Vídeos em 24FPS, 30FPS e 60FPS? Qual taxa de Quadros usar ?

0 132
Tempo de leitura: 4 minutos

Você já ouviu falar em Frame por Segundo? Quando o assunto é gerar sequência de fotografias ou produzir vídeos. Outro motivo que está incentivando as pessoas a estudarem esse assunto são os jogos digitais e o universo dos games nos aplicativos.

Antigamente, esse tema era estudado somente por fotógrafos profissionais, produtores e diretores de cinema e criativos no setor do desenho de animação.

Inicialmente, o frame pode ser compreendido também como “quadros por segundo”, sendo indicado ao diretor de vídeo ou de desenho animado conhecer as diferenças de utilizar 24 frames, 30 frames ou 60 frames. Na prática, caso o profissional escolher 24 frames ele estaria escolhendo selecionar 24 quadros por segundo para a sua composição.

Neste artigo explicaremos mais conceitos sobre o processo e sua principal utilidade nos dias atuais.

Vídeos em 24FPS, 30FPS e 60FPS? Qual taxa de Quadros usar ?

O que é Frame por segundo?

O frame por segundo ou FPS é referido como fotogramas distribuídos por segundo ou a distribuição de quadros por segundo ou QPS. A sigla FPS é compreendida em todo o mundo como “frames per second”, em seu conceito para se referir a um conjunto de quadros ou número de imagens existentes em um determinado segundo.

Na prática, são as imagens ou quadros que serão exibidas em um segundo. Podemos adiantar que o uso de quantidade de frames em uma tela de jogos é menor em comparação a uma animação simples para internet ou vídeo a ser reproduzido a partir de uma Câmera Profissional.

Unidade para Filmagem

O frame por segundo ainda deve ser considerado como uma unidade de orientação para profissionais que trabalham com a imagem em movimento. Como relatado na introdução deste artigo, muito utilizado para orientar animadores de desenho animado, diretores e roteiristas de cinema e produtores de jogos, podendo ainda orientar fotógrafos profissionais no processo de captação de imagens em sequência em PNG.

Vídeos em 24FPS, 30FPS e 60FPS? Qual taxa de Quadros usar ?

Vídeo e o Olho Humano

O vídeo que comumente assistimos abrange imagens contínuas que são compostas por um conjunto de quadros nos quais cada imagem é referente a cada tipo de quadro de vídeo.

Neste caso está envolvido a percepção do tempo e a capacidade de visão humana conforme as características e dinâmica existentes entre os quadros apresentados na exibição.

Geralmente, o olho humano consegue perceber de 10 a 12 imagens estáticas por segundo, dessa forma o cérebro humano pode distinguir de modo fácil se as imagens são estáticas ou animadas perante até 12 frames ou quadros.

Posteriormente, quando temos mais de 16 a 24 quadros por segundo, o cérebro humano avalia essas imagens como sendo uma cena em movimento com o efeito do cinema ou vídeo.

Dessa forma, os frames por segundo serve como referência aplicada para a medição da suavidade existente em um vídeo, animação ou jogo. Quanto menor é a quantidade de frame, mais travada e densa será a percepção do movimento, quanto maior é o número de frame mais fluída e suave será o movimento.

Diferenças entre 24 FPS, 30 FPS e 60 FPS

Neste caso estamos falando de taxas de quadros que são mais usados na indústria da imagem, geralmente os filmes e os desenhos animados trabalham com 24 frames por segundo, as TVS e vídeos convencionais sempre trabalharam com 30 frames em média, mas os novos equipamentos de TVS e vídeos com tecnologia Ultra HD possuem 60 frames por segundo.

Vídeos em 24FPS, 30FPS e 60FPS? Qual taxa de Quadros usar ?

24 FPS

Essa taxa possui 24 quadros muito usada, tradicionalmente, para transmissão de vídeos para o filme, sendo a taxa mais básica para criação e transmissão de qualquer projeto que envolve imagens em movimentos.

Atualmente, muitos filmes e desenhos animados ainda usam a taxa de 24 FPS.

30 FPS

Quando escolhem trabalhar com essa taxa, normalmente, é muito usada para veiculação de notícias, séries de TV e vídeos em redes, também abrange vídeos mais aprofundados a serem compartilhados na internet.

60 FPS

Como já falado anteriormente, a taxa de 60 FPS oferece mais suavidade e é muito indicada para TVs e jogos eletrônicos com tecnologia HD de alta qualidade.

Taxas de quadros mais alta

O uso de frames mais altos podem resultar em animações e vídeos com ritmo mais suaves e com movimento mais realista.

Quando contamos com frames mais altos por segundo, a quantidade de dados por imagem envolvida se eleva de forma relativa, mas apesar de apresentar mais qualidade para a sensação de movimento pode se tornar desfavorável para o armazenamento e processo de transmissão.

O excesso de uso de quadros por segundo pode, além de pesar os equipamentos, sobrecarregar a percepção do olho humano, pois quando o olho humano assiste aos vídeos com mais de 100 FPS, será mais difícil detectar o aumento da fluidez, neste nível de taxa altíssima de quantidade de quadros temos a utilização somente com a câmera super lenta dedicada para captar movimentos de objetos super rápidos.

Vídeos em 24FPS, 30FPS e 60FPS? Qual taxa de Quadros usar ?

Como reduzir a capacidade?

Quando temos quadros em quantidade muito alta por segundo e, consequentemente, arquivos de imagens mais pesados, é possível reduzir o tamanho do peso do vídeo reduzindo o número de quadros por segundo mantendo a qualidade da renderização através do software de edição de vídeo.

Conclusão

Portanto, neste artigo apresentamos o conceito e explicação técnica sobre o que é frame por segundo ou quadros por segundo. Essa compreensão sempre foi de grande interesse por profissionais da área de fotografia, cinema e desenho animado.

Porém, com a popularização das Câmeras e Filmadoras Profissionais e dos equipamentos dedicados para a edição de vídeos e imagens, tem sido crescente a busca pelo conhecimento prática para a organização e edição dos quadros existentes em determinado vídeo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade