9 Dicas para cinegrafistas conseguirem melhores resultados

1 847

Marcas consideradas líderes em pesquisa e desenvolvimento de imagem digital para câmeras fotográficas, contabiliza tem aumentado as suas responsabilidades quanto ao desenvolvimento tecnológico no segmento de captura de imagens e sons.

Sua mais nova preocupação é com relação à familiarização do público interessado em fotografia (seja de forma amadora ou profissional) com o universo da gravação de imagens de cinema, aprofundando o seu interesse através de palestras e workshops.

O objetivo é desmistificar conceitos relativos ao uso de lentes, sensores, áudio e demais recursos (já bastante experimentados no universo da fotografia), em relação ao fantástico, porém desafiante, mundo da captura de imagens em vídeo.

Segue, portanto, uma lista com algumas dicas importantes para cinegrafistas melhor utilizarem os recursos da sua câmera, e obterem, com isso, excelentes resultados na gravação de vídeos.

  1. Use o foco automático para vídeo
    dicas para cinegrafistas foco

Uma importante dica para cinegrafistas, que ainda não conhecem todos os seus recursos, é a possibilidade, através do uso da lente STM em uma câmera Canon EOS (dentro do sistema apropriado), de ajustar o foco automaticamente durante o registro cinematográfico.

O resultado é uma focagem precisa, instantânea, que permitirá ao cinegrafista obter uma filmagem adequada mesmo diante de objetos instáveis como, por exemplo, durante gravações jornalísticas, registro de objetos em movimento, carros, pessoas, etc.

  1. Obtenha as lentes para correção
    dicas para cinegrafistas lente

Foi lançada recentemente pela Canon, a Lente Canon EF 35mm f/1.4, a primeira lente grande angular projetada para minimizar as chamadas aberrações cromáticas, quando as cores do arco-íris misturam-se com os contornos da imagem registrada.

É a Blue Spectrum Refractive Óptics, que através da utilização de materiais orgânicos em sua composição, corrige esses desvios, permitindo uma focagem fixa, mantendo um índice fixo de refração e impedindo essas interferências que promovem o desequilíbrio das cores que atravessam a lente grande angular.

  1. Ajuste os filtros de densidade
    dicas para cinegrafistas filtros

Uma dica simples para cinegrafistas que buscam obter melhores resultados, seja para o registro de imagens de cinema ou para o registro de imagens estáticas.

Esses filtros de lente, quando devidamente sobrepostos, geralmente sobre uma lente grande angular diminuem a intensidade luminosa em direção ao sensor, na medida em que filtram as ondas de luz, eliminando o excesso proveniente da exposição prolongada da imagem.

O resultado é uma imagem mais leve, suave e livre de desvios e distorções pelo excesso de luminosidade.

  1. Tire uma foto enquanto grava
    dicas para cinegrafistas foto

Para capturar uma imagem, sem a necessidade de interromper uma filmagem de cinema, utilize o modo vídeo, para registrar a imagem enquanto o vídeo está sendo gravado.

Basta, para isso, acionar o botão do obturador, interromper a gravação da filmagem por um instante (cerca de 1 segundo), salvar a foto registrada em um arquivo específico de memória da Canon e, logo após, continuar a gravação de onde parou.

Uma dica para que o cinegrafista utilize os recursos fotográficos da sua câmera, sem perda de tempo e descontinuidade da gravação.

  1. Use o foco Manual
    dicas para cinegrafistas foco manual

Apesar da qualidade atual das câmeras, e dos vários recursos que permitem a sua utilização no universo das filmagens de cinema, o foco manual ainda configura-se como o ideal em determinadas situações.

A dica para os cinegrafistas, é que dê preferência ao foco manual para gravações importantes e que não podem ser refeitas facilmente já que, por mais moderna que seja a câmera, ela não terá um foco automático 100% silencioso; e os ruídos captados durante a gravação serão facilmente registrados no resultado final.

  1. Regule o Balanço do Branco
    dicas para cinegrafistas balanço de branco

O balanço do branco é um recurso existente nas câmeras fotográficas modernas, como as DSLR, EOS e outras, que faz com que a cor registrada através da lente, seja fiel à da imagem real.

Portanto, uma boa dica para cinegrafistas é, antes de iniciar uma gravação de cinema, ajustar a sua configuração ou, em vez disso, a temperatura da cor.

Esse ajuste torna-se indispensável se, porventura, houver variação da fonte de luminosidade durante o registro da filmagem; já que esse ajuste não funciona adequadamente numa pós-produção e nem durante a gravação.

  1. Utilize cartões de memória

Por mais avançada que seja a sua câmera, ela não suportará adequadamente um arquivo de filmagem devido ao seu tamanho, principalmente, quando em Full HD.

Portanto, uma boa dica prática para cinegrafistas, é adquirir um cartão de memória, que pode ter entre 8 e 16 GB; ideal para uma filmagem de cinema.

Lembrando que em um espaço de 16 GB podem ser arquivados até 48m de gravações, principalmente nos cartões rápidos, modelo SD, SDXC, e outros; e compactos, modelo Flash UMDA.

  1. Utilize a configuração de vídeo instantâneo
    dicas para cinegrafistas instantaneo

A configuração de vídeo instantâneo, presente nas mais modernas câmeras, está registrada como recurso Snapshot, com o qual o cinegrafista poderá gravar longos vídeos de cinema através da combinação de várias pequenas gravações.

Ao pressionar o botão de gravar, uma sequência com até 8 segundos de gravação é registrada e uma combinação desses vídeos, em forma de um clip, é armazenada num arquivo e transformada numa espécie de gravação de cinema, que pode ser exibida através da câmera ou transmitida pela televisão.

  1. Tenha baterias extras sempre à mão

Gravar vídeos de cinema pode ser uma experiência única, principalmente, quando se é um entusiasta amador. No entanto, o consumo de energia é infinitamente superior ao de um registro fotográfico normal.

Portanto, uma boa dica para cinegrafistas, é ter sempre baterias extras se sua intenção for gravar durante um dia inteiro ou em ambientes mal iluminados. Além disso, recomenda-se, também, jamais sair de casa sem a certeza de que a bateria da sua câmera está carregada ao seu nível máximo.

Agora, gostaríamos que nos desse a sua opinião sobre esse artigo, com as suas dicas para cinegrafistas obterem melhores resultados em sua rotina de trabalho.

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] Filmmaker Brasileiro Guilherme Coelho foi escolhido entre profissionais do mundo todo como cinegrafista oficial de uma luxuosa cerimônia de casamento do casal de ingleses Alex e Tom, que trocaram votos […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.