Tudo sobre Fotografia Documental
Crédito: Foto de Markus Spiske no Pexels.

Tudo sobre Fotografia Documental

A fotografia documental está relacionada a outros tipos de fotografia, como: fotografia artística, fotografia de rua e fotojornalismo. O enfoque que cada uma tem sobre alguma questão social pode ser o que a difere das demais fotografias. O objetivo do fotógrafo documental é criar uma representação precisa de um determinado assunto. As fotos não são posadas, nem possuem glamour; elas captam a realidade de cada situação registrada e têm o poder de conectar o espectador ao assunto apresentado.

As imagens documentais não se limitam a uma única notícia ou evento (como no fotojornalismo), elas são usadas em conjunto para esclarecer uma reflexão mais profunda acerca de alguma discussão. É muito comum que uma coleção de fotos conte a história completa e levante questionamentos acerca de um problema. As fotografias documentais vão além do registro de eventos específicos; uma série de imagens pode levantar questionamentos relevantes (sociais, políticos, econômicos, religiosos, tabus etc.) para voltar a atenção das pessoas a um determinado tema (talvez nunca discutido).

Tudo sobre Fotografia Documental
Crédito: Foto de Brett Jordan no Pexels.

Antes de iniciar um projeto, você precisa se preparar e criar um planejamento de acordo com seus objetivos e necessidades. Pense de forma criativa e crítica na hora de escolher o seu equipamento para não ficar “preso” ao equipamento errado durante todo o processo fotográfico. Em seguida, foque em contar uma história; pesquise bastante sobre o assunto que você quer registrar, aprofunde-se no tema e apresente aquela realidade de forma fidedigna. Se você não entender os problemas e as questões que estiver tentando documentar, você não conseguirá transmitir às pessoas os sentidos e as verdades desses acontecimentos.

Compreender as situações do tema em questão significa conhecer a história, o estado atual daquela realidade, o que você acha que precisa ser moldado e levar as pessoas ao debate dessas problemáticas. Você não apenas registra os fatos, como no fotojornalismo; você precisa aguçar o interesse dos espectadores para aquela história e “provocar” indagações por parte deles – ou promover ações geradas por inquietações baseadas no anseio por mudanças e melhorias, diferente do fotojornalismo.

Tudo sobre Fotografia Documental
Crédito: foto de Carlos Surubi no Pexels.

Lembre-se que a fotografia documental não se trata de retratos nem de fotografia de estúdio, portanto as imagens capturadas não devem ser posadas. Você tem o poder de capturar imagens sinceras e únicas, documentar o que está lá e não interferir nem afetar a situação registrada. Quanto mais próximo da espontaneidade e da sensibilidade você se mantiver, maiores serão as chances de transmitir a verdade de forma honesta. Garanta que as pessoas se sintam à vontade enquanto são fotografadas e esteja sempre atento para capturar momentos simples, singulares e naturais.

No que diz respeito ao armazenamento do seu conjunto de fotografia documental, faça sempre backup das imagens do seu projeto (diariamente) para não correr o risco de perdê-las. Fotos de documentários podem durar semanas, meses ou anos; isso significa que você irá registrar milhares de fotos. Portanto, não confie apenas no cartão da sua câmera! Se você tiver uma conexão decente com a internet, salve suas imagens na nuvem. Caso não tenha, você pode armazená-las em vários pendrives, hd’s ou cartões de memória.

Tudo sobre Fotografia Documental
Crédito: Foto de Chris Alo no Pexels.

Contar uma história completa e envolvente através de fotografias documentais exige um grande investimento de tempo, portanto, certifique-se de você tenha tempo suficiente para realizar o seu trabalho. Defina com antecedência o prazo que você poderá utilizar em seu projeto levando em conta as suas necessidades e possibilidades. Se você está apenas começado, você pode começar um projeto perto de sua casa, para conseguir registrar diariamente e a longo prazo, economizando em custos de viagem.

Invista também o seu tempo em criar seu próprio portfólio com imagens impressionantes que mostrem o seu estilo pessoal para divulgar o seu trabalho – criar um site ou investir em mídias sociais são medidas que você pode adotar. Hoje em dia, através de um smartphone, você pode controlar as ações do seu site e utilizar as ferramentas necessárias de forma rápida e prática. Um site profissional vem com todos os recursos indispensáveis para você personalizar a forma de apresentar seus serviços.

Quando você se propuser a criar um documentário, você precisará definir quais tópicos e assuntos receberão destaque. Se você está com dificuldade de escolher um assunto para iniciar o seu projeto, escolha aquele tema que você considera especialmente importante. Talvez as melhores histórias sejam aquelas que possuem uma “pitada” de pessoalidade e subjetividade, pois podem expressar alguns questionamentos internos do fotógrafo documental – permitindo que o espectador se aproxime de sua realidade.

Tudo sobre Fotografia Documental
Crédito: Foto de Guilman no Pexels.

Na área da fotografia documental e em seu papel como instrumento de mudança social, você irá enfrentar desafios que irão lhe tirar de sua zona de conforto. Nesse momento, não tenha medo de ultrapassar limites e correr atrás dos seus objetivos, praticando sempre o respeito e empatia. As imagens que surtem mais efeito, geralmente, são aquelas que chocam as pessoas de alguma forma. Mostre algo novo ou provocante, algo que ninguém havia pensado antes; utilize suas habilidades pessoais para apresentar assuntos com base em sua perspectiva.

Por fim, escolha suas melhores fotos para edição. Se você obtiver conhecimento básico e um bom programa de processamento de edição de imagens, isso lhe ajudará a manter a qualidade profissional de suas fotografias. Lembre-se sempre de mostrar a realidade tal como ela é, para que o seu trabalho gere confiança no espectador e você obtenha credibilidade. Mostrar a verdade nem sempre trará consequências benéficas, mas ser um profissional honesto e ético irá lhe proporcionar vivências únicas e satisfação naquilo que você sabe fazer melhor: contar histórias, gerar reflexões , promover ações e transmitir emoções através de suas imagens.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]