará uma seleção para configurar “Face / Eye AF“.

Sony AF Olhos: O Segredo para Retratos Perfeitos.

2 – Se você selecionar “Face / Eye AF set”, você será levado para o menu de configuração para Eye-AF:

Sony AF Olhos: O Segredo para Retratos Perfeitos.

3 – Basta ligar “Face / Eye Prty in AF” e a câmera priorizará automaticamente rostos e olhos.
Anteriormente, os rostos eram priorizados, mas você tinha que dar um passo extra para se concentrar nos olhos. O passo extra é agora eliminado.

Sony AF Olhos em Animais:

Observe nos menus listados acima, você também pode escolher “humano” para a sua imagem. Ao clicar, você pode escolher “animal”. A Sony está expandindo o AF dos olhos para trabalhar com animais. Atualmente, funciona com cães e gatos, mas primeiro você precisa dizer à câmera para procurar animais, não humanos. A menos que você faça essa alteração nos menus, não funcionará em animais.

Definir uma chave personalizada para o modo AF Olhos

Sony AF Olhos: O Segredo para Retratos Perfeitos.

Em câmeras antigas da Sony e antes da atualização do firmware, para usar AF de rastreamento de olho contínuo, ele tinha que ser atribuído a um botão personalizado. Por padrão, foi atribuído ao centro da roda de controle, que não é o melhor lugar para isso. Se suportado pelas lentes que você está usando, eu adorei a atribuição do recurso Sony AF Olhos ao botão de retenção de foco. Outros locais populares e fáceis de atribuí-lo à Mirrorless Sony a7RIII e Sony a7 III incluem o botão AEL e o botão AF-ON. Mesmo com o novo firmware, você ainda pode optar por atribuir um botão ao Sony AF Olhos. Dependendo do modo de foco que você está usando, ainda pode ser útil ter um botão atribuído à função.

Para usar o modo Sony AF Olhos, mantenha pressionado o botão atribuído, um quadrado verde aparecerá sobre o olho e mantenha o botão pressionado até pressionar o botão do obturador. O Autofoco Ocular da Sony substituirá quaisquer outras configurações da área de foco.

AF Olhos Sony a9 e Sony a6400

A Sony Alpha a9 Mirrorless e a Sony a6400 são as primeiras câmeras da Sony a apresentar “rastreamento em tempo real”. O rastreamento em tempo real prioriza o rosto e os olhos ao rastrear um sujeito humano.
Como você não vai capturar universalmente no olho direito ou esquerdo, você pode mantê-lo em “auto” e deve selecionar o olho mais próximo. Em seguida, você pode atribuir “seleção de olho direito/esquerdo” a um botão personalizado, o que permitirá que você substitua a câmera individualmente.

Como não configurar o modo AF Olhos da Sony

Ao configurar suas Câmeras Digitais Sony a7RIII e a Full-frame a7 III Mirrorless, muitos usuários estão passando por essa tela (menu Câmera 1, página 7 de 14). Este não é o recurso Sony AF Olhos.

Sony AF Olhos: O Segredo para Retratos Perfeitos.


Ignore “AF Eye-Start”. Isto é um recurso que só pode ser usado ao adaptar lentes Sony A-mount (o antigo sistema “pré-Mirrorless” da Sony). Eu vi muitas pessoas perplexas quando tentaram ligar o recurso AF Olhos com este item de menu apenas para encontrá-lo acinzentado. Mais uma vez, este menu não tem nada a ver com o Autofoco Ocular da Sony e pode ser ignorado pela maioria dos usuários.

Conclusão:

O Sony AF Olhos é um recurso que muda o jogo. Nenhuma DSLR tradicional torna tão fácil de maneira rápida e confiável capturar o foco automático em qualquer lugar do quadro. Este é um recurso que deve ser usado por todos os proprietários de Câmeras Mirrorless da Sony.
Nas Câmeras Mirrorless Sony a9, Sony a7R III e Sony a7MIII, o modo AF Olhos tornou-se muito avançado. Portanto, eu não tenho medo de “perder” com o modo AF Ocular, porque mesmo onde ele faz falta por uma pequena quantidade, ele nunca é desligado por muito e eu realmente só notaria quando eu estivesse pixelando.
O recurso Sony AF Olhos é uma grande razão pela qual a Full-frame Sony a7RIII e a Sony a7III Mirrorles devem estar no topo da lista para qualquer fotógrafo de retrato ou evento.

Você utiliza o recurso AF Olhos da Sony? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.

Comente

Post anterior

Fotógrafo capta imagem incrível do eclipse solar no Chile

Próximo post

Prêmio mundial de fotografia da Sony terá nova categoria em 2020

O Autor

eMania News

eMania News

O eMania News é uma equipe fornada por fotógrafos, cinegrafistas, escritores e fotojornalista que traz notícias e artigos diariamente com informações práticas e úteis para o profissional da área abordando artigos, fornecendo dicas, oferecendo reviews e outras formas de conhecimento.