Não é nenhum segredo que as câmeras da ARRI Alexa são as principais câmeras utilizadas em grandes produções de Hollywood. Mas com tantas câmeras high-end no mercado, por que a ARRI Alexa é tão dominante?
Enquanto essa pergunta pode ser talvez um pouco tendenciosa, é difícil argumentar com as listas que são publicadas depois de cada festival importante e, principalmente é difícil de discutir com os prêmios que mostram com detalhe as câmeras que foram utilizadas nos filmes. Sem falhar, os filmes com os mais elevados orçamentos são quase sempre filmados em Alexa, com um pouco de amor ocasional para Sony e câmeras RED.
ARRI Alexa é a mais querida
Se você quer um exemplo basta olhar para essa lista de câmeras e lentes utilizadas nos filmes nomeados para Melhor Fotografia, Melhor Diretor e Melhor Filme no último Oscar:
Birdman
Nomeado para Melhor Fotografia (Emmanuel Lubezki), Melhor Diretor (Alejandro González Iñárritu), e Melhor Filme (Alejandro G. Iñárritu, John Lesher e James W. Skotchdopole).
Câmeras: ARRI Alexa M, ARRI Alexa XT
Lentes: Leica Summilux-C, Mestre Zeiss Prime Lentes
The Grand Budapest Hotel
Nomeado para Melhor Fotografia (Robert Yeoman), Melhor Diretor (Wes Anderson), e Melhor Filme (Wes Anderson, Scott Rudin, Steven Rales e Jeremy Dawson).
Câmera: Arricam ST
Lentes: Technovision / Cooke, Cooke S4, Varotal e lentes Angenieux Optimo
Ida
Nomeado para Melhor Cinematografia (Lukasz Zal e Ryszard Lenczewski) e Melhor Filme de Língua Estrangeira (Pawel Pawlikowski).
Câmera: ARRI Alexa Plus 4: 3
Lentes: Zeiss Prime lentes Ultra
Mr. Turner
Nomeado para Melhor Cinematografia (Dick Pope).
Câmeras: ARRI Alexa Plus, a Canon EOS C500
Lentes: Lentes Cooke velocidade Panchro
Unbroken
Nomeado para Melhor Cinematografia (Roger Deakins).
Câmeras: ARRI Alexa XT M, ARRI Alexa XT Plus, ARRI Alexa XT Estúdio, ARRI Alexa XT
Lentes: Zeiss Mestre Prime Lenses
Boyhood
Nomeado para Melhor Diretor (Richard Linklater) e Melhor Filme (Richard Linklater e Cathleen Sutherland).
Câmeras: Moviecam Compact, Panavision Panaflex Millennium XL2
Lentes: Panavision Prime, Zeiss Super Speed
Foxcatcher
Nomeado para Melhor Diretor (Bennett Miller).
Câmeras: Arriflex 235, Panavision Panaflex Millennium XL2
Lentes: Panavision Prime e lentes Ultra MKII Speed
The Imitation Game
Nomeado para Melhor Diretor (Morten Tyldum) e Melhor Filme (Nora Grossman, Ido Ostrowsky e Teddy Schwarzman).
Câmeras: Arricam LT, Arricam ST
Lentes: Zeiss Master Prime
American Sniper
Nomeado para Melhor Filme (Clint Eastwood, Robert Lorenz, Andrew Lazar, Bradley Cooper e Peter Morgan).
Câmera: ARRI Alexa XT
Lentes: Panavision Prime e lentes C-, E- G-Series
Selma
Nomeado para Melhor Filme (Christian Colson, Oprah Winfrey, Dede Gardner e Jeremy Kleiner).
Câmera: ARRI Alexa XT
Lentes: Falcão C-Series, V-Lite, V-Series e Angenieux Lentes de RH
The Theory of Everything
Nomeado para Melhor Filme (Tim Bevan, Eric Fellner, Lisa Bruce e Anthony McCarten).
Câmeras: ARRI Alexa, ARRIflex 16 SR3
Lentes: Leica Summilux-C Lentes
Whiplash
Nomeado para Melhor Filme (Jason Blum, Helen Estabrook e David Lancaster).
Câmeras: ARRI Alexa, Canon EOS 7D
Lentes: Cooke velocidade Panchro, Leica Summilux-C e Lentes Angenieux Optimo
Como você pode ver ARRI realmente é a mais escolhida. Claro, qualidade de imagem – tanto em termos de reprodução de cor e dynamic range – está no topo da lista de razões para o domínio da ARRI e principalmente da Alexa. No entanto, eu acredito firmemente que a confiabilidade e a intuição são as forças motrizes por trás da escolha dos cineastas (e produtores) que continuamente escolhem essas câmeras projeto após projeto.
Quando você combina o fato de que a ARRI Alexa ser muito simples de aprender e operar (pelo menos em comparação com vários concorrentes) com o fato de que essas câmeras são construídas como tanques e firmemente confiáveis, além da excelente qualidade de imagem, não é nenhuma surpresa por que as pessoas voltam sempre para ARRI Alexa.
E o que vocês pensam sobre o porquê de câmeras de ARRI Alexa serem utilizadas com tanta frequência em toda a indústria, apesar de uma forte concorrência da Sony, RED, e agora com a nova Panasonic Varicam35?