Home»Artigos de Foto e Vídeo»O DIRETOR DE FOTOGRAFIA

O DIRETOR DE FOTOGRAFIA

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
29
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Olá meus caros amigos, dando uma continuidade em posts relacionados com as várias funções dos profissionais do cinema e como vocês já puderam acompanhar nos posts D.I.T,  Logger e  Assistente de Câmera. Neste post vocês poderão ter  uma rápida apresentação sobre este profissional do cinema,  o Diretor de Fotografia

César Charlone - Diretor de Fotografia
César Charlone – Diretor de Fotografia

O Diretor de Fotografia é o profissional responsável pela forma que é transposto o roteiro para a linguagem cinematográfica, registrada em película ou  vídeo. Grande parte da produção é realizada conforme suas orientações técnicas, mantendo a qualidade e um padrão técnico.

DIRETOR DE FOTOGRAFIA
O diretor de fotografia César Charlone ao lado com o diretor Fernando Meirelles.

O diretor de fotografia determina e aprova, quais os equipamentos relacionados com a fotografia (câmeras, lentes, refletores,etc) que serão utilizados numa determinada produção Quando é utilizada película (filme) na captação das imagens de um filme, é o diretor de fotografia que escolhe a película com o ISO e a emulsão mais apropriadas. No caso da captação ser com suporte digital, ele define qual a câmera com o sensor (CCD ou CMOS), mais apropriado. É também responsável pela a escolha das lentes da filmagem e filtros de lente. Na parte de iluminação ele define qual a fonte de luz a ser utilizada e quais os tipos de refletores. Cria um mapa de iluminação para a orientação da equipe de eletricistas, maquinistas , cenógrafos e produtores.

DIRETOR DE FOTOGRAFIA - D_F_ESCOLHA_DO_FILME

DIRETOR DE FOTOGRAFIA - D_F_ESCOLHA_DA_CAMERA

D_F_ESCOLHA_DA_CÂMERA_FILTORS_E_REFLETORES

O diretor de fotografia, examina e aprova as locações onde serão realizadas as filmagens trabalhando em conjunto com o diretor e o diretor de arte. Examina juntamente com o diretor o figurino e a maquiagem dos atores. Deixando claro que as decisões do diretor de fotografia são todas realizada seguindo o roteiro pelo ponto de vista da fotografia.

DIRETOR DE FOTOGRAFIA - D_F_TRABALHANDO

As principais ferramentas de um diretor de fotografia são:

  • Spotmeter – (para medir a quantidade de luz refletida)
  • Fotometro  – (para medir a luz incidente)
  • Visor de contraste – (utilizado para determinar o contraste preto e branco)
  • Visor de diretor – (para checar as distancias focais das lentes e o enquadramento das cenas)
  • Charts ( de cor, escala de cinza e foco – para testes e referencias)

DIRETOR DE FOTOGRAFIA - ACESSÓRIOS_&_EQUIPAMENTOS

DIRETOR DE FOTOGRAFIA - CHARTs

No próximo post eu vou continuar apresentando outras ferramentas que um diretor de fotografia utiliza. Só que no caso vão ser os principais aplicativos para Smartfones e tablets  todos dedicados ao auxilio no processo da fotografia.

Abraços para todos!

Fernando Rozzo

Post anterior

Guia Completo para Tirar Fotos de Surf Deslumbrantes

Próximo post

Efeitos Especiais do novo Bond contra Spectre bate recorde

O Autor

Fernando Rozzo

Fernando Rozzo

Fernando Rozzo trabalha no mercado de vídeo e cinema há 32 anos. Começou sua carreira nos anos 80, fazendo parte de uma das mais importantes produtoras de vídeo de São Paulo, a Olhar Eletrônico, onde trabalhou ao lado de Fernando Meirelles e Marcelo Tas, atuando como câmera, ass.de câmera e programador musical dos programas Olho Mágico (Ernesto Varela) e Cri-Há (Bobmackjack). Em 1987 na TV Gazeta-SP, dirigiu e produziu os programas DJTV, Edição Especial, Clip Trip e Night Clip. Na área de cinema publicitário atuou nas principais produtoras tais como: Chroma Filmes, 5.6, TVC, Vídeo Filmes, O2 Filmes entre outras.
Hoje atua no mercado de cinematografia digital como professor e consultor técnico. Na área pedagógica ministra a mais de 10 anos cursos e treinamentos para emissoras de TV, locadoras de equipamentos, produtoras de vídeo, museus, escolas e faculdades. Entre elas: MASP (Museu de Arte de SP), Mackenzie, Metodista, Fazendo Vídeo Cursos, TVE-Salvador, KN Vídeo-RJ, Studio Motion Treinamentos, Full Digital, JKL, Rentalcam, Bureau Cine e Vídeo.
Entre 2014 e 2015, prestou serviços de consultoria técnica para Sony Latin America para a divulgação no Brasil da linha de câmeras fotográficas "A7 / A7r / A7s / A99 e A77" e para linha de câmeras de ação "ActionCam".
Atualmente juntamente com a artista multimídia Regina de Barros é proprietário da produtora “Ottica AudioVisual”, especializada em documentação e produção de conteúdo no segmento das artes, é a editora da revista multimídia digital mensal:
“Ottica Art Magazine! ”