Início » AS LENTES E SUAS CARACTERÍSTICAS – “A DISTANCIA FOCAL”
Artigos de Foto e Vídeo

AS LENTES E SUAS CARACTERÍSTICAS – “A DISTANCIA FOCAL”

Eu estou escrevendo uma série de posts sobre ” A Linguagem Narrativa do Cinema e da Fotografia “, onde já vimos assuntos relacionados com enquadramento e composição do quadro. Mas ...

Artigos de Foto e Vídeo

AS LENTES E SUAS CARACTERÍSTICAS – “A DISTANCIA FOCAL”

Eu estou escrevendo uma série de posts sobre ” A Linguagem Narrativa do Cinema e da Fotografia “, onde já vimos assuntos relacionados com enquadramento e composição do quadro. Mas ...

Eu estou escrevendo uma série de posts sobre ” A Linguagem Narrativa do Cinema e da Fotografia “, onde já vimos assuntos relacionados com enquadramento e composição do quadro. Mas para esta série ter uma sequencia lógica, bem educativa e didática, eu me senti na obrigação de fazer um parêntese e fazer uma série paralela de posts explicando as lentes e suas características. No post de hoje eu vou abordar os seguinte tema  ” a distancia focal “.

Obs.: Antes de começar  a descrever sobre a distancia focal, eu quero falar sobre a nomenclatura  “Lente“. É muito comum chamar uma objetiva de uma câmera de lente. Mas o correto  é que as lentes são os elementos óticos, feitos de vidro ou materiais plásticos, como o acrílico ou policarbonato, que são utilizados nas objetivas, nos óculos, microscópios, telescópios, etc.. A objetiva é um acessório da Câmera Fotográfica ou Câmera de Vídeo, que é um dispositivo  ótico composto por um conjunto de lentes responsáveis pelo processo de focalização, angulação do enquadramento e pela qualidade ótica da imagem. Deste conjunto de lentes componentes de uma objetiva, resultará distancia focal, a qual será a distancia focal da objetiva.

Lente para Câmeras

arrianamocufront216x9-2-1024x576-1051192
Lente – Arri Anamórfica.

Popularmente em todo mundo, as objetivas são chamadas de lentes, então vamos falar um pouco sobre elas. Vários fatores contribuem para uma boa imagem fotográfica e a associação destes fatores vão determinar qual a qualidade que aquela determinada cena ou fotografia obterá. Além do tamanho  sensor (CCD ou CMOS), de sua sensibilidade e resolução, um outro fator bem importante e o conjunto ótico utilizado. Eu estou me referindo sobre as lentes fotográficas. Muita gente não se da conta, mas uma lente ruim pode comprometer uma fotografia, um vídeo, enfim uma produção seja ela do tamanho que for. Vários detalhes definem o nível de qualidade de uma lente,  os principais são: a qualidade do cristal utilizado, a sua lapidação, o seu polimento, a sua luminosidade, as aberrações ótica e cromática e a sua montagem ( se a objetiva e montada com material plástico ou com metais nobres ou também se refere qual o bocal ela utiliza). O problema é que quanto mais qualidade a lente possuir, infelizmente mais cara ela é!

Distancia Focal

A Distância Focal é uma característica muito importante da objetiva. Porque é a partir dela que o profissional de fotografia (Fotógrafo, Diretor de Fotografia, Cinegrafista, etc.)  define,  qual o campo de visão deseja trabalhar, qual o tamanho do quadro, se maior ou menor aproximação.por exemplo, a maior ou menor aproximação de uma imagem, ou ainda escolhe o campo de visão que deseja trabalhar.  A distancia focal de uma lente é determinada pela distância em milímetros, entre o ponto de convergência da luz até o ponto do sensor ou filme nas Câmeras de Fotografia ou Câmeras de Vídeo.

distanciafocal4-8142871
Distancia Focal

Quanto maior for a distância focal, menor será o ângulo de visão da imagem e maior será a “aproximação” dos objetos focalizados, devido ao corte realizado. Cada tipo de objetiva recebe um tipo de classificação determinando qual é a sua distancia focal:

Lente Normal 

São objetivas na grande maioria das vezes, formada por cinco ou seis elementos (lentes), e suas aberturas máximas do diafragma, geralmente são maiores a distancia focal de uma lente normal é a 50mm. Com um campo de visão da ordem de 50°. São chamadas de “normais a porque a imagem projetada tem distorção perspectiva muito próxima da distorção perspectiva do olho humano. Teoricamente reproduz o mesmo ângulo de visão do olho humano, mas somente um dos olhos, esquerdo ou direito.

objetiva_normal-2926732
Objetiva (lente) 50mm -Normal
imagem3-8053725
Lente Normal
dsc_6439-1200-1-985x1024-3412653
Lente Canon 50mm

As Lentes Grande Angular e Lentes Grande Angular Olho de Peixe (Fish Eye)

São objetivas que apresentam distâncias focais menores que, quando radicais, levam o nome de Lente olho-de-peixe (Fish Eye). Com um grande campo de visão que pode ser desde a ordem de 180°, como em objetivas “olho de peixe”, como 60°. Uma característica marcante é a tendência de causar distorções dos planos, sensação de prolongamento, onde objetos ou pessoas que estejam mais próximos a elas apareçam maiores do que aquilo que estiver mais distante. E outra característica é que a focalização é muito mais fácil, pois possui um grande ângulo de visão. Também possui naturalmente uma profundidade de campo muito maior.

imagem2-2129398
Grande Angular
objetiva_grande_angular-8316162
Objetiva Grande Angular (Fish Eye)
imagem10-1711092
Objetiva Grande Angular (Fish Eye)
af-24mm-2-8-500x500-9862919
Lente Nikon 24mm
s_mlb_v_o_f_4149291991_042013-4307649
Lente Rokinon 8mm (Fish Eye)

As Lentes Teleobjetiva

A Lente Teleobjetiva distancias focais maiores do que as objetivas normais. A característica mais marcante no uso destas objetivas é a produção de imagens ampliadas e um aparente “achatamento” nos planos da imagem. Isto porque elas são produzidas para observar ou fotografar objetos numa distância mais elevada, e assim as distâncias relativas entre os objetos se tornam menores. Justamente por buscar imagens de objetos mais distantes, a focalização é mais crítica e difícil de ser feita, exigindo muita atenção de quem a utiliza. E também tem menor profundidade de campo.

objetiva_tele-9578657
Lente Teleobjetiva
tele-4985352
Lente Teleobjetiva
objetiva_canon_400mm_f2-8l_is_i_usm__10728_zoom-1995339
Lente Teleobjetiva Canon 400mm

As Lentes Zoom

As objetivas normalmente possuem distância focal fixa, porém, em algumas delas, é possível  movimentar  internamente as lentes que a compõem de forma que a sua distância focal  varie, permitem a mudança da distancia focal num instante, sem precisar a troca constante das lentes, fazendo assim o papel de vários tipos de objetivas. Por exemplo:

  • Grande Angular-normal /  Normal-Teleobjetiva / Grande Angular-Teleobjetiva
objetiva_zoom-3208649
Lente Objetiva Zoom
zooms_canon-9201645

As Lentes Macro ou Micro (Close-Up)

As Lentes Macro são objetivas projetadas para focalizar a distâncias curtas e fixas, em escala natural, algumas provocando o aumento de 10 vezes do tamanho natural. Apenas as lentes macro, possibilitam uma aproximação rica em detalhes. As lentes macro normalmente  vêm em três distancias focais 50mm, 90mm. e a tele objetiva de 180mm. Mas as lentes macros também são produzidas em várias distancias focais e inclusive alguns modelos de objetivas zoom possuem macro.

canon-macro-lenses-1505322
Série de Lentes Macro – Canon

Nas imagens abaixo você vai poder ter uma noção geral da Lente para Câmeras com suas distancias focais:

focal-length006-706x1024-9924960
Distancia Focal
focal-lengths-2861015
compact_primes_focal-lengths_large-1-9962119
Distancias Focais

Espero que vocês tenham gostado, no próximo post eu vou dar continuidade com esta série sobre lentes e vou escrever sobre as lentes de cinema:  “Prime Lens”.

Abração a todos e até o próximo post!

Fernando Rozzo


Fernando Rozzo

Fernando Rozzo trabalha no mercado de vídeo e cinema há 32 anos. Começou sua carreira nos anos 80, fazendo parte de uma das mais importantes produtoras de vídeo de São Paulo, a Olhar Eletrônico, onde trabalhou ao lado de Fernando Meirelles e Marcelo Tas, atuando como câmera, ass.de câmera e programador musical dos programas Olho Mágico (Ernesto Varela) e Cri-Há (Bobmackjack). Em 1987 na TV Gazeta-SP, dirigiu e produziu os programas DJTV, Edição Especial, Clip Trip e Night Clip. Na área de cinema publicitário atuou nas principais produtoras tais como: Chroma Filmes, 5.6, TVC, Vídeo Filmes, O2 Filmes entre outras. Hoje atua no mercado de cinematografia digital como professor e consultor técnico. Na área pedagógica ministra a mais de 10 anos cursos e treinamentos para emissoras de TV, locadoras de equipamentos, produtoras de vídeo, museus, escolas e faculdades. Entre elas: MASP (Museu de Arte de SP), Mackenzie, Metodista, Fazendo Vídeo Cursos, TVE-Salvador, KN Vídeo-RJ, Studio Motion Treinamentos, Full Digital, JKL, Rentalcam, Bureau Cine e Vídeo. Entre 2014 e 2015, prestou serviços de consultoria técnica para Sony Latin America para a divulgação no Brasil da linha de câmeras fotográficas "A7 / A7r / A7s / A99 e A77" e para linha de câmeras de ação "ActionCam". Atualmente juntamente com a artista multimídia Regina de Barros é proprietário da produtora “Ottica AudioVisual”, especializada em documentação e produção de conteúdo no segmento das artes, é a editora da revista multimídia digital mensal: “Ottica Art Magazine! ”


Artigos relacionados