Olhos vs Câmera Fotográfica: Comparação do Olho Humano a uma Câmera Digital.

5 16.987

Nossos olhos são capazes de olhar ao redor de uma cena e se ajustar dinamicamente com base no assunto, enquanto as câmeras capturam uma única imagem estática. Saiba todas as diferenças entre nossos Olhos vs Câmera Fotográfica.

A câmera digital e o olho humano têm muito mais em comum do que apenas a filosofia conceitual – o olho captura imagens semelhantes às da câmera fotográfica. A anatomia da câmera tem mais semelhanças com um globo ocular biológico do que muitos imaginariam, incluindo a córnea semelhante à lente e a retina semelhante a um filme. Semelhanças como essas dão à câmera a aparência de um olho robótico. No entanto, embora existam muitas semelhanças entre câmeras e olhos, elas não são de forma alguma idênticas. This post is sponsored by https://thepythagoras.com

Olhos vs Câmera Fotográfica: Córnea e lente

Comparação do olho humano a uma câmera digital.
Comparação do sistema de uma câmera fotográfica ao sistema ótico humano.

A córnea é a “tampa” do olho. Essa estrutura transparente (como geléia transparente) fica na frente do olho e possui uma curvatura esférica. A lente de uma câmera também é transparente (vidro) e fica na frente do corpo. Como a córnea, a lente também mantém uma curvatura esférica. A curvatura da córnea e da lente permite que o olho e a câmera vejam, embora não estejam em foco, uma área limitada à direita e à esquerda. Ou seja, sem a curva, o olho e a câmera veriam apenas o que está diretamente na frente dele.

Comprimento focal

Comparação do olho humano a uma câmera digital.
Olhos vs Câmera Fotográfica:

Quando falamos sobre a distância focal em uma câmera, estamos literalmente falando sobre a distância do centro óptico da lente ao sensor da câmera. A mesma regra se aplicaria aos seus olhos. Então, tecnicamente falando, o olho humano teria em média uma distância focal de 17mm.

Olhos vs Câmera Fotográfica: Íris e Abertura

A abertura da lente é para a câmera e a íris para os olhos, e isso revela uma das muitas semelhanças entre câmeras e olhos. O tamanho da abertura refere-se à quantidade de luz que entra na câmera e, finalmente, atinge o sensor ou o filme. Como no olho humano, quando a íris se contrai, a pupila fica menor e o olho capta menos luz. Quando a íris se alarga em situações mais escuras, a pupila fica maior, para receber mais luz. O mesmo efeito acontece com a abertura; valores de abertura maiores (mais baixos) deixam entrar mais luz que um valor de abertura pequeno (mais alto). A abertura da lente é a pupila; quanto menor a abertura, menos luz entra.

 Comparação do olho humano a uma câmera digital.
O tamanho da abertura de lente que define a quantidade de luz que entra na câmera e atinge o sensor

Em uma situação incrivelmente escura, a íris de um olho pode se expandir para cerca de 8mm. Portanto, se colocássemos essas informações em uma fórmula, com nossa distância focal sendo o comprimento de nossos olhos (cerca de 17mm), obteríamos um f-stop real em torno de f/2.1. Esse número é impressionante, mas certamente não é algo extraordinário.

Foco nos Olhos e Câmeras

 Comparação do olho humano a uma câmera digital.

O olho e a câmera fotográfica têm a capacidade de focar em um único objeto e desfocar o resto, seja em primeiro plano (profundidade de campo rasa) ou desligado à distância. Da mesma forma, o olho pode focar em uma imagem maior, assim como uma câmera (maior profundidade de campo) pode focalizar e capturar uma grande paisagem.

Ângulo de visão

Comparação do olho humano a uma câmera digital.

Enquanto uma lente de 17mm em uma Câmera Full-Frame teria um campo de visão de cerca de 93 graus , o olho humano médio tem um campo de visão de cerca de 180 graus ao olhar para frente. Usando uma calculadora simples de ângulo de visão, o ângulo de visão real seria igual ao de uma lente de 1mm.

Como o olho, a câmera tem um escopo limitado para absorver o que está ao seu redor. A curvatura do olho e da lente permite que ambos absorvam o que não está diretamente à sua frente. No entanto, o olho só pode ter um alcance fixo, enquanto o alcance da câmera pode ser alterado pela distância focal de diferentes tipos de lentes.

Olhos vs Câmera Fotográfica: Retina e Sensor

 Comparação do olho humano a uma câmera digital.
Sensores de câmeras digitais

A retina fica na parte de trás do olho e coleta a luz refletida no ambiente circundante para formar a imagem. A mesma tarefa na câmera é realizada pelos sensores em câmeras digitais. Esse processo sustenta tanto o funcionamento das câmeras quanto os olhos.

Resolução e Cores

 Comparação do olho humano a uma câmera digital.
Dark Energy Camera

Estima-se que o olho humano médio possa ler até 576MP de informações a qualquer momento, dando um novo significado ao termo exibição da retina. Infelizmente, as Câmeras DSLRs modernas ainda não conseguem tirar fotos com o máximo de megapixel. No entanto, na astronomia, há uma câmera que chega perto de 570MP, a Dark Energy Camera.

Comparação do olho humano a uma câmera digital.

Dizem que nossos olhos podem perceber até 10 milhões de cores diferentes. Embora isso possa parecer muito, na verdade é bastante baixo em relação ao que as câmeras atuais são capazes de perceber. Todos os dias, as câmeras de vídeo gravam informações de cores em 8 bits por canal, mas algumas câmeras podem gravar até 14 bits por canal – ou seja, 4,4 trilhões de cores!

Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo se você tem alguma dúvida ou sugestão.

você pode gostar também
5 Comentários
  1. juan Diz

    gostei muito do seu site parabéns. I like so much your
    website, verygood content. i will follow you 🙂

  2. […] Foto Registro, BB Baterias, Medium, Blog EMania, Ricardo Hage, Cara da Foto, Aprenda Fotografia, […]

  3. […] Foto Registro, BB Baterias, Medium, Blog EMania, Ricardo Hage, Cara da Foto, Aprenda Fotografia, […]

  4. […] Imagens: Blog Emania, UOL, Super curioso, Mistérios do universo, The scientist, Britannica, Gazette, Tri curioso, Play […]

  5. […] Blog Emania, UOL, Super curioso, Mistérios do universo, The scientist, Britannica, Gazette, Tri curioso, […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.