A LINGUAGEM NARRATIVA DO CINEMA E DA FOTOGRAFIA: “ OS PLANOS DE UMA CENA “

Acompanhando esta série de posts ” A linguagem Narrativa do Cinema e da Fotografia ” vocês vão dar um salto qualitativo nas suas fotografias e nos seus vídeos. O post de hoje é sobre os planos de uma cena tanto na fotografia como no cinema. Vou explicar que é um plano, quais são os seus tamanhos e qual a carga narrativa que cada um possui. Então vamos lá!

 

O Plano

O plano determina o tamanho dos personagens e objetos apresentados em cada quadro, assim como qual parte deles veremos. A escolha do plano controla o que podemos saber de um tema numa certa cena e também pode exercer um efeito poderoso em nossa resposta emocional.

 

 

BASTARDOS INGLÓRIOS (2009) - QUENTIN TARANTINO E ELI ROTH PLANOS DE UMA CENA
BASTARDOS INGLÓRIOS (2009) – QUENTIN TARANTINO E ELI ROTH

 

Podemos utilizar os seguintes termos e abreviaturas para os planos:

 

  • Plano Geral (very long shot) P/G
  • Plano Médio (long shot) P/M
  • Plano Americano (mid shot) P/A
  • Primeiro Plano (close-up) P/P  
  • Primeiríssimo Plano (big close-up) Pº/P
  • Plano Detalhe (extra-big close-up) P/D
  • Plano Inicial (Stock Shot)
  • Plano Seqüência

 

Plano Geral:

É o plano panorâmico da cena. O Plano Geral também pode ser utilizado para dar sentido de isolamento colocando uma pequena figura humana numa vasta paisagem. O plano geral permite a utilização como elemento de contraste com planos médios e primeiros planos dos elementos nele incluídos, relaciona os personagens e quem os rodeia.

 

Foto - Kai Ziehl PLANOS DE UMA CENA
FOTO – KAI ZIEHL

 

Pulp-Fiction-Quentin Tarantino PLANOS DE UMA CENA
Pulp-Fiction-Quentin Tarantino

 

Taxi-Driver-Martin Scorsese PLANOS DE UMA CENA
Taxi-Driver-Martin Scorsese

 

 

Plano Médio:

Inclui todas as características importantes de uma cena. Estabelece relações entre o tema e o meio ambiente.São visíveis apenas gestos largos. Mostra a pessoa da cintura para cima, está entre o plano geral e o close.

 

Pulp-Fiction-Quentin Tarantino PLANOS DE UMA CENA
Pulp-Fiction-Quentin Tarantino

 

The Devil Wears Prada-David Franke PLANOS DE UMA CENA
The Devil Wears Prada-David Franke

 

The-Godfather-Francis Ford Coppola PLANOS DE UMA CENA
The-Godfather-Francis Ford Coppola

Plano Americano:

Revela expressões mas não enfoca um tema. Estabelece inter-relação entre dois personagens, Mostra a pessoa do joelho para cima.

 

Apocalypse-Now-Francis Ford Coppola PLANOS DE UMA CENA
Apocalypse-Now-Francis Ford Coppola

 

Casino-Martin Scorsese PLANOS DE UMA CENA
Casino-Martin Scorsese

 

Saturday Night Fever-John Badham PLANOS DE UMA CENA
Saturday Night Fever-John Badham

Primeiro Plano:

Concentra-se num rosto ou detalhe de uma cena. Revela o personagem e seus sentimentos. Desempenha função mais emocional. plano é cortado pouco abaixo das axilas. Permite por exemplo imagens de alguém a fumar,cortando totalmente o ambiente em redor. Este tipo de planos privilegia o que é transmitido pela expressão facial.

 

Amelie Poulain-Jean-Pierre Jeunet PLANOS DE UMA CENA
Amelie Poulain-Jean-Pierre Jeunet

 

Apocalypse-Now-Francis Ford Coppola PLANOS DE UMA CENA
Apocalypse-Now-Francis Ford Coppola

 

Bram Stokers Dracula-Francis Ford Coppola PLANOS DE UMA CENA
Bram Stokers Dracula-Francis Ford Coppola

Primeiríssimo Plano:

Enquadra e enfoca uma parte do rosto do tema como os olhos, as mãos ou outro detalhe. Cria um efeito de choque. Essencial para se alcançar a máxima intensidade dramática, apresenta nitidamente a expressão do rosto e projeta as características do personagem e pode revelar pensamentos e o momento interior do personagem.

 

Pulp-Fiction-Quentin Tarantino PLANOS DE UMA CENA
Pulp-Fiction-Quentin Tarantino

 

Apocalypse-Now-Francis Ford Coppola PLANOS DE UMA CENA
Apocalypse-Now-Francis Ford Coppola

 

2001A-Space Odyssey-Stanley Kubrick PLANOS DE UMA CENA
2001A-Space Odyssey-Stanley Kubrick

Plano Detalhe:

Enfoca  um detalhe mínimo, muitas vezes de maneira que não se consegue reconhecer o objeto. Cria um sentido de mistério e surpresa quando o tema é revelado. Plano de impacto visual e emocional, mostrando uma parte essencial do assunto, as vezes criando uma imagem abstrata.

 

Bram Stokers Dracula-Francis Ford Coppola PLANOS DE UMA CENA
Bram Stokers Dracula-Francis Ford Coppola

 

Pulp-Fiction-Quentin Tarantino PLANOS DE UMA CENA
Pulp-Fiction-Quentin Tarantino

 

Amelie Poulain-Jean-Pierre Jeunet PLANOS DE UMA CENA
Amelie Poulain-Jean-Pierre Jeunet

Plano Inicial / Plano de Passagem:

São planos que podem utilizar vários tipos de planos. Eles são usados para que o público possa se situar e compreender a onde se localiza a história ou a passagem do tempo na trama do filme. Exemplo:

  • Um filme que está sendo gravado em São Paulo, mas que durante a trama exite uma cena que vai ser gravada em Nova Iorque, é aí que entra o plano de passagem, fazendo a ligação destes dois cenários. Neste caso, é de costume utilizar um plano geral da cidade, e aí sim cortar para uma determinada ação.

 

Amelie Poulain-Jean-Pierre Jeunet PLANOS DE UMA CENA
Amelie Poulain-Jean-Pierre Jeunet

 

Amelie Poulain-Jean-Pierre Jeunet PLANOS DE UMA CENA
Amelie Poulain-Jean-Pierre Jeunet

 

Um filme que usa e abusa dos planos inicial e o de passagem, é  filme “Violino Vermelho” :

 

Plano Seqüência:

O plano seqüência é um plano sem cortes. Segue uma seqüência contínua, podendo ser executado com a câmera na mão ou utilizando vários tipos de estabilizadores de imagem.  O mais conhecido e utilizado é o ” Steadicam “.

Exemplos:

Arca Russa, dirigido por  Alexandr Sokurov.

https://www.youtube.com/watch?v=sE2jRxToAjQ

Plano sequencia inicial do filme “Snake Eyes”, dirigida por Brian de Palma em 1998.

 

12 Best Long Takes in Film History

Para que seus vídeos tenham qualidade e resultados profissionais, além de conhecer os tipos de planos, é importante saber e entender sobre o enquadramento e a composição do quadro, que é a matéria anterior a essa. Confira!

Espero que vocês tenham gostado, até o próximo post!

Abs!

Fernando Rozzo

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]